conecte-se conosco


DIAMANTINO

Museu virtual de Diamantino está disponível no site da Prefeitura

Publicado


Em tempos de pandemia em que o contato físico ficou mais restrito, ter acesso ao acervo e ao conteúdo histórico da Casa Memorial dos Viajantes é possível por meio do hotsite hospedado na página oficial da Prefeitura Municipal de Diamantino.

O site mostra todas as salas do museu, o tour virtual é uma viagem pelo local que outrora abrigou a antiga Casa Paroquial, uma construção datada do ano de 1932, idealizada para abrigar a sede da Prelazia de Diamantino.

A Casa Memorial dos Viajantes é uma instituição vinculada ao Governo Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fundada no dia 08 de dezembro de 2007 que tem como objetivo pesquisar, organizar, preservar e difundir a memória da cidade. Para tanto, disponibiliza aos visitantes seu acervo composto por documentos textuais, fotográficos, filmográficos e sonoros.

A expedição virtual é dividida por cada parte da casa museu, sempre com um breve relato de cada anexo, sendo eles: Quarto típico; Memória indígena; Memória Jesuítica; Memória Langsdorff; Memória ex-intendentes e ex-prefeitos; Memória Rondon e Roosevelt; Acervo presente nos corredores e Sala de Múltiplo Uso.

O site além de perpetuar e propagar os importantes fragmentos da história do município, também é uma importante fonte de pesquisa e estudo.

Acessewww.diamantino.mt.gov.br/casamemorial

Comentários Facebook
Leia mais:  Transparência: Site da Prefeitura tem seção com informações da pandemia
publicidade

DIAMANTINO

Diamantino recebe apoio da Polícia Militar para implantação de equoterapia

Publicado


O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), esteve na terça-feira (23.02) em Nova Mutum para visitar as instalações do CBM e da 14º CR PMMT, acompanhado do vice-prefeito Jozenil da Costa Lube ‘Bodão’ e dos vereadores Eraldes Campos, Michele Carrasco, Arnildo Neto, Adriano Correa e do presidente da Câmara, Ranielli Patrick.

A comitiva diamantinense conheceu o funcionamento da Escola Tiradentes, Cavalaria e Comando Regional. Guiados pelo comandante Cel. Fernando presenciaram os benefícios da equoterapia. Na ocasião, o prefeito pleiteou auxilio técnico para Diamantino também oportunizar os serviços à população e prontamente recebeu apoio da Polícia Militar para conseguir implantar o projeto no município.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A atividade emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico exigindo a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

“Desejamos muito em breve conseguir oferecer esse serviço tão benéfico também em Diamantino. Uma atividade terapêutica completa que envolve toda reabilitação física e mental. Age na mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril. Melhora do equilíbrio e da postura, desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, além de estimular a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial e motora”, destacou o prefeito.

A Lei 13.830, de 2019, que regulamenta a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A legislação determina que a prática de reabilitação — que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência — será exercida por uma equipe multiprofissional.

O prefeito ressaltou que o Governo Municipal de Diamantino não medirá esforços para que o município tenha na equoterapia uma importante aliada para reabilitação dos pacientes.

Leia mais:  Prefeitura realiza manutenção na Travessa Comendador Henrique

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

Em reunião, secretários anunciam titulação da Bojuí e construção de ciclovia

Publicado


Adiada em função do cumprimento da agenda do prefeito Manoel Loureiro Neto (MDB) em compromissos na capital do Estado, a reunião com o secretariado ocorreu na manhã desta quarta-feira (24.02) para que o secretariado de gestão apresente o ‘feedback’ e prospecção dos trabalhos desenvolvidos nos 7 dias que antecederam e vão suceder o encontro.

Dr. Manoel Loureiro – O prefeito abriu a reunião informando que devido ao parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável aos Estados e municípios para que adquiram imunizantes contra a Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, ele expedirá ordem de compra de 15 mil doses da vacina que devem contemplar 100% da população local com idade acima de 18 anos.

ESPORTES – As novidades começaram com o secretário de esportes, Jeferson Grolli que deu parecer pela aquisição de um ônibus para atender as demandas de sua pasta, oriundos de recursos captados de emenda parlamentar com o deputado Dr. João Mattos, anunciando também que no próximo dia 13 terá início a primeira competição esportiva no município desde que com a autorização das autoridades sanitárias.

Assistência Social – A secretária Marta Scárdua, relatou o encontro com o prefeito municipal do município de Denise, o “Marrom” que acompanhado de sua primeira dama, realizaram visita guiada ao Lar Anjo Gabriel, a fim de futuras pactuações entre municípios.

A gestora pontuou também que prepara a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março, e dentre as atrações, receberão o “ônibus lilás” que promove palestras e atendimento a mulheres moradoras das regiões rurais como Projetos de Assentamentos Caeté, Bojuí e dos bairros Posto Gil e Deciolândia.

EDUCAÇÃO – Em virtude da visita técnica realizada pelo prefeito à unidade mutuense da Escola Tiradentes e o desejo coletivo de que Diamantino recebe uma unidade do modelo educacional, a secretária de educação e cultura, Rose Carris, convocará reunião com o coordenador pedagógico para que assinem um termo de cooperação e intenção de instalação no município, contudo ressaltou que esta não poderá ser instalada nas dependências da escola que será construída no bairro Jardim Alvorada, por se tratar de uma obra para atender um déficit de vagas na educação básica municipal, podendo ter a Tiradentes, sede em um prédio locado.

Rose também deu destaque ao funcionamento da biblioteca municipal, que a pedido do líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Edson da Silva Giripoca (PSD), passa a funcionar também no período noturno, até às 22 horas.

OBRAS E INFRAESTRUTURA – Há um projeto para a construção de uma ciclo-faixa no bairro Novo Diamantino, que segundo o secretário contemplará com o circuito as avenidas Oscar Schmidt, Min. Gilmar Mendes e Perimetral e custaria aproximadamente R$ 4 milhões que será captado através de emenda parlamentar do senador Carlos Fávaro (PSD).

Edson frisou também os trabalhos em andamento, como a finalização da Ala Covid, anexa ao Hospital São João Batista que deve ser entregue até a próxima segunda-feira (01.03) e a substituição das luminárias e lâmpadas do trecho de serra da MT-240 e do percurso que antecede a parte superior da escadaria do Buriti.

PLANEJAMENTO – A Bojuí terá 100% das propriedades tituladas até o final do ano de 2022, anunciou o secretário de planejamento Ricardo Ferreira, que afirmou ter se encontrado com gestores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma agrária (INCRA) onde deram entrada no processo de titularização das propriedades via associação, sendo a via alternativa mais rápida ao programa Titula Brasil.

Leia mais:  Diamantino recebe apoio da Polícia Militar para implantação de equoterapia

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana