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Política de Assistência Social de Cuiabá é apresentada em reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico

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Luiz Alves

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Durante a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, realizada nesta segunda-feira (8), em Santo Antônio de Leverger, a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira fez uma apresentação dos trabalhos e projetos executados pela pasta social do município,  como o Siminina, o Cuiabaninho – em fase de implantação – e o Serviço de Fortalecimento de Vínculos- SCFC- executado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos trabalhando com o intuito de fortalecer a Política de Assistência do Sistema Único de Assistência Social- SUAS. Além é claro, de levar para os municípios pertencentes ao Consórcio um pouco do que vem sendo executado na capital às famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária municipal.  O Consórcio tem como bandeira a formatação de um novo modelo de desenvolvimento regional e reúne treze municípios, tendo a organização executada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. “Precisamos redesenhar o modelo de desenvolvimento regional. Muitos municípios têm muito e outros muito pouco. Principalmente ao entorno de Cuiabá e Várzea Grande. Vamos discutir experiências das duas maiores cidades para definir modelo de fomento”, disse durante o evento.

“Pretendemos por meio de um diagnóstico técnico conhecer de perto a realidade e a necessidade de cada município. Para aqueles que tiverem interesse em fazer à adesão dos programas iremos realizar uma reunião na segunda quinzena desse mês para apresentação do Plano de Educação Permanente do SUAS. Em seguida, serão iniciadas as capacitações voltados aos trabalhadores do sistema”, explicou a gestora para doze prefeitos presentes a reunião realizada na Câmara Municipal de Santo Antônio do Leveger. 

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Ela ponderou ainda que o programa de Educação Permanente consiste na promoção, aprimoramento e desenvolvimento das competências dos trabalhadores, gestores e conselheiros no exercício de suas funções, bem como fortalecer a capacidade crítica e propositiva, a partir dos processos de trabalho e das práticas profissionais existentes.

Outro ponto importante destacado é quanto a possibilidade de implantar em um município medidas que ampliem a atuação da pasta. “A partir dessa troca de experiências conseguiremos expandir o lado socioassistencial, sendo essa uma das metas estabelecidas pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro para a nova gestão. Podemos citar como exemplo o Serviço de Família Acolhedora implantado no município de Santo Antônio de Leverger. Achamos bem interessante. Pretendemos criar também em Cuiabá”, acrescentou Ferreira. Esse plano de ação integrada entre as secretarias, será apresentado na próxima reunião que será realizada no município de Planalto da Serra na data de 5 de março.

PROGRAMAS EXECUTADOS-

SIMININA- O programa Siminina prepara meninas de 06 a 14 anos para um futuro em que elas sejam as protagonistas de suas histórias, sendo uma das um características mais marcantes. Atividades lúdicas e desafiadores têm levado as pequenas participantes a se descobrirem de diversas formas, a partir da valorização da beleza particular de cada uma, bem como dos sonhos que almejam conquistar já na vida adulta. Cerca de 1,6 mil meninas são atendidas nas 17 unidades e uma série de atividades que foram implantadas: aulas de inglês, balé, reforço escolar, cuidados médicos e psicológicos reforçados e entrega de óculos. Agora, o programa conta também com o Jovem Siminina, trazendo o atendimento para as meninas na faixa etária acima dos 14 anos, preparando-as para o mercado de trabalho.

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“PROJETO CUIABANINHO- Já o “Projeto Cuiabaninho” terá como público alvo às crianças e adolescentes do sexo masculino com idade entre 6 a 17 anos, ou seja será uma versão do projeto Siminina, para atender os meninos. Serão ministradas aulas de artes marciais, informática, arte e cultura, inglês, atendimento psicológico, atendimento odontológico e uma grade de atividades esportivas voltadas para esse público.

SCFV- O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

 

 

 

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Veja como funcionam as Secretarias de Governo e Cultura, Esporte e Lazer com reforço de medidas de biossegurança

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Luiz Alves

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A Secretaria de Governo, localizada no sétimo andar do Palácio Alencastro, passa a funcionar em regime de revezamento dos servidores alocados na Pasta até o dia 21 de março. O atendimento presencial ao público deverá ser agendado. Já a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer também está com seus funcionários em rodízio, mas o atendimento presencial ao público está suspenso.

As medidas foram tomadas em decorrência do decreto municipal de nº 8.340, anunciado em 02 de março de 2021 sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, os servidores da capital, com exceção de áreas essenciais, poderão cumprir sua jornada por revezamento de 03 a 21 de março, de acordo com a orientação de cada gestor de Secretaria. Servidores municipais do grupo de risco- como já previsto por meio do decreto 8.331/2021 de 26 de fevereiro, permanecem em home office até 31 de maio.

Ambas as Secretarias reduziram seu efetivo em trabalho presencial em 50% para aumentar o distanciamento mínimo entre os servidores. As medidas de biossegurança, como uso de máscara e álcool 70% foram ainda mais reforçadas.

Para agendamentos na Secretaria de Governo, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3645-6130. O Gabinete do Prefeito atenderá também mediante agendamento pelo telefone (65) 3645-6001.

Já a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o atendimento será realizado via telefone (65) 3617-1261.

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Prefeitura mantém ações voltadas para o acolhimento da população em situação de rua

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A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência mantém ações especificas destinadas ao atendimento à população em situação de rua no enfrentamento a pandemia do coronavírus. O cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social recebe atenção especial da primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro.

Ações de abordagem são realizadas de forma contínua pelas equipes da Assistência que percorrem diariamente a cidade informando ao público sobre as unidades existentes e encaminhá-los para acolhimento. Essas ações são realizadas pelas  equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, pontua ainda que a  rede de Assistência conta com três albergues municipais, sendo o Manoel Miráglia, o albergue instalado na região do Porto, além do Hotel Albergue  instalado em parceria com  uma rede de hotéis o que possibilitou a  ampliação da capacidade de abrigamento desse público.  

Atualmente, o “Hotel Albergue” abriga 84 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens. Já os albergues municipais contam com 112 pessoas abrigadas, sendo 39 no Albergue Manoel Miráglia, 45 no Albergue do Porto e 28 no Albergue da Guia. Cada unidade tem capacidade de atendimento de até 50 pessoas.

Os albergues municipais destinam-se ao atendimento de pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguem voltar de imediato as suas respectivas cidades.

Já o “Hotel Albergue”  é a unidade que atende pessoas que já foram referenciadas pela Assistência Social por meio dos CREAS.

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A secretária ressalta que muito mais que garantir o acolhimento, o trabalho desenvolvido é preventivo.

“Todos os dias ocorrem desligamentos voluntários devido a dificuldade de permanecer em isolamento social. O número muda de um dia para o outro conforme as ações de acolhimento e desligamento. É por isso que o trabalho é diário. A nossa equipe não tem medido esforços para acolher o maior número de pessoas”, disse a secretária.

Para aqueles que não aceitam o acolhimento, são distribuídas refeições todos os dias, em diferentes pontos da cidade como também no Aterro Sanitário. Além também de kits de higiene pessoal e álcool gel.

“Esse trabalho de sensibilização é permanente. É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muitos ainda são resistentes, mas com esse trabalho contínuo, aos poucos, vamos alcançando os resultados esperados”, finalizou.

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