conecte-se conosco


DIAMANTINO

Prefeito abre I webnário da Secretaria Municipal de Educação

Publicado


O prefeito municipal de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB), realizou a abertura do webnário “Formação continuada de educadores da SEMEC Diamantino”, com fulcro na capacitação dos profissionais da educação básica quanto a biossegurança na volta às aulas. O encontro ocorreu remotamente na manhã desta segunda-feira (08.02) através da plataforma Google Meet.

Participam do evento, as professoras Daniela Barros da Silva Freire Andrade (UFMT), a professora Iury Lara Alves (SME/SEDUC/UNIVAG) e a doutora Thamiris Pamela de Mattos (Clínica Geral) que reúnem as temáticas “A criança, a pandemia e as teorias das representações sociais: Costuras possíveis”, “Pedagogia em participação: Possibilidades dos processos educativos em tempos de pandemia” e “Educação e saúde: Covid no ambiente escolar”, respectivamente.

Na opinião do prefeito municipal, faz-se necessário a qualificação multidisciplinar e contínua dos profissionais que atuarão no retorno do ano letivo para que haja um ambiente seguro, tanto para os profissionais, quanto para os alunos e familiares.

“O início do ano letivo de 2021 se dará em um contexto inédito e talvez no mais desafiador da história não só da educação em Diamantino, mas na história da educação brasileira, isso por conta da pandemia de covid-19 e do fechamento prolongado das unidades escolares, da rede pública e privada”, avalia Dr. Manoel. “É fundamental que tenhamos toda uma condição de biossegurança para mitigar ao máximo o risco de contágio dos alunos, familiares e profissionais envolvidos no processo, que envolve equipamentos de proteção individual como dispensers de álcool, máscaras faciais, face-shields, luvas entre outros equipamentos que já estão em poder da secretaria e serão implementados no dia-a-dia dos educadores”, acrescenta. “Já a capacitação…ela será realizada de forma contínua com os profissionais através de workshops on-line, até mesmo após a realização da vacinação geral da população”, finaliza o prefeito.

Leia mais:  Transparência: Site da Prefeitura tem seção com informações da pandemia

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Prefeito e vice recebem homenagem pela parceria com a Polícia Milita

Publicado


O trabalho integrado do Governo Municipal de Diamantino com a Polícia Militar foi reconhecido pela corporação. Durante visita ao Comando da PM em Nova Mutum, o prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB) e o vice Jozenil da Costa Lube ‘Bodão’ (PSD) foram congratulados com uma placa em homenagem ao trabalho conjunto da Prefeitura com a polícia.

“Segurança pública é o bem-estar da nossa população, somos e sempre seremos parceiro das nossas polícias. O heroico trabalho desempenhado em promover segurança e salvar vidas merece todo nosso apoio e reconhecimento”, salientou o prefeito.

A parceria entre Prefeitura e PM abriu portas para novos projetos, o gestor municipal saiu de Nova Mutum com a sinalização do comandante Cel Fernando para auxiliar na implantação da equoterapia no município.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997, o cavalo, o meio equestre e a pluralidade de estímulos são agentes facilitadores de ganhos físicos, psicológicos e motivadores para a aprendizagem.

O vice-prefeito frisou que o Poder Executivo tem a constante preocupação em melhorar a segurança pública no município e sempre estará à disposição para colaborar com os órgãos policiais.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito e vice recebem homenagem pela parceria com a Polícia Milita
Continue lendo

DIAMANTINO

Diamantino recebe apoio da Polícia Militar para implantação de equoterapia

Publicado


O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), esteve na terça-feira (23.02) em Nova Mutum para visitar as instalações do CBM e da 14º CR PMMT, acompanhado do vice-prefeito Jozenil da Costa Lube ‘Bodão’ e dos vereadores Eraldes Campos, Michele Carrasco, Arnildo Neto, Adriano Correa e do presidente da Câmara, Ranielli Patrick.

A comitiva diamantinense conheceu o funcionamento da Escola Tiradentes, Cavalaria e Comando Regional. Guiados pelo comandante Cel. Fernando presenciaram os benefícios da equoterapia. Na ocasião, o prefeito pleiteou auxilio técnico para Diamantino também oportunizar os serviços à população e prontamente recebeu apoio da Polícia Militar para conseguir implantar o projeto no município.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A atividade emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico exigindo a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

“Desejamos muito em breve conseguir oferecer esse serviço tão benéfico também em Diamantino. Uma atividade terapêutica completa que envolve toda reabilitação física e mental. Age na mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril. Melhora do equilíbrio e da postura, desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, além de estimular a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial e motora”, destacou o prefeito.

A Lei 13.830, de 2019, que regulamenta a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A legislação determina que a prática de reabilitação — que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência — será exercida por uma equipe multiprofissional.

O prefeito ressaltou que o Governo Municipal de Diamantino não medirá esforços para que o município tenha na equoterapia uma importante aliada para reabilitação dos pacientes.

Leia mais:  Viva seu Município: Diamantino celebra a data com foco no dialogo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana