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CUIABÁ

São Gonçalo Beira Rio participa de pesquisa que vai direcionar capacitação e reestruturação do turismo local

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Davi Valle

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A Comunidade São Gonçalo Beira Rio recebeu na manhã de sábado (13), a primeira visita do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel. Equipe da Secretaria de Turismo esteve no local para dar início as ações de reestruturação turística da comunidade. Nesta ocasião, trabalhadores e artesãos locais participaram de um levantamento que vai direcionar a área de oferta de cursos de capacitação, que serão disponibilizados pelo município de Cuiabá, em parceria com o Senac.

“O povo cuiabano é conhecido por sua cordialidade e por receber muito bem seus visitantes e queremos ajudar a aprimorar ainda mais esse dom da nossa gente. São Gonçalo Beira Rio é o marco inicial da história e cultura de Cuiabá e precisamos valorizar isso”, declarou o prefeito de Cuiabá.

A comunidade de São Gonçalo foi escolhida para ser o projeto piloto da reestruturação do turismo de Cuiabá e será referência para os demais pontos turísticos da capital. Só nas primeiras horas da manhã de sábado (13), cerca de 30 pessoas já haviam respondido a pesquisa da Secretaria de Turismo. Considerando os dados do levantamento do CAT Móvel, a equipe técnica irá apresentar os temas para as empresas especializadas no ramo para ofertar os cursos à comunidade.

“Fomentar o turismo de Cuiabá para que alcance cada vez mais excelência no setor é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Queremos fazer de São Gonçalo Beira Rio nosso primeiro case de sucesso na reestruturação do turismo em Cuiabá. Com esse levantamento vamos identificar quais são as áreas de interesse em qualificação da comunidade para atender suas demandas, pois um profissional qualificado tem mais segurança para atender ao turista e isso para o desenvolvimento do turismo local é essencial”, pontuou a secretária de Turismo, Iracilda Campos.

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O cozinheiro Joari Benedito Duarte era de uma alegria que contagiava os que esperavam para preencher a pesquisa no CAT Móvel. Experiente no ramo, Jojo Maravilha, como diz ser conhecido, contou que já passou pelas mais conhecidas cozinhas de Cuiabá e retorna ao São Gonçalo, onde se sente em casa. Cuiabano de chapa e cruz ele exalta a escolha da comunidade como primeira a receber a ação da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo.

“Conheço bem essa região, aqui nasceu Cuiabá e é aqui que está a cultura da culinária cuiabana, a história de Cuiabá. Todos os cuiabanos e os que vem de fora são muito bem recebidos aqui, graças a Deus, como se fosse uma família. E eu acho excelente esta ação da Prefeitura, nosso prefeito está de parabéns por ter essa iniciativa de valorizar os cozinheiros e restaurantes da comunidade. Sou cozinheiro com muita honra”, disse Jojo Maravilha.

Para Graciele Rodrigues, 35 anos de idade e 15 deles como cozinheira, é importante estar sempre buscando se capacitar dentro de sua área de atuação para oferecer sempre o melhor aos clientes.

“Já trabalhei no Sesi e lá sempre estávamos nos reformulando. Para trabalhar dentro de uma cozinha você tem que saber manipular os alimentos, saber o tempo de conservação. Pra mim vai ser muito bom participar desses cursos. Eu gostaria de fazer um curso de manipulação de alimentos, para melhorar ainda mais o que a gente passa aos clientes, passar uma coisa boa e de qualidade, porque não adianta o patrão comprar um produto de qualidade e a gente acabar contaminando”, exemplificou a cozinheira.

Além das capacitações para melhoria do atendimento aos turistas, também será feita a revitalização do Marco Zero e revigoramento do rio, que é peça chave para desenvolver e valorizar a cultura de Cuiabá. “Esse é o nosso grande potencial turístico, somado as obras de infraestrutura e iluminação pública que serão executadas. O São Gonçalo será transformado como um todo, atendendo uma nova realidade do turismo diante das medidas de biossegurança que devem ser cumpridas em razão da pandemia do novo coronavírus. É um desejo do prefeito Emanuel Pinheiro implantar esse projeto piloto na região, como programação do aniversário dos 302 anos da capital”, declarou a secretária.

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CAT MÓVEL – O projeto conta com duas vans equipadas com computador, internet, ar-condicionado e espaço para atender aos turistas da capital, podendo ser também um instrumento de captações de novos guias turísticos.

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NOTA OFICIAL – Prefeitura rebate informação veiculada em publicidade do Governo do Estado

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Davi Valle

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Mediante a propagação de informações veiculadas nos informes publicitários do Governo do Estado relativos à pandemia, a prefeitura de Cuiabá esclarece que:

– A referida propaganda induz a população a erro quando se refere a uma decisão conjunta entre o governo, os poderes e as prefeituras estabelecendo novas medidas restritivas no estado;

– Em nenhum momento a Prefeitura de Cuiabá participou de qualquer diálogo promovido pelo Executivo Estadual para adotar tais medidas emergenciais de combate à disseminação da Covid-19. Trata-se, portanto, de decisão unilateral e antidemocrática;

– A prefeitura de Cuiabá defende horário mais elástico para o toque de recolher, das 23h às 5h, com fiscalização mais rigorosa e tolerância zero aos comerciantes que não cumprirem as determinações, além de priorizar abertura de novos leitos e aquisição de vacinas para imunizar toda população;

– A ação irregular de alguns não pode penalizar o conjunto do setor produtivo, que se encontra no limite após o surgimento de uma pandemia que não tem data certa para acabar. A restrição dos horários de funcionamento do comércio pode, inclusive, ser um sério agravante para as aglomerações;

– Desde o primeiro momento, as ações municipais de enfrentamento à pandemia têm se dado de forma planejada e respaldadas tecnicamente, no escopo do Plano Municipal de Contingência Covid-19. E sempre em defesa da saúde e da vida da população.

– A prefeitura entende que, neste momento, quando as informações sobre a Covid-19 estão largamente difundidas, é preciso buscar o maior equilíbrio possível entre as medidas de enfrentamento à doença e as que salvaguardem o direito ao emprego, à renda e à dignidade humana – sobretudo daqueles que precisam trabalhar a cada dia para sobreviver.

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– A palavra-chave é harmonizar, contrabalançando duas faces aparentemente divergentes de um mesmo problema. Daí a importância de se ter um plano sério de convivência das atividades econômicas com a doença, robustecido agora com a experiência acumulada no seu enfrentamento.

– As ações de saúde municipais embasadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 são reforçadas dia a dia, com a inestimável atuação dos nossos profissionais de saúde. Foi esse trabalho incansável que permitiu à capital atender grande número de pacientes de todo o estado, no maior pico de internações registrado no ano passado.

– Já naquela ocasião ficou evidente a falta de planejamento do Executivo Estadual, que desde o início da pandemia deixou patente não ter se preparado para seu avanço.

– Críticas construtivas e discordâncias dentro do debate democrático, quando bem intencionadas, produzem bons resultados. Tanto é assim que hoje o Governo estendeu os horários de fechamento dos supermercados no sábado e dos restaurantes nos finais de semana. Uma atitude mais sensata diante do caos que poderia ocorrer;

– O caminho mais fácil quase sempre não é o melhor. Agora, as gestões públicas de todo o país têm a responsabilidade de avançar no combate à pandemia com o menor trauma possível àqueles que não possuem qualquer segurança financeira para cuidar de suas famílias.

– Decisões unilaterais, sem respeitar os preceitos básicos da democracia e os contextos de cada município – que são bastante diversos no nosso estado –, combinam com arrogância, não com solução.

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CUIABÁ

Veja como ficam os atendimentos das Secretarias de Meio Ambiente com reforço das medidas de biossegurança

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Davi Valle

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A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável trabalha com redução de servidores no regime presencial desde maio de 2020, portanto, seu funcionamento não será alterado neste momento. O funcionamento será mantido com agendamento prévio para atendimento presencial e os servidores continuarão exercendo suas funções em rodízio.

Emissão de alvarás e análises de processos, executados pelas Diretorias de Gerenciamento Urbano (DGU) e Ambiental (DGA), continuam sendo oferecidos de forma online, por isso, a recomendação é que os atendimentos presenciais sejam agendados em casos essenciais.

Para atendimento presencial, basta entrar em contato pelos respectivos telefones de cada Diretoria para agendamento. Todos os atendimentos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano são realizados de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h com revezamento dos servidores em dois turnos. Para receber atendimento presencial é necessário estar usando máscara e realizar agendamento.  

Na DGU, a equipe de técnicos municipais continua oferecendo os serviços de regulação de obras, aprovação de projeto, alvará de obras, alvará de tapume, alvará de demolição, habite-se, consulta previa, certidão de parcelamento do solo, certidão de demolição, certidão de uso e ocupação do solo, EIV/RIV, atestado de regularização, todos por meio do site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/. As dúvidas podem ser tiradas pelo email [email protected] ou pelos telefones (WhatsApp) (65) 99215-9418 ou (65) 99307-4710 e também pelo (65) 3645-6120. O atendimento presencial está sendo realizado das 14h às 17h, de segunda a sexta, mediante agendamento prévio.

Já na DGA, o serviço de análise dos processos de licenciamento ambiental continua sendo realizado. A equipe de servidores também está atendendo as solicitações do Ministério Público Estadual (MPE) e da Procuradoria Geral do Município (PGM) emitindo pareceres técnicos de processos. O atendimento aos munícipes está sendo realizado também pelo site http://www.smades.cuiaba.mt.gov.br/ e pelo telefone, somente por ligação (65) 99344-5850, (65) 3645-6216, (65) 3645-6212, (65) 3645-6213 ou pelo email [email protected]

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O protocolo da Secretaria de Meio Ambiente também está funcionando para entrega de processos, mediante agendamento. O atendimento via telefone (65) 9 9342-7878, (65) 3645-6103 e email [email protected] é realizado durante todo o horário comercial.

Já a RedeSim continua oferecendo serviços de emissão de alvarás e abertura de MEI’s, ambos de forma online. Os canais de atendimento são pelo WhatsApp (65) 99208-2513, (65) 99915-9823, (65) 3645-6111 e exclusivo para MEI (65)3645-6366, além do email [email protected]

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