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MATO GROSSO

Rede estadual de ensino volta às aulas nesta segunda-feira (08); modalidade não presencial continua

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As aulas na rede estadual de ensino de Mato Grosso serão retomadas nesta segunda-feira (08.02). A modalidade de ensino não presencial segue devido ao crescimento de casos de Covid-19 nas últimas semanas e, consequentemente, a alta demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso. Dos leitos disponíveis para pacientes com Covid-19 no Estado, pela rede pública de saúde, mais de 80% estavam ocupados nesta sexta-feira (05.02).

As aulas serão pela plataforma Google For Education. Todas as turmas estarão formadas e, na segunda-feira, professores e estudantes já se encontram virtualmente no classrom.

Mas estudantes, pais ou responsáveis precisam estar atentos. Cada escola definiu, durante a semana pedagógica, realizada do dia 1º a 5 de fevereiro, como será esta retomada do ensino. No período também houve o planejamento do ensino para o ano contínuo 2020/2021. 

Grupos de whatsapp, lives, material de revisão, são vários os meios que os gestores e professores encontraram para conquistar os alunos logo nos primeiros momentos.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto faz um apelo para que pais e responsáveis que ainda não matricularam os filhos, que procurem as unidades escolares que ainda possuem vagas. “Recuperar o vínculo professor e aluno, que se perdeu no ano passado, é extremamente importante”. 

Os professores, que não são do grupo de risco, estarão nas escolas, seguindo todas as orientações de biossegurança, para tirar dúvidas dos alunos. Estes encontros serão de pequenos grupos e serão agendados.

Alan Porto afirma que a primeira semana é extremamente importante, pois é o momento de acolhimento. “A escola é o ambiente de diálogo, de aprendizagem. E nossas escolas estão preparadas para este retorno”, destaca o secretário, lembrando que o papel da família, em motivar, é muito importante.

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Estudantes avisados

Diretora da Escola Estadual André Avelino, no bairro CPA 1, em Cuiabá, Telma Bezerra Cavalcante destaca que os professores estão prontos para retomar o ensino. 

Ela explica que primeiro foi feito o contato com os pais dos alunos. Cada professor recebeu uma lista com os seus alunos e foram montados os grupos de whatsapp de cada turma. 

Na primeira semana de aula, a diretora enfatiza que será feito o acolhimento dos alunos. Professores da escola André Avelino gravaram vídeos se apresentando, dando as boas-vindas. 

“É o momento de darmos uma palavra de incentivo. Apesar de tudo o que estamos vivendo, o aluno tem que estar interessado, não pode abandonar as aulas. Por isso, essa primeira semana será mais voltada para a problemática causada pela pandemia, como isso está refletindo na vida deles (estudantes), esta distância da escola”.

Na primeira semana os professores também farão um diagnóstico de quais alunos vão assistir as aulas on line, quais poderão receber os materiais por whatsapp e aqueles que não possuem contato com a internet e vão estudar com acesso às apostilas. 

Material de revisão

O Assessor Pedagógico Maurílio Lopes da Silva, responsável por nove escolas estaduais em Cuiabá, localizadas no centro, bairro Pedra 90 e Tijucal, informa que estas unidades também montaram grupos de whatsapp para explicar para pais e alunos como será a retomada das aulas.

No caso da Edieb Cesário Neto, no centro de Cuiabá, que vai ofertar Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno, os professores e coordenação prepararam um material para revisão e complementação de conteúdo que será entregue aos estudantes, a partir de segunda-feira, por agendamento.

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Após essa revisão, o ensino continua com as apostilas que serão entregues pela Seduc. 

Nas demais escolas de responsabilidade do assessor pedagógico a dinâmica é praticamente a mesma, como é o caso da Escola Estadual Dr. Mário Castro, no bairro Pedra 90, que em um prédio totalmente novo vai atender cerca de 1.700 alunos.

Live de boas-vindas

Diretora da Escola Estadual Arlete Maria da Silva, no bairro Asa Bela, em Várzea Grande, Maria Fernanda Gazeta explica que será realizada uma live de boas-vindas aos estudantes na segunda-feira (08.02). 

Cada sala de aula terá uma espécie de tutor, que vai criar um grupo de WhatsApp para dar orientações e tirar dúvidas sobre a plataforma de ensino. 

A partir de terça-feira, os professores vão ver com seus alunos como está a questão da aprendizagem, com base nas avaliações diagnósticas realizadas pela Seduc no ano passado.

“Então, vamos focar nas habilidades que não foram atingidas dentro dessa avaliação. Depois desse levantamento de dados, dessa parte diagnóstica, a gente vai inserir os conteúdos através das apostilas e das aulas on line”.

Professores elaboram conteúdo 

Na Escola Estadual 19 de Dezembro, em Nova Ubiratã (502 km ao norte da Capital), os professores também estão organizando grupos de WhatsApp, com responsáveis e alunos, para repassarem as informações necessárias para o início do ano letivo e estreitarem laços com a comunidade escolar. 

Segundo a coordenadora pedagógica Daniela Magalhães, a escola irá apostilar 100% dos seus alunos, tanto da sede quanto das salas anexas e os conteúdos serão elaborados pelos próprios professores. 

O cronograma de retirada e entrega das apostilas será amplamente divulgado nas mídias da escola e nos grupos de sala, para evitar aglomeração e risco de contaminação do novo coronavírus.

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“Para evitar problemas com a conectividade nas plataformas mais pesadas, o whatsapp será a ferramenta virtual utilizada para realização de vídeo-chamadas e acompanhamento das atividades dos alunos. A expectativa é grande”, destaca a coordenadora.

Apostilas

As apostilas preparadas pela Seduc serão entregues para os(as) estudantes a partir do mês de março, após a fase de readaptação, revisões e nivelamento da aprendizagem.

Fonte: GOV MT

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Domingo (07): Mato Grosso registra 261.116 casos e 6.016 óbitos

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A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (07.03), 261.116 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.016 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 356 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 261.116 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.053 estão em isolamento domiciliar e 243.401 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 476 internações em UTIs públicas e 412 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,96% para UTIs adulto e em 49% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (56.231), Rondonópolis (20.440), Várzea Grande (16.420), Sinop (13.322), Sorriso (10.540), Tangará da Serra (10.186), Lucas do Rio Verde (9.513), Primavera do Leste (7.794), Cáceres (5.752) e Nova Mutum (5.164).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 225.692 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 998 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último sábado (06), o Governo Federal confirmou o total de 10.938.836 casos da Covid-19 no Brasil e 264.325 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 10.869.227 casos da Covid-19 no Brasil e 262.770 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (07).

Recomendações

Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

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Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

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Curta-metragem retrata vivência de imigrantes em Lisboa e Cuiabá

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As vivências de imigrantes em Lisboa e Cuiabá estão sendo retratadas no curta-metragem Intersecção – A História de quem migra. A obra é resultado de vivências do diretor e ativista, Rodrigo Zaiden, ao comparar situações semelhantes do período em que viveu como imigrante em Portugal com as dos imigrantes em Mato Grosso.

“Registramos os modos como a imigração impacta diferentes pessoas de distintas culturas e nações, por um lado e, por outro, como essas pessoas se interseccionam num contexto urbano global de uma nação que não é a sua, produzindo novas formas de viver, identidades e resistências”, pontua o diretor.

A maior parte das gravações foram realizadas em 2017, ano em que Rodrigo morou no país lusitano e iniciou a pesquisa audiovisual, registrando histórias de vida de imigrantes de Brasil e de Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), como Moçambique e Guiné Bissau. Em 2019, já em Mato Grosso, o diretor se deparou com a expressiva comunidade de imigrantes guineenses, haitianos, venezuelanos, dentre outros. 

Com a aprovação do projeto na categoria audiovisual do edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curta-metragem está sendo finalizado para lançamento virtual no mês de abril. Os recursos da Lei Aldir Blanc viabilizaram as últimas captações de imagens em fevereiro deste ano, e já estão em andamento as fases de edição, montagem e finalização.

“Mais do que a intersecção entre os contextos de imigrantes em locais diferentes, esse projeto mostra as convergências entre cultura e a sensibilização do público quanto ao direito à cidadania de todos os povos. É mais uma iniciativa da qual temos satisfação em apoiar e dar visibilidade por meio de nossos editais”, assinala o titular da Secel, Alberto Machado.

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De Guiné Bissau, Lídia Dju, que mora em Cuiabá e o diretor do filme, Rodrigo Zaiden

Ao contar histórias de vidas que se cruzam em situações parecidas, o filme desvela circunstâncias limítrofes da imigração, percorrendo memórias, identidades e territórios físicos e simbólicos de um tema que atinge milhões de pessoas.  

“Contamos as histórias de pessoas como a Lígia, a Marvinda ou o Ka Codé, em Lisboa, ou a Lídia, o Ênio e a Callina em Cuiabá. Falamos de suas relações com a imigração, como as mudanças, o processo de adaptação, as relações afetivas e de trabalho, a luta pelos direitos humanos e cidadania. Historicamente silenciados e invisibilizados pelas histórias oficiais portuguesa e brasileira, cada uma das pessoas traz questões únicas e fundamentais”, explica Rodrigo Zaiden.

Conjuntura

Para o diretor, o filme busca sensibilizar não apenas quem passa pela mesma situação, mas também quem assiste, o público em geral, e os formuladores de políticas públicas, responsáveis por propor soluções aos problemas da imigração. 

Entre 2010 e 2018, Cuiabá recebeu mais de 3,5 mil haitianos e 119 venezuelanos sem considerar os imigrantes ilegais. Em Portugal, os brasileiros representam o maior número de imigrantes, somando mais de 151,3 mil pessoas vivendo legalmente. Se contar os ilegais, esse número pode dobrar. 

“Busquei amigos para compartilhar nossas lutas, que são tão diversas, mas convergem em muitos aspectos como a saudade da família e de casa, as adaptações e mudanças ou o racismo que enfrentamos por estar num país colonizador de nossos ancestrais. O mesmo imigrante brasileiro que sofre racismo em Portugal é o que pratica o preconceito com outros imigrantes aqui em Cuiabá. Este ciclo de exclusão ao outro, ao estrangeiro, precisa ter fim, já que o direito de ir e vir está amplamente expresso em todos os documentos internacionais e na constituição federal de Brasil e de Portugal”, conclui Rodrigo.

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Com informações da Assessoria

Fonte: GOV MT

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