conecte-se conosco


CUIABÁ

Obra é retomada e Vila Cuiabana será reconstruída com estrutura de alvenaria

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá retomou nesta semana a obra de reconstrução da Vila Cuiabana, na Orla do Porto. Os trabalhos no local são coordenados pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a previsão é de a nova estrutura seja entregue à população em abril, mês em que a Capital completa 302 anos. Nesse momento, um grupo de operários atua na limpeza de todo o espaço.

A reconstrução foi determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e é executada pela empresa RRS Construtora Ltda, que recebeu a ordem de serviço ainda no ano de 2020. No entanto, após efetuar a instalação dos pilares de concreto, o serviço foi suspenso, temporariamente, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diante desse contexto, o Município e a empresa formalizaram um Termo Aditivo ao Contrato, prorrogando o prazo de conclusão. A obra está orçada em R$ 1.151.791,16.  

De acordo com o planejamento, ainda nesta sexta-feira (05) o local deve ser cercado com tapumes, visando garantir a segurança dos pedestres que trafegam pelo espaço e também dos trabalhadores. A partir disso, está programada a colocação das vigas de concreto, fechamento da estrutura com alvenaria e, por fim, a realização da etapa artística-arquitetônica, mantendo as características originais da Vila Cuiabana.

“A Vila Cuiabana é um espaço que a população abraçou. Tornou-se um cartão postal e um dos principais ponto de visitação da nossa cidade. Por isso, estamos trabalhando para recuperar e devolver esse patrimônio à população. Mas, vamos fazer isso com qualidade, para que seja uma estrutura definitiva e que não enfrente os mesmos problemas que vinham causando transtornos ao cidadão”, explica o secretário da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Leia mais:  Limpurb desmente fake news sobre paralisação do serviço de coleta fluvial no Rio Cuiabá

A Vila Cuiabana, na Orla do Porto, foi construída em 2016 e, desde que assumiu a administração de Prefeitura de Cuiabá, a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem buscado alternativas para a preservação do patrimônio público. Nesse período, a estrutura feita de madeira de compensado passou por diversas manutenções. Todavia, em razão da fragilidade do material, se fez necessária a substituição por paredes de alvenaria.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria de Saúde divulga ocupação de leitos de UTI Covid

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS) possui atualmente 43 pacientes residentes dos municípios do interior de Mato Grosso, que estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para Covid em hospitais públicos administrados pela Prefeitura da Capital na tarde desta segunda-feira, 2.

De acordo com a Pasta, dos 80 leitos de UTI adulto do Referência à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro), 63 estão ocupados. Destes, 27 são por pacientes não residentes de Cuiabá, sendo 33,7% a taxa de ocupação.

Já dos 40 leitos de UTI Covid do Hospital São Benedito 16 são pessoas vindas de outras cidades, sendo que 3 estão na ala UTI Covid 1, cinco na UTI Covid-2, e oito na ala UTI Covid-3. Todos os leitos estão ocupados. 

A SMS destaca ainda que, no interior, há três pacientes que precisam de internação em UTI, mas, devido ao estado clínico, não estão em condições de serem transportados, o que foge à alçada da rede de saúde de Cuiabá.

No Hospital Referência à Covid-19, dos 80 leitos de UTI adulto, 63 estão ocupados, havendo ainda 17 leitos disponíveis. Destes, 60 são destinados a casos confirmados e 20 para casos suspeitos. Ainda conforme os dados, dos 63 pacientes, 54 estão positivados para a doença. No entanto, por conta do aumento de casos positivados para a Covid-19, a direção do Hospital Referência informou que reorganizou os leitos, aumentando para 70 os leitos destinados para pacientes positivados e deixando 10 leitos para casos suspeitos.

“O momento agora é de alerta para todos. Pedimos à população cuiabana que jnão se aglomere, mantenham o distanciamento social, e mais do que nunca, cumpram as medidas de biossegurança impostas pelo Ministério de Saúde, que é fazer o uso da máscara de proteção facial e utilizar sempre que puderem o álcool em gel. Vamos pensar em nossos familiares, nossos amigos e entes queridos, esse vírus ainda está aí, se cuidem. Continuamos com a vacinação dos que compõem os grupos de riscos, mas vai demorar até que consigamos imunizar todos”, pediu a secretária da SMS, Ozenira Félix.

Leia mais:  Idosos acamados devem ser cadastrados para se vacinar contra Covid-19

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta terça-feira (02); campanha acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a Covid-19 retorna as atividades no polo central, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, nesta terça-feira (02), com a aplicação da segunda dose dos trabalhadores da saúde que já tomaram a primeira dose da Coronavac. Na terça e na quarta-feira (03), somente este grupo será atendido, para evitar aglomerações e reordenar o fluxo de atendimento no local. Nesta segunda-feira (1º), a partir das 18 horas, o site de agendamento estará disponível para esse grupo. 

A novidade na vacinação será em relação aos dias e horários. “Nesta fase da campanha estaremos com o polo de vacinação aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h, sempre com agendamento”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação.

A partir de quinta-feira (4), o Município de Cuiabá começa a imunizar idosos acima de 80 anos de idade. Na primeira fase de vacinação dos idosos acima de 85 anos, cerca de 2.460 foram imunizados com a Coronavac no polo central de vacinação, além de cerca de 300 acamados. 

A definição foi apresentada durante reunião do comitê organizador da campanha de imunização, na tarde da última sexta-feira (26), que ocorreu concomitantemente à entrega das doses (4.350 da AstraZeneca e 2.060 da Coronavac) à Secretaria Municipal de Saúde. 

Hoje pela manhã foi realizada uma capacitação de todos os profissionais envolvidos na campanha para que sejam adotadas as práticas previstas nas bulas das vacinas e no Plano Nacional de Imunização, além das recomendações do Ministério Público Estadual (MPE), como a orientação para que os aplicadores da vacina mostrem a seringa antes e depois da aplicação, que os frascos vazios das vacinas continuem sendo armazenados para possível checagem posterior, entre outros. “Quanto mais correto a gente trabalhar, mais respaldo a gente vai ter”, reforçou Valéria.

Leia mais:  Programação do pagamento do IPTU 2021 começa hoje; parcelamento pode ser feito em 8 vezes

Reunião com Secretaria de Estado

Conforme divulgado anteriormente, a secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix reuniu-se com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo para solicitar as 3.030 doses do imunizante Coronavac destinadas para a segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Durante a reunião ficou decidido que as doses serão entregues ao Município conforme novas remessas forem sendo entregues pelo Ministério da Saúde. A segunda dose dos trabalhadores da saúde será aplicada com o lote de Coronavac recebido na última sexta-feira (26), com a garantia por parte do Estado de que estas doses serão repostas, sem prejuízo para nenhum grupo contemplado com a vacinação.

“A partir de amanhã nós voltamos com a vacinação. Nós vamos utilizar para primeira dose a AstraZeneca e a Coronavac para segunda dose dos profissionais de saúde. Se Deus quiser, vai chegar um novo lote em breve e o que nós combinamos é que nós vamos ajustando”, comentou a secretária.

PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO DA SEGUNDA DOSE

-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;

-Clique em pré-cadastro;

-Clique em agendar 2ª dose; vai para outra tela onde é solicitado o número do CPF depois clicar em consultar meu cadastro sendo redirecionado automaticamente para tela de horários;

-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;

-Imprima o QR Code da 2ª dose;

-No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.

Importante: As pessoas que não fizeram o cadastro de agendamento para a primeira dose, deverão realizar o cadastro completo, sendo encaminhados para o agendamento da segunda dose.

 

Leia mais:  Secretaria de Saúde divulga ocupação de leitos de UTI Covid

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana