conecte-se conosco


CUIABÁ

Secretaria de Turismo estrutura cursos de qualificação de profissionais na ‘Rota do Peixe’

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A secretária municipal de Turismo, Iracilda Campos, o trade turístico e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), iniciaram na manhã de hoje (12) uma série de visitas técnicas as  peixarias localizadas na região do São Gonçalo Beira Rio. A comunidade foi escolhida  como projeto piloto de atividades que irão fomentar o potencial turístico da capital.

Nesse primeiro momento, os cursos que abarcam ações de aperfeiçoamento para o atendimento ao público, além de técnicas de higienização, serão ofertados para até cinco estabelecimentos comerciais. A experiência servirá de modelo para os demais comerciantes que irão participar da segunda fase do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro criou a pasta no ano passado para reforçar o setor que também foi severamente afetado pela pandemia do novo Coronavírus.

“Vamos iniciar com os cursos de atendimento ao público, técnicas de higienização e o manuseio de alimentos. A pretensão é formar a primeira turma e realizar a entrega dos certificados no aniversário de 302 anos de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril”, explica a secretária municipal de Turismo, Iracilda Campos.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Jaime Okamura, aponta que o projeto tem como objetivo fazer com que as pessoas compreendam a importância da padronização dos serviços.

“Com isso, iremos atrair não só os turistas como da própria população cuiabana. Precisamos da ajuda da Prefeitura de Cuiabá para instruir os empresários e seus colaboradores quanto as normas de biossegurança, esse apoio é muito importante para que o setor saiba como atuar no dia a dia com os clientes”.

Iracilda explicou que o Senac será a instituição responsável por ministrar os cursos nas áreas de interesse dos moradores.

Leia mais:  Procon Municipal cobra clareza na publicidade de preços dos combustíveis

“A intenção do Senac é contribuir com a melhoria dos serviços que já são ofertados. Um atendimento padronizado, dentre dos critérios de organização e higiene, são fundamentais”, destacou o gestor de Marketing, Heverton Ivo Vieira.

A Peixaria do Padre, que é a pioneira da ‘Rota de Peixe’, foi um dos locais visitados pela equipe. Luís Antônio Toledo, proprietário da unidade instalada  há mais de vinte anos, conta que para garantir a clientela busca manter a tradição, respaldado com receitas  saborosas.

“Estou muito satisfeito com essa visita da secretária. É bom saber da preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro em fazer esse resgate dos pontos turísticos da capital, tendo como prioridade a comunidade de São Gonçalo. Essa iniciativa vai ajudar e muito para o sucesso dos nossos estabelecimentos”, pontuou.

Quem também aprovou a ideia foi Flávio Barros, que é proprietário de duas peixarias. “Aqui atendemos clientes de todas as classes. Procuram por atendimento rápido e eficiente, contando sempre com uma ótima higiene do local e uma comida de primeira qualidade. Estou muito grato com esse projeto que vem para somar com a gente”, garantiu.

CAT

No sábado (13) será feita com a visita técnica do Centro de Atendimento Móvel, a partir das 8h, para um levantamento técnico sobre as necessidades da região. “Quero que as pessoas reconheçam o interesse da Prefeitura em transformar a Comunidade de São Gonçalo Beira Rio como principal polo turístico da Capital”, concluiu a secretária. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro entrega PL que ratifica intenção de aquisição de vacinas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro convida os veículos de comunicação para acompanhar a entrega do Projeto de Lei para a aquisição de vacinas para combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). 

O ato será realizado na próxima segunda-feira (08), às 8h30, no auditório do Palácio Alencastro. Seguindo os procedimentos de enfrentamento da Covid-19, o Município enfatiza que somente será permitida a entrada de dois profissionais por veículo, com uso de máscara de proteção, acompanhado todas as medidas de biossegurança que serão impostas no local. 

O PL será entregue ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná, que dará andamento nos ritos legais de apreciação do Legislativo. O protocolo de intenções, após sua ratificação, será convertido em contrato de consórcio público. 

Os recursos para compra de vacinas e demais insumos poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais, de acordo com a Frente Nacional dos Prefeitos.

SERVIÇO

Assunto: Entrega do PL para aquisição de vacinas e insumos

Local: auditório do Palácio Alencastro 

Horário: 8h30

Data: 08 de março, segunda-feira 

Comentários Facebook
Leia mais:  Trabalhadores da saúde devem apresentar declaração de que fazem parte do grupo prioritário para se vacinarem
Continue lendo

CUIABÁ

Procon Municipal cobra clareza na publicidade de preços dos combustíveis

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O Procon Municipal encaminhou notificação para o Sindicato de Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), para o cumprimento do novo decreto federal de nº 10.634/2021, publicado em 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre as novas formas de divulgação dos preços nos postos de combustíveis automotivos. 

O objetivo é garantir ao consumidor o recebimento de informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre o preço de combustíveis comercializados.

“Trabalhamos imbuídos em facilitar o acesso da população quanto aos seus direitos e deveres. Esse novo decreto só vem a contribuir na transparência das informações e lisura dos fatos, sendo essa uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro”, disse o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Além do valor do litro do álcool, da gasolina ou do diesel, os postos devem informar os valores estimados de tributos das mercadorias e serviços em painel afixado em local visível do estabelecimento que deverá conter: o valor médio regional no produtor ou no importador; valor do ICMS; valor do PIS/PASEP e da Cofins e o valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE Combustíveis.

O secretário informou que o presidente do Sindicato sinalizou positivamente e que fará esse trabalho de divulgação junto aos revendedores. “O prefeito Emanuel Pinheiro fez um pedido especial para que o Procon atue em mais esse processo em benefício da sociedade “, finalizou.

A medida entra em vigência contando os 30 dias de sua publicação. Os postos revendedores que não atenderem a suas disposições ficarão sujeitos às penalidades aplicáveis.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Entrega de praça no Dom Aquino ratifica parceria entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e bancada federal
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana