O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB) participou da videoconferência com o governador Mauro Mendes e outros 141 prefeitos para acatar as medidas impostas pelo Governo do Estado de Mato Grosso que farão parte do novo decreto sobre as medidas de enfrentamento pandemia da Covid-19. O web-encontro aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (01.03) e teve a participação do secretário de.
A reunião entre os gestores foi convocada em virtude do aumento de casos de pessoas infectadas com a Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, que necessitam de internações em leitos de UTI, que chegaram nível de lotação de 87,95% na manhã do dia primeiro.
Segundo o governador do Estado, um novo decreto foi editado e terá validade a partir desta terça-feira (02.03) com regras mais restritivas para o comércio, incluindo o fechamento para atendimento presencial a partir das 19 horas e toque de recolher a partir das 21 horas diariamente pelo período de 15 dias. Mendes explica ainda que
Mauro explica que as prefeituras deverão publicar seus próprios decretos, porém não poderão flexibiliza-los de modo a diminuir os efeitos restritivos, sob penalização do gestor.
À assessoria de comunicação da Prefeitura de Diamantino, o prefeito Manoel Loureiro, afirmou que irá acatar as recomendações do Governo do Estado, avaliando necessárias as medidas de restrição e pedindo o apoio da população no cumprimento dos decretos para a contenção da disseminação do vírus. “O aparecimento de novas cepas da Covid-19, fizeram a curva de contágio entrar em ascendência de forma muito repentina, sendo os únicos dois meios de conter esse avanço a vacinação em massa e o distanciamento social como bloqueio, porém a produção dos dois laboratórios brasileiros (FioCruz e Instituto Butantã) não consegue suprir a necessidade de toda a população, sendo enviado pelo Ministério da Saúde aos municípios quantidades para cobrir apenas uma pequena parte da população”, disse. “O caminho mais viável é usar o distanciamento como bloqueio pelo período de 15 dias, que é o tempo médio de internação dos acometidos pela doença”, afirma o prefeito.
Dr. Manoel explica que o Governo Municipal está fazendo a sua parte para que a população seja imunizada, “Assinamos termos de intensão de aquisição das vacinas, temos o dinheiro reservado em caixa, cerca de R$ 1,3 milhão provenientes da venda da carteira da folha salarial para o Banco Bradesco, porém não há disponibilidade do produto no mercado nacional, sendo o Governo Federal o comprador de todas as doses disponíveis através do Ministério da Saúde então termos de aguardar a distribuição gradativa”, finaliza Dr. Manoel.
Veja as regras:
Funcionamento do comércio e atividades em geral:
Segunda a sexta: das 5h às 19h
Sábados: das 5h às 12h
Domingo: Comércio aberto até às 12 horas.
Exceções: Farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias
Toque de recolher: das 21h às 5h
Supermercados: apenas 01 pessoa por família
Multa: Projeto de lei prevendo multa de 180,00 para pessoas físicas e com valor proporcional para pessoas jurídicas (por aglomerações e por desrespeito ao toque de recolher)
Delivery: até 23h todos os dias (governo vai avaliar os questionamentos solicitando extensão desse horário)
Transporte coletivo: autorizado, bem como uber e táxi
Escolas: dado o compromisso geral das escolas na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades.
A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares.
Nos órgãos do governo e secretarias de Estado, haverá suspensão do atendimento presencial, com rodízio de 50% entre atividade presencial e teletrabalho.