conecte-se conosco


CUIABÁ

Programa Qualifica Cuiabá 300 capacita mais 423 novos profissionais

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, realizou na quarta-feira (10), a entrega simbólica de certificados de conclusão da 2ª edição (3ª etapa) do programa Qualifica Cuiabá 300. Márcia Pinheiro foi a idealizadora da iniciativa que já capacitou para o mercado de trabalho, nos últimos dois anos, cerca de 3,5 mil pessoas em diversos cursos. A cerimônia de entrega a doze concluintes (representando 423 formandos)  foi realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

A meta para os próximos quatros anos da nova gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é a formação de pelo menos dez mil pessoas, o que além de avanços sociais, garantira fomento a economia da capital.

“Cuiabá não é mais a mesma sem esse programa. Poder ajudar essas pessoas que não tiveram a chance de fazer uma graduação, muitos talvez por falta de condições financeiras ou até mesmo por falta de oportunidades, e hoje estão recebendo seus certificados”, disse a primeira-dama.

Ela acrescente ainda “esse é apenas um start de tudo que ainda pretendemos fazer. Queremos ofertar muito mais. O  programa foi reconhecido nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas para  Mulheres por trabalhar com o foco na redução de casos de violência doméstica, evitar o feminicídio. Por ajudar no empoderamento feminino e ainda oportunizar a geração de emprego e renda dessas mulheres. Hoje, a capital serve de referência para outros Estados”, acrescentou Márcia Pinheiro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai é a principal parceira da Prefeitura de Cuiabá na realização e efetivação desse programa. O Senai é quem coordena as atividades que são ministradas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS e na sede própria sede da instituição.

Leia mais:  Emanuel reforça diálogo com setor produtivo, defende construção de medidas coletivas e anuncia decreto no dia 2

“Esses cursos que foram realizados e finalizados não se traduzem apenas em quantidade. Me sinto honrada em mais uma vez fazer parte dessa realização de sonhos com mais essa edição do Qualifica concluída. Nada há nada tão bom que não possa ser melhorado”, declarou a diretora regional do Senai-MT, Lélia Rocha Abadio Brun.

A secretária de  Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, avaliou que mesmo em um ano tão atípico como o de 2020, o trabalho de suporte às famílias continuou sendo desenvolvido.

“Ainda estamos vivendo esse momento de pandemia e somos gratas por vocês estarem aqui mesmo diante de tantas dificuldades. Essa foi mais uma edição do programa, dentre tantas outras que estão por vir. Todo bom projeto não depende apenas de quem realiza, mas sim das pessoas interessadas em participar das aulas e chegar até o final do curso”, acrescentou Ferreira. 

A aluna Viviane Siqueira de Moraes foi a primeira receber o certificado. Ela,  que já participou de três cursos do Qualifica,  já tem como principal fonte de renda familiar a confecção de bolos, tortas e salgados.

Na última edição realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ela conclui o curso de panificação. “Serei eternamente grata por essas ricas oportunidades que tive. Eu que já trabalhava na área de alimentação, porém sem qualificação técnica. Hoje,  sou dona do meu próprio negócio. Além da renda, posso cuidar da minha filha, pois trabalho na minha casa. Muito obrigado a primeira-dama e ao nosso prefeito Emanuel Pinheiro. Que venham mais cursos”, disse ela.

Quem também se esforçou para concluir o curso de panificação ofertado na unidade do Cras do bairro Dom Aquino, foi a dona Regina Pain, de 54 anos. Ela conta que já fazia pães caseiros com base nas receitas da vovó.

Leia mais:  Vacinação contra Covid-19 retorna nesta terça-feira (02); campanha acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h

“Com esse curso, aprendi novas técnicas que me ajudaram e muito a melhorar os meus produtos. Antes, eu fazia os pães sem medir nada. Agora sei que para o sucesso do serviço, tudo tem que ser pesado, até mesmo a quantidade da água. Esse é um dos segredos para um produto de ótima qualidade”, contou Regina.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem como foco à humanização. Todos os trabalhos desenvolvidos, sejam eles na área de infraestrutura, obras públicas, mas principalmente o lado socioassistencial tem como um único propósito melhorar a vida da população cuiabana. E isso só foi possível graças ao apoio dos nossos parceiros. Temos como meta melhorar ainda mais. Os primeiros passos já foram dados, que foram as qualificações e a recuperação de muitas vidas. Agora,  chegou a fase de um novo planejamento. Estamos estudando qual será a melhor forma de ajudar esses profissionais na compra da matéria prima. Seja para aqueles que necessitam de emprego ou os que querem empreender”, concluiu a primeira-dama.

Estiveram presentes à solenidade as secretárias adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa e da Mulher, Luciana Zamproni

QUALIFICA CUIABÁ 300- Os cursos ofertados por meio do Qualifica abarcaram as áreas de confeitaria, panificação, salgados, confecção de bolsas em tecido, moda praia e lingerie. As aulas foram realizadas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras dos bairros Pedregal, Planalto, Praieiro, Nova Esperança e tiveram início no mês de janeiro de 2020, sendo encerradas em março.

Os cursos são coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência em parceria com o Senai e foram oferecidos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda no dia 18 de novembro. Nessa última etapa, foram matriculadas 689 pessoas, entretanto, 423 alunos concluíram o curso. As atividades aconteceram nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma. 

Leia mais:  Vacinação contra Covid-19 retorna nesta terça-feira (02) no Centro de Eventos do Pantanal; vacinação acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria de Saúde divulga ocupação de leitos de UTI Covid

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS) possui atualmente 43 pacientes residentes dos municípios do interior de Mato Grosso, que estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para Covid em hospitais públicos administrados pela Prefeitura da Capital na tarde desta segunda-feira, 2.

De acordo com a Pasta, dos 80 leitos de UTI adulto do Referência à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro), 63 estão ocupados. Destes, 27 são por pacientes não residentes de Cuiabá, sendo 33,7% a taxa de ocupação.

Já dos 40 leitos de UTI Covid do Hospital São Benedito 16 são pessoas vindas de outras cidades, sendo que 3 estão na ala UTI Covid 1, cinco na UTI Covid-2, e oito na ala UTI Covid-3. Todos os leitos estão ocupados. 

A SMS destaca ainda que, no interior, há três pacientes que precisam de internação em UTI, mas, devido ao estado clínico, não estão em condições de serem transportados, o que foge à alçada da rede de saúde de Cuiabá.

No Hospital Referência à Covid-19, dos 80 leitos de UTI adulto, 63 estão ocupados, havendo ainda 17 leitos disponíveis. Destes, 60 são destinados a casos confirmados e 20 para casos suspeitos. Ainda conforme os dados, dos 63 pacientes, 54 estão positivados para a doença. No entanto, por conta do aumento de casos positivados para a Covid-19, a direção do Hospital Referência informou que reorganizou os leitos, aumentando para 70 os leitos destinados para pacientes positivados e deixando 10 leitos para casos suspeitos.

“O momento agora é de alerta para todos. Pedimos à população cuiabana que jnão se aglomere, mantenham o distanciamento social, e mais do que nunca, cumpram as medidas de biossegurança impostas pelo Ministério de Saúde, que é fazer o uso da máscara de proteção facial e utilizar sempre que puderem o álcool em gel. Vamos pensar em nossos familiares, nossos amigos e entes queridos, esse vírus ainda está aí, se cuidem. Continuamos com a vacinação dos que compõem os grupos de riscos, mas vai demorar até que consigamos imunizar todos”, pediu a secretária da SMS, Ozenira Félix.

Leia mais:  Prefeito encaminha para Câmara projeto que prevê punição para quem infringir decreto contra a Covid-19

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta terça-feira (02); campanha acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a Covid-19 retorna as atividades no polo central, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, nesta terça-feira (02), com a aplicação da segunda dose dos trabalhadores da saúde que já tomaram a primeira dose da Coronavac. Na terça e na quarta-feira (03), somente este grupo será atendido, para evitar aglomerações e reordenar o fluxo de atendimento no local. Nesta segunda-feira (1º), a partir das 18 horas, o site de agendamento estará disponível para esse grupo. 

A novidade na vacinação será em relação aos dias e horários. “Nesta fase da campanha estaremos com o polo de vacinação aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h, sempre com agendamento”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação.

A partir de quinta-feira (4), o Município de Cuiabá começa a imunizar idosos acima de 80 anos de idade. Na primeira fase de vacinação dos idosos acima de 85 anos, cerca de 2.460 foram imunizados com a Coronavac no polo central de vacinação, além de cerca de 300 acamados. 

A definição foi apresentada durante reunião do comitê organizador da campanha de imunização, na tarde da última sexta-feira (26), que ocorreu concomitantemente à entrega das doses (4.350 da AstraZeneca e 2.060 da Coronavac) à Secretaria Municipal de Saúde. 

Hoje pela manhã foi realizada uma capacitação de todos os profissionais envolvidos na campanha para que sejam adotadas as práticas previstas nas bulas das vacinas e no Plano Nacional de Imunização, além das recomendações do Ministério Público Estadual (MPE), como a orientação para que os aplicadores da vacina mostrem a seringa antes e depois da aplicação, que os frascos vazios das vacinas continuem sendo armazenados para possível checagem posterior, entre outros. “Quanto mais correto a gente trabalhar, mais respaldo a gente vai ter”, reforçou Valéria.

Leia mais:  Stopa defende intervenção na Jurumirim seja iniciada após a entrega do viaduto Murilo Domingos

Reunião com Secretaria de Estado

Conforme divulgado anteriormente, a secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix reuniu-se com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo para solicitar as 3.030 doses do imunizante Coronavac destinadas para a segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Durante a reunião ficou decidido que as doses serão entregues ao Município conforme novas remessas forem sendo entregues pelo Ministério da Saúde. A segunda dose dos trabalhadores da saúde será aplicada com o lote de Coronavac recebido na última sexta-feira (26), com a garantia por parte do Estado de que estas doses serão repostas, sem prejuízo para nenhum grupo contemplado com a vacinação.

“A partir de amanhã nós voltamos com a vacinação. Nós vamos utilizar para primeira dose a AstraZeneca e a Coronavac para segunda dose dos profissionais de saúde. Se Deus quiser, vai chegar um novo lote em breve e o que nós combinamos é que nós vamos ajustando”, comentou a secretária.

PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO DA SEGUNDA DOSE

-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;

-Clique em pré-cadastro;

-Clique em agendar 2ª dose; vai para outra tela onde é solicitado o número do CPF depois clicar em consultar meu cadastro sendo redirecionado automaticamente para tela de horários;

-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;

-Imprima o QR Code da 2ª dose;

-No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.

Importante: As pessoas que não fizeram o cadastro de agendamento para a primeira dose, deverão realizar o cadastro completo, sendo encaminhados para o agendamento da segunda dose.

 

Leia mais:  Limpurb desmente fake news sobre paralisação do serviço de coleta fluvial no Rio Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana