conecte-se conosco


CUIABÁ

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é revisado e validado por 20 anos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Após 18 meses de análise de todo o cenário regional, a Prefeitura de Cuiabá finalizou a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá. O estudo foi coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpub) e tem como objetivo definir condutas, estratégias e metas que devem ser desenvolvidas para a melhoria no recolhimento e destinação do lixo produzido na Capital.

“Gradativamente estamos avançando no tratamento de resíduos e o Plano Municipal é mais um passo a ser comemorado. Essa política de sustentabilidade é valorizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro que, a cada nova ação, faz questão de tomar esse cuidado. Acredito que o Plano é um norte para nossa gestão que irá utilizá-lo para construir uma Cuiabá ainda melhor nesse quesito”, comenta o secretário da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

O Plano serve pode ser utilizado pelo poder público como um instrumento de planejamento na gestão de resíduos sólidos por um período de até 20 anos, com revisões em intervalos máximos de quatro anos. De acordo com a Limpurb, por meio dele é possível fortalecer as ações que já estão em prática, alcançando a sustentabilidade socioambiental e econômica na gestão do Município.

A revisão do plano tem como base as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Conforme estabelecido na legislação, a realização desses processos em âmbito municipal é condição obrigatória para ter acesso a recursos da União, destinados a serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para ser beneficiado por incentivos/financiamentos de entidades federais de crédito.  

“Cumprimos a legislação com essa revisão. Agora, nosso esforço estará concentrado para fazer com que o Plano não fique apenas no papel, mas sim seja um instrumento utilizado na prática. Com isso, a população ganha mais qualidade de vida, o meio ambiente ganha em preservação e o Município também é beneficiado, inclusive economicamente”, pontua o adjunto da Limpurb, Anderson Matos.

Leia mais:  Prefeito edita decreto e determina que servidores do grupo de risco permaneçam em teletrabalho até maio

O passo a passo da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cuiabá pode ser conferido pela população clicando AQUI.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretária acompanha vereadores em visita de inspeção no Hospital de Referência que disponibiliza 95 leitos de UTI’s exclusivas para Covid

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A secretária interina de Saúde, Ozenira Félix, esteve na tarde desta sexta-feira (26) acompanhando os vereadores Diego Guimarães e Tenente Coronel Paccola (ambos do Cidadania), em visita de inspeção ao Hopital Referência à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro de Cuiabá). Na ocasião, Ozenira reafirmou que a gestão Emanuel Pinheiro trabalha com lisura e transparência e que está aberta para colaborações. No total, são 80 leitos adultos exclusivos para tratamento COVID-19 e 15 pediátricos, todos funcionando perfeitamente no Hospital de Referência.

“Ele esteve aqui sem autorização, eu não deixei entrar porque nós precisamos dos Equipamentos de Proteção Individual EPI’s para entrar. Quando o pessoal disse que ele esteve aqui, eu e o secretário de Governo Luis Claudio entramos em contato com ele e fizemos uma agenda conjunta. Nós não temos nada contra a inspeção, até porque o nosso trabalho é transparente. Eu avisei ao Diego que a autorização é minha, não podemos deixar solto, este é um hospital de referência à COVID. Temos um termo de responsabilidade, porque amanhã ele pode amanhecer com COVID”, pontuou Ozenira.

Pela manhã, a secretária foi informada de que o vereador Diego Guimarães esteve no Hospital Referência solicitando a entrada nas UTI’s COVID-19. Como o local é considerado de alto risco e necessita de procedimentos para a entrada de pessoas e até para não constranger os pacientes, foi reagendada a visita para o período da tarde, com a presença da gestora de Saúde.

O vereador Paccola também esteve acompanhando o colega Diego Guiamarães. Devidamente paramentados, eles percorreram os corredores do hospital, juntamente com a secretária Ozenira.

Sobre a situação dos bloqueios temporários de leitos e denúncias de falta de medicamentos, a secretária explica que os equipamentos precisam de manutenção periodicamente devido ao ritmo intenso de uso e que há falta de medicamentos no mercado.

Leia mais:  Semob leiloa veículos apreendidos e não retirados por proprietários 

“Se eu tiver um profissional que naquele dia teve uma problema e não pude substituí-lo, eu não posso disponibilizar todos os leitos por falta de pessoal. Nós temos que dar manutenção, não é um processo simples ficar 100% com as UTI’s funcionando desde o ano passado. Isso aqui é manutenção diária, é mudança de pessoal diária, é uma corrida contra o tempo, não é fácil e pagamos muito menos que a iniciativa privada. Está faltando medicamento no mercado. Não é um processo fácil, tem sido uma luta diária, só quem está aqui e faz as compras diárias é quem sabe. Quem fala que consegue fazer um grande estoque não consegue, é todo mundo correndo, direto tem outros municípios ligando pedindo medicamento. Rondonópolis mesmo, tem sido um grande parceiro com a gente”, explica a secretária interina de Saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Limpurb e Obras Públicas realizam operação de limpeza na “Ilha da Banana”

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpub), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, iniciou nesta sexta-feira (26) uma operação de limpeza em toda a área do Largo do Rosário, popularmente conhecido como Ilha da Banana, na região central de Cuiabá. A ação integrada entre os órgãos da Prefeitura de Cuiabá no local engloba a execução de trabalhos tanto manuais como mecanizados.

De acordo com o plano montado para atendimento da demanda, a atividade contará com o empenho de mais de 50 operadores de limpeza pública e o apoio de caminhões caçamba, escavadeira hidráulica e retroescavadeira. O planejamento é que durantes esses primeiros dias a ação seja realizada com a utilização dos maquinários e, posteriormente, as equipes de trabalho manual deem continuidade.  

“Vamos atuar, inclusive, durante este fim de semana para garantir que todo o espaço seja atendido. Nossa previsão é de que a operação seja concluída ao longo da próxima semana. É válido destacar que essa é uma área do Governo do Estado, que há tempos não recebe um cuidado. Sendo assim, por estar exatamente no coração da cidade, resolvemos tomar essa iniciativa”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destaca que esse tipo de atuação, feito em parceria entre os órgãos do Município, é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, visando intensificar e tornar ainda mais efetiva a prestação dos serviços públicos à população. Stopa reforça ainda que, em grande parte, as ações da Secretaria de Obras Públicas e da Limpurb estão interligadas.  

“A tendência é de que esse trabalho em parceria seja cada vez mais fortalecido. Neste ano, já inserimos nossa operação tapa-buraco entre as atividades desenvolvidas no Mutirão da Limpeza da Limpurb. Também estamos atuando juntos em algumas situações de desobstrução de bocas de lobo, como no último sábado (20) na Rua Traçaia, ao lado da Arena Pantanal. Quem ganha com essa integração é a população”, comenta o vice-prefeito. 

Leia mais:  Prefeitura publica ato de nomeação dos aprovados no 1º Concurso Público da Assistência

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana