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MATO GROSSO

Parceria entre Seduc e município de Guarantã do Norte garante entrega de apostilas e alimentos em aldeias indígenas

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Parceria entre rede de ensino municipal de Guarantã do Norte (715 km ao norte de Cuiabá) e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Educação, tem proporcionado mais qualidade de ensino aos estudantes daquela região em tempos de pandemia.

O trabalho conjunto envolve transporte escolar e infraestrutura das escolas para levar apostilas e kits alimentação até os estudantes – tanto da rede estadual quanto municipal -, que não conseguem se deslocar até as escolas.

Ocorre, a exemplo, na Escola Estadual do Campo Irani Jaime Farina, que atende 400 estudantes da zona rural, sendo metade indígenas. São jovens de duas aldeias da região, Kreen-Akaroré (panará) e Mengkranoti (kayapó), alguns distantes 100 km da sede. Hoje são 14 ônibus climatizados atendendo tal demanda.

Além de funcionar na sede, a escola possui salas anexas para o Ensino Médio em escolas do município. A rede está bem estruturada e atende do Ensino Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O Ensino Médio é responsabilidade do Estado.

“Entre vários pontos dessa parceria, a logística é atendida pela prefeitura que colabora em tudo o que for preciso em termos de transportes até as aldeias. É o suporte que precisamos”, ressalta a assessora pedagógica Renata Síria Bortolani Martins.

Formação

Já o Estado expande os cursos de formação da rede estadual aos professores da rede municipal. Todo esse trabalho resulta no estudante preparado para cursar o Ensino Médio.

No entendimento da secretária Municipal de Educação de Guarantã, Diane Tonon Caovila, essa parceria é positiva porque atende aos alunos do município de forma integrada e da melhor forma possível. “É um trabalho que traz resultados”, salienta.

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Secretário de Estado de Educação, Alan Porto reforça a importância de Estado e municípios trabalharem juntos. Enfatiza que as Diretorias Regionais de Educação, que serão criadas, terão como uma das funções implantar, implementar e fortalecer esse de regime de colaboração.

Lembra que o Estado iniciou a reestruturação do ensino público, repassando, gradativamente aos municípios, a educação básica, o que é previsto em lei. Mas enfatiza que esse trabalho tem como base a cooperação. Os professores continuarão a ser capacitados pelo Estado, que também ajudarão na infraestrutura das escolas.

“Nosso objetivo é melhorar a aprendizagem de nossos alunos desde a Educação Básica, para que cheguem ao Ensino Fundamental preparados. Com isso, vamos melhorar a qualidade da nossa educação e nossos indicadores, como o Ideb”.

A parceria é elogiada pela superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais da Seduc, Lúcia Aparecida Santos. “Uma escola com 50% de alunos indígenas é uma escola plural, uma autêntica diversidade. Além de aluno do campo, indígena, temos alunos com deficiência e a Educação de Jovens e Adultos. Tudo isso, graças a essa parceria entre município e Estado”, comemora.

Fonte: GOV MT

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MATO GROSSO

Domingo (07): Mato Grosso registra 261.116 casos e 6.016 óbitos

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A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (07.03), 261.116 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.016 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 356 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 261.116 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.053 estão em isolamento domiciliar e 243.401 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 476 internações em UTIs públicas e 412 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,96% para UTIs adulto e em 49% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (56.231), Rondonópolis (20.440), Várzea Grande (16.420), Sinop (13.322), Sorriso (10.540), Tangará da Serra (10.186), Lucas do Rio Verde (9.513), Primavera do Leste (7.794), Cáceres (5.752) e Nova Mutum (5.164).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 225.692 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 998 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último sábado (06), o Governo Federal confirmou o total de 10.938.836 casos da Covid-19 no Brasil e 264.325 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 10.869.227 casos da Covid-19 no Brasil e 262.770 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (07).

Recomendações

Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

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Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

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MATO GROSSO

Curta-metragem retrata vivência de imigrantes em Lisboa e Cuiabá

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As vivências de imigrantes em Lisboa e Cuiabá estão sendo retratadas no curta-metragem Intersecção – A História de quem migra. A obra é resultado de vivências do diretor e ativista, Rodrigo Zaiden, ao comparar situações semelhantes do período em que viveu como imigrante em Portugal com as dos imigrantes em Mato Grosso.

“Registramos os modos como a imigração impacta diferentes pessoas de distintas culturas e nações, por um lado e, por outro, como essas pessoas se interseccionam num contexto urbano global de uma nação que não é a sua, produzindo novas formas de viver, identidades e resistências”, pontua o diretor.

A maior parte das gravações foram realizadas em 2017, ano em que Rodrigo morou no país lusitano e iniciou a pesquisa audiovisual, registrando histórias de vida de imigrantes de Brasil e de Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), como Moçambique e Guiné Bissau. Em 2019, já em Mato Grosso, o diretor se deparou com a expressiva comunidade de imigrantes guineenses, haitianos, venezuelanos, dentre outros. 

Com a aprovação do projeto na categoria audiovisual do edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curta-metragem está sendo finalizado para lançamento virtual no mês de abril. Os recursos da Lei Aldir Blanc viabilizaram as últimas captações de imagens em fevereiro deste ano, e já estão em andamento as fases de edição, montagem e finalização.

“Mais do que a intersecção entre os contextos de imigrantes em locais diferentes, esse projeto mostra as convergências entre cultura e a sensibilização do público quanto ao direito à cidadania de todos os povos. É mais uma iniciativa da qual temos satisfação em apoiar e dar visibilidade por meio de nossos editais”, assinala o titular da Secel, Alberto Machado.

Leia mais:  A história de quem migra será contada em curta-metragem

De Guiné Bissau, Lídia Dju, que mora em Cuiabá e o diretor do filme, Rodrigo Zaiden

Ao contar histórias de vidas que se cruzam em situações parecidas, o filme desvela circunstâncias limítrofes da imigração, percorrendo memórias, identidades e territórios físicos e simbólicos de um tema que atinge milhões de pessoas.  

“Contamos as histórias de pessoas como a Lígia, a Marvinda ou o Ka Codé, em Lisboa, ou a Lídia, o Ênio e a Callina em Cuiabá. Falamos de suas relações com a imigração, como as mudanças, o processo de adaptação, as relações afetivas e de trabalho, a luta pelos direitos humanos e cidadania. Historicamente silenciados e invisibilizados pelas histórias oficiais portuguesa e brasileira, cada uma das pessoas traz questões únicas e fundamentais”, explica Rodrigo Zaiden.

Conjuntura

Para o diretor, o filme busca sensibilizar não apenas quem passa pela mesma situação, mas também quem assiste, o público em geral, e os formuladores de políticas públicas, responsáveis por propor soluções aos problemas da imigração. 

Entre 2010 e 2018, Cuiabá recebeu mais de 3,5 mil haitianos e 119 venezuelanos sem considerar os imigrantes ilegais. Em Portugal, os brasileiros representam o maior número de imigrantes, somando mais de 151,3 mil pessoas vivendo legalmente. Se contar os ilegais, esse número pode dobrar. 

“Busquei amigos para compartilhar nossas lutas, que são tão diversas, mas convergem em muitos aspectos como a saudade da família e de casa, as adaptações e mudanças ou o racismo que enfrentamos por estar num país colonizador de nossos ancestrais. O mesmo imigrante brasileiro que sofre racismo em Portugal é o que pratica o preconceito com outros imigrantes aqui em Cuiabá. Este ciclo de exclusão ao outro, ao estrangeiro, precisa ter fim, já que o direito de ir e vir está amplamente expresso em todos os documentos internacionais e na constituição federal de Brasil e de Portugal”, conclui Rodrigo.

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Com informações da Assessoria

Fonte: GOV MT

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