conecte-se conosco


MATO GROSSO

Seciteci lança ebook com experimentos científicos para alunos e professores mato-grossenses

Publicado


A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências, lança nesta semana um ebook, com informações e experimentos científicos voltados à alunos e professores. A ferramenta virtual pode ser encontrada e baixada direto no site do MT Ciências AQUI

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que ebook se trata de um livro digital, no qual foi criado em um formato que pode ser lido em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais de maneira totalmente adaptável.

“O ebook é uma excelente opção de ensino e estudo neste momento de isolamento social. Ele traz cerca de 15 experimentos, com diversas curiosidades e ilustrações, para que a leitura seja simples e agradável aos olhos, e assim, o leitor utilize o dispositivo de acordo com a preferência”, explica.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, o livro virtual foi uma estratégia adotada pela equipe para ampliar e fomentar a popularização da ciência no Estado. 

“O ebook é mais uma ferramenta de acesso à ciência, que ensina de forma prática e simples como realizar experiências científicas a partir de algumas ideias e orientações. Os experimentos disponibilizados no ebook também são demonstrados durante visitas à Carreta MT Ciências”, disse.

De acordo com a coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, o ebook é interativo e dinâmico. A ideia é facilitar as aulas práticas para alunos e professores de Mato Grosso, a partir o ensino fundamental, além de promover a iniciação científica, com o intuito de popularizar a ciência.

“Escolhemos experimentos fáceis de serem reproduzidos e com uso de materiais de baixo custo e acessíveis, para que o professor possa inovar nas aulas de ciências, e, a partir destes experimentos ainda criar novos”, falou

Leia mais:  Seduc prorroga prazo para distribuição dos kits alimentação escolar

A equipe gravou um vídeo para falar da ferramenta. Quem quiser ler ou baixar o arquivo em PDF, pode acessar AQUI

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Medeiros afirma que oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158

Publicado


Diante do impasse que se tornou a pavimentação da BR-158, do trecho conhecido como Contorno Leste, saindo de dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, o deputado federal José Medeiros (Podemos) propôs uma força-tarefa para mediar o conflito e viabilizar recursos para concluir a obra. Em conversa com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Medeiros reafirmou a viabilidade de fazer a estrada pelo reserva indígena, que representa cerca de 120 quilômetros e um custo de aproximadamente R$ 250 milhões.

“Há muito tempo venho discutindo e buscando uma solução para a BR-158. Eu disse para o presidente que não faz sentido o Brasil ficar refém da vontade de algumas pessoas. No caso da 158, apenas uma pessoa se posicionou contrário ao traçado original, que é passar a estrada dentro das terras indígenas. A maioria dos indígenas quer a rodovia por dentro, pois acreditam que ela trará melhorias como escolas, postos de saúde, estradas vicinais asfaltadas, entre outras”, disse o parlamentar.

Para colocar um fim nos conflitos, optou-se em fazer a estrada usando um contorno fora de terra indígena. Segundo Medeiros, isso vai praticamente triplicar o valor da obra e levar mais tempo para concluí-la.

“Falei sobre essa situação com o presidente. A expectativa é reunir com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nos próximos dias, para buscar uma solução definitiva e célere para esse problema antigo e que envergonha Mato Grosso e o Brasil”, frisa Medeiros.

Medeiros critica o uso político por parte de alguns parlamentares que preferem atacar o Governo Federal e o ministro da Infraestrutura ao invés de ajudar de forma efetiva a resolver a situação.

“O governo está trabalhando para solucionar os problemas de infraestrutura de Mato Grosso. Porém, existem vários impedimentos que travam algumas obras, como é o caso da BR-158. Além das dificuldades orçamentárias, existem ações do Ministério Público Federal (MPF), Organizações Não Governamentais e a questão indígena que impedem que algumas obras sejam executadas de forma célere. O interessante é ver parlamentar de Mato Grosso, como é o caso do senador Carlos Fávaro (PSD), criticando o governo Bolsonaro e o ministro Tarcísio. Ele [Fávaro] não contribuiu com um centavo em emenda para a BR-158. Precisamos deixar de lado o oportunismo político, as falácias e unir forças com a União para resolver o problema que prejudica o escoamento da produção do nosso estado e milhares de pessoas”, enfatiza o deputado federal.

Leia mais:  Festival de Narração de Histórias de Primavera do Leste encerra neste sábado (27)

A BR-158 tem aproximadamente 800 quilômetros em Mato Grosso, ligando os municípios de Barra do Garças a Vila Rica – na divisa com o Pará.

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Seduc entrega 364 aparelhos de ar condicionado e mobiliário para escolas de Rondonópolis

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fará na segunda-feira (1º.03) a entrega de 364 aparelhos de ar condicionado e mobiliário para 11 escolas da rede estadual de ensino do município.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Alan Porto, concederá entrevista à imprensa local, na Escola Estadual Professora Renilda da Silva Moraes, no bairro Coophalis, às 10 horas.

As escolas beneficiadas com aparelhos de ar condicionado e mobiliário serão: EE Antônio Guimarães Balbino; EE Prof. Eunice Souza dos Santos; EE Marechal Dutra; EE Prof. Domingos Aparecido; EE Sebastiana Rodrigues de Souza; EE Ramiro Bernardes da Silva; EE Joaquim Nunes Rocha; EE Prof. Carlos Pereira Barbosa; EE Prof. Maria Elza Ferreira Inácio; EE Prof. Amélia de Oliveira Silva; e EE Prof. Renilda da Silva Morais.

Serviço
Seduc entrega aparelhos de ar condicionado e mobiliário para escolas de Rondonópolis
Data e hora: segunda-feira (1º.03), às 10h
Local: Escola Estadual Professora Renilda da Silva Moraes, em Rondonópolis

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sexta-feira (26): Mato Grosso registra 249.969 casos e 5.769 óbitos
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana