conecte-se conosco


CUIABÁ

Rede se reorganiza e usa a tecnologia como aliada para dar suporte aos idosos; primeira-dama defende atenção extrema

Publicado


Michel Alvim

Clique para ampliar

Trabalhar para reforçar a autoestima, a saúde mental e pautados pelas medidas de biossegurança contra à Covid19. Seguindo a essas premissas, a  Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, formatou planejamento para atender ao público dos quatro Centros de Convivência dos Idosos mantidos pela Prefeitura de Cuiabá. A tecnologia é uma ferramenta fundamental nesse processo.  No total, mais de mil idosos continuam a receber suporte. A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, desde o início da pandemia demonstrou preocupação no atendimento desse público. “Muitos idosos não possuem parentes, moravam sozinhos e necessitavam de maior atenção. Encabeçamos uma campanha de solidariedade e de amizade, para que um vizinho, um amigo, ajudasse no monitoramento. O isolamento social causou grandes impactos e a rede teve de se adequar para garantir que essas pessoas fossem atendidas, mas seguindo as novas recomendações para evirar a disseminação do vírus.

As atividades coletivas nos CCIs estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março. “Medidas duras tiveram de ser adotadas para que vidas fossem salvas, mas a Prefeitura de Cuiabá, seus servidores encontraram estratégias para continuar a oferta de serviços, pautados pela humanização e pelo respeito”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Como forma de manter o contato com esse público, foram criados grupos de WhatsApp para envio de atividades, para o diálogo com os idosos.

“Essa ferramenta nos ajuda a atender a necessidade de manter o contato com essas pessoas, que se enquadram no grupo de risco, sendo esse um importante canal de envio de orientações, esclarecimentos de dúvidas e saber sobre o estado de saúde de cada assistido”, disse a gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cristiane Delmondes.

Leia mais:  Cuiabá participa de criação do consórcio nacional dos prefeitos para aquisição de vacinas contra Covid

Participam das atividades remotas 1.137 idosos. “Mesmo aqueles que não estão participando, muitas vezes por falta de intimidade com a tecnologia, o monitoramento é por telefone. Com isso todos recebem atendimento da Prefeitura de Cuiabá. Além dessa ferramenta digital, a coordenação elaborou um cronograma de visitas presenciais, respeitando todas as normas de biossegurança para acompanhar a rotina dos idosos”.

A coordenadora detalha que foi estabelecido cronograma de trabalho, por meio de plantões entre as equipes para oferta da assistência humanizada à população da terceira idade.

“Disponibilizamos ainda uma equipe que fica de plantão nos CCI’s, caso algum idoso ou familiar busque a unidade para uma orientação e/ou para trocar a receita médica.

A rede municipal de atenção aos idosos conta hoje com 1.505 assistidos nas quatro unidades existentes, CCI Padre Firmo, Maria Ignês, João Guerreiro e Aideê Pereira. Os idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, ou via wattsapp ou por meio de contato telefônico.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria de Saúde apura suspeita de fraude envolvendo odontologistas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apura um suposto esquema envolvendo profissionais da área de odontologia. Levantamento inicial da pasta aponta que servidores pediam remoção do local onde estavam lotados e eram transferidos, até para unidades que ainda não foram entregues à população ou que, sequer mantinham cadeiras para atendimento odontológico.

“O zelo e a transparência são premissas da gestão Emanuel Pinheiro. Assim que tivemos ciência da situação adotamos as providências e demos início a um levantamento. É preciso que tenhamos muito cuidado para que nenhuma injustiça seja cometida”, explica a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix.

Ela cita que a apuração teve início após relatório técnico da equipe da nova coordenação de Saúde Bucal. “Não podemos afirmar nada até porque estamos em fase de levantamento. No caso, quem trabalha em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tem uma gratificação maior. Não estamos falando de salário, mas do valor de gratificação”, explicou.

Outra constatação até o momento é quanto à existência de unidades, onde o serviço deveria ser prestado, sem nenhum dentista.

Além disso, ainda existe o fato de os profissionais não estarem devidamente cadastrados nas unidades, o que fez com que a pasta deixasse de receber recursos do Ministério da Saúde.

Para evitar que esse problema continuasse, assim que soube da suspeita de fraudes, a secretária Ozenira Félix publicou portaria determinando que todos profissionais da Saúde Bucal fossem lotados aos seus postos de origem e determinou levantamento salarial e de lotação de cada um, para embasar a denúncia aos órgãos competentes.

“Nós estamos em fase de levantamento de todas as cadeiras, as que estão ocupadas e onde eles estão até para a gente poder apresentar qual é a real situação e tomar as decisões. O Ministério Público já nos pediu informações, listando pessoas. São pessoas que trabalhavam dentro da Secretaria. Neste caso, já estamos tomando providências para que aqueles que ainda estejam lá  sejam lotadas em outras unidades. Temos também pessoas que podem ter sido envolvidas e sem nenhuma má-fé. Não posso levar em consideração o fato de que quem removeu tinha um problema. É preciso ter cuidado para não cometer injustiças. Precisamos de provas consistentes e temos muitas situações de remoções”, asseverou.

Leia mais:  Cuiabá participa de criação consórcio nacional dos prefeitos para aquisição de vacinas contra Covid

Mediante a finalização do trabalho de constatação, documentação e denúncia para autoridades competentes, todas as medidas cabíveis – no caso de servidor não efetivo com a dispensa serão tomadas. Já no caso de efetivo, com abertura de procedimento administrativo.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Cuiabá participa de criação do consórcio nacional dos prefeitos para aquisição de vacinas contra Covid

Publicado


Izabela Dias

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou na manhã deste sábado (27), de reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e aderiu à instalação de um consórcio entre os municípios para aquisição de vacinas da Covid-19. “Nós decidimos criar o consórcio nacional para adquirir as vacinas, medicamentos e insumos para o combate da Covid-19. E com isso vamos ajudar o Governo Federal a agilizar a vacinação da nossa população, que é nossa prioridade, principalmente de Cuiabá. Reassumo o compromisso de vacinar toda população cuiabana e trabalhar muito para concluir esse objetivo”.

 A reunião, por videoconferência, contou com os dez prefeitos que integram a diretoria da FNP. Os dez municípios signatários iniciais são Petrolina (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Aracajú (SE), Manaus (AM), Belém (PA), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT). O prefeito Emanuel Pinheiro também ressaltou que o momento é de união da população na luta contra o vírus da Covid-19. Com apoio de todos os participantes, a entidade vai pactuar, com governantes das médias e grandes cidades, o início e cronograma da construção do consórcio, nesta segunda-feira, 1º de março. 

“Não é hora de prejudicar a nossa economia, de causar um desiquilíbrio no desemprego, de atingir o setor produtivo, que já foi muito sacrificado e principalmente trazer a desesperança e o desemprego para a população. Agora é hora de união para buscar as vacinas e imunizar toda a população cuiabana”.

Participaram da reunião  os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro; Salvador/BA, Bruno Reis; Manaus/AM, David Almeida; Porto Alegre/RS, Sebastião Melo; Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira; Petrolina/PE, Miguel Coelho; e o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba/PR, Vitor Puppi, representando o prefeito Rafael Greca.

Leia mais:  Secretária de Saúde e equipe técnica se reúnem com Estado para solicitar doses de vacinas pendentes

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana