conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro recebe visita de empresários do RS que estudam investimentos na capital

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito  de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu nesta quinta-feira (18), a visita dos emresários da Empresa Carvalho Máquinas Agrícolas, do Rio Grande do Sul. A reunião foi solicitada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) e do seu companheiro de bancada, o vice- presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Ronaldo Santini (PTB-RS).

“É com imensa satisfação que recebemos no gabinete, empresários de grande porte do ramo agrícola e que possuem interesse em investir em Cuiabá, que irão somar ao desenvolvimento da capital e ainda fomentar a geração de emprego e renda”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O empresário Rudimar Carvalho explica que a motivação em conhecer a cidade de perto  a realidade foi a política de desenvolvimento aplicada pela gestão. “Sem falar que 80% dos nossos clientes são de Mato Grosso, nada mais justo do que investir em Cuiabá, que é a capital do Estado”, declarou Rudimar.

O deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto  reforçou a importância dessa visita como forma de integrar ainda mais Mato Grosso e o Rio Grande do Sul no ramo agrícola. “Sabemos que Mato Grosso tem uma gama de atividades do ramo, principalmente na região Norte. Essa parceria é de extrema importância. Por isso que estamos aqui, para fazer essa ponte para fortalecer essa relação”, pontuou o deputado.

“Cuiabá está geograficamente localizada, irterligando todas as regiões do país ligando todas as  regiões a capital do Estado. Os grandes escritórios estão no município, sendo a maoiria no Distrito Industrial. Isso demonstra que Cuiabá já se tornou referência nacional”, concluiu o chefe do Executivo Municipal.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde divulga o 7º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a COVID-19
publicidade

CUIABÁ

Programa Siminina se consolida como referência de atendimento à criança e adolescentes

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

O programa Siminina  – mantido pela Prefeitura de Cuiabá e com apoio da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, se consolidou como referência de boas práticas no atendimento à criança e adolescentes (6 a 14 anos) em situação de vulnerabilidade social.

A  primeira-dama Márcia Pinheiro destaca que as ações são cuidadosamente delineadas e formatadas. Destaca que ao longo da primeira gestão Emanuel Pinheiro, o trabalho preventivo realizado no contraturno escolar apresenta resultados exitosos, como nenhum registro de gravidez na adolescência.

“Muito mais que educá-las, com informações sobre saúde e mediante o suporte educacional, desenvolvemos essas meninas para o protagonismo. Desde cedo, é preciso que essas meninas tenham perspectiva de um bom futuro e que estejam preparadas para essa construção, que saibam seus objetivos e os caminhos para que possam alcança-los”, explica a primeira-dama de Cuiabá, pontuando ainda que as ações do Siminina estão ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Uma das preocupações da coordenação do programa é quanto a permanência das meninas nas atividades e, por isso, o programa foi delineado para o atendimento distribuído por faixa etária.  Ao completar 13 anos, o currículo conta com ações preparatórias para a inserção no mercado de trabalho.

“Em razão dessa necessidade, de trabalharmos uma nova abordagem nessa mudança de fase,   surgiu o ‘Siminina Jovem’. Entre os 13 e 14 anos, as meninas participam de ações específicas para a qualificação profissional que servirão de incentivo e aumento da autoestima. São políticas públicas voltadas literalmente para nossos jovens”, explicou a coordenadora Dalma Monteiro.

No Siminina Jovem são oferecidos cursos de qualificação profissional, aulas de balett, rodas de conversa sobre sexualidade, álcool, drogas, aulas de informática, fanfarra e são instruídas também quanto elaboração de um bom currículo.

Leia mais:  CGM inicia reuniões de alinhamento com Secretarias com objetivo de criar aproximação e eficiência

Sucesso

Criado há 26 anos, o programa Siminina conta hoje com 20 unidades distribuídas por toda a capital e tem um público assistido estimado em torno de 1,6 mil meninas. Pautado por atividades lúdicas e de estímulo, o Siminina  possibilita que as garotas se conheçam e se valorizem.  O Siminina oferta atividades como reforço escolar, cuidados médicos e psicológicos reforçados. Dalma lembra ainda que para a inserção junto ao programa, existem critérios  observados, como por exemplo a assiduidade e o bom rendimento escolar.

“Com o retorno gradativo e seguro no sistema público de ensino, estamos também nos preparando para recebê-las com todo carinho e segurança. Será um momento de muito aprendizado, não só para as meninas como também para as nossas monitoras, já que vivenciamos um longo momento de isolamento social. A gestão Emanuel Pinheiro é pautada na humanização, ofertando serviços de qualidade à população que mais precisa do apoio do Poder Público”, descreve.

Ela relembra que o Siminina conta com todo apoio de psicólogas e reforça a integração familiar, colocando as famílias junto com as alunas. Essa integração familiar é fundamental para o êxito da ação”, complementou a coordenadora.

“A mudança comportamental é clara entre as meninas assistidas. Estão bem mais disciplinadas. Procuramos incluir no cronograma de trabalho atividades temáticas específicas para esse público, pois trabalhamos com famílias em situação de vulnerabilidade social”, concluiu a primeira-dama.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Por medidas de Biossegurança, Procuradoria reforça disponibilidade de atendimento via WhatsApp

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A fim evitar aglomerações e a propagação da Covid-19, a Procuradoria-Fiscal do Município de Cuiabá (PGM) reforça que os canais de atendimento online continuam disponíveis, através de e-mail e WhatsApp.

Os atendimentos serão realizados através do endereço eletrônico refis.cuiaba.mt.gov.br e por meio do atendimento virtual via WhatsApp pelos números funcionais (65) 99251-3390/ (65) 99223-6668 e (65) 98448-5830, e ainda pelo endereço de e-mail [email protected].

De acordo com a procuradora-geral Juliette Caldas Migueis, a medida já existia, no entanto, devido a pandemia do coronavírus, pede que os contribuintes optem mais pelo atendimento virtual. “A gente sabe que o vírus ainda está aí, a pandemia não acabou e estamos buscando uma melhor forma de atender a população sem risco de uma possível disseminação do vírus. Queremos proteger os nossos servidores e a população como um todo. Basicamente tudo que é feito aqui pode ser feito da mesma maneira virtual”, disse.

Ressalta ainda que através do site, será realizado apenas simulação e acordo de débitos nos termos da Lei 6.399-2019 – Mutirão Fiscal, ao que se refere aos fatos geradores vencidos até 31/12/2018.

Por meio do WhatsApp e e-mail, os contribuintes podem realizar emissões de certidões imobiliárias e débitos gerais, emissão de guias, emissão de extratos, parcelamento de débitos inscritos em Dívida Ativa, emissão de Carta de Anuência (débitos protestados), consulta em relação aos requerimentos administrativos, dúvidas e demais orientações.

Lembrando que o atendimento continua sendo feito normalmente no Prédio da Procuradoria Fiscal do Município, na Rua Anibal da Mata, Nº 135, no Bairro Duque de Caxias, bem como no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), localizado na Rua Barão de Melgaço, Nº 3814, centro – das 8h às 17h.

Leia mais:  ‘Desafios de ser uma mulher trans’ é tema da 3ª roda de conversa realizada na capital

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana