conecte-se conosco


CUIABÁ

Movimento comunitário terá participação ativa na solução de alagamentos nos bairros de Cuiabá

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Obras Pública e lideranças comunitárias da região Sul de Cuiabá se reuniram nesta semana para debater a execução de um plano de intervenções no sistema de drenagem de águas pluviais de diversas comunidades. A ideia é que os presidentes das Associações de Moradores atuem em conjunto com o Pasta, realizando o levantamento dos principais pontos de alagamento de cada bairro.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, a partir desse mapeamento, serão definidas as prioridades e elaborado um plano de trabalho que será colocado em prática durante a época de seca. Segundo ele, o planejamento engloba a execução de serviços de desobstrução e limpeza de bocas de lobo, substituição de tampões, manilhamento de vias e reconstrução da rede pluvial.

“Em comum acordo com todas as associações, vamos levar serviços de qualidade para essas comunidades. A Secretaria vai receber o levantamento, definir as prioridades e trabalhar para resolver as situações, durante o período de seca para que, quando chegar a chuva, a população não sofra com alagamentos. Essa é uma das missões que o prefeito Emanuel Pinheiro nos deu e que, com muito afinco, vamos cumprir”, comenta Stopa.  

O vice-prefeito destaca que o movimento comunitário já é parceiro do Município em diversas outras atividades e que, com mais essa medida, o laço entre o segmento e a Prefeitura de Cuiabá é ainda mais reforçado, com o apoio da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias. “Eles sempre foram parceiros da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e, agora, vamos estreitar ainda mais essa relação, nos ajudando a sanar esses problemas”, explica.

O presidente da Associação de Moradores do Lagoa Azul, Adimar da Conceição, conhecido como Valentim, foi um dos participantes do encontro e aprovou a ideia de inserir o movimento comunitário na solução dos problemas de alagamento. Para ele, Cuiabá está passando por um grande processo de transformação, que se torna ainda mais forte e eficiente quando a população tem a oportunidade de dar sua contribuição.

Leia mais:  NOTA OFICIAL - Prefeitura rebate informação veiculada em publicidade do Governo do Estado

“É uma ideia brilhante e que vai ao encontro das necessidades dos bairros. O mais importante é que teremos uma discussão sobre essa situação crônica em várias regiões de Cuiabá, que vai ser resolvida junto com a sociedade. Muitas vezes o cidadão é obrigado a pisar em uma água suja para sair ou entrar em sua casa. Mas, o prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário Stopa estão de parabéns por agirem em prol de uma solução”, argumenta Valentim.

Wesley Alves é representante da Associação do São Gonçalo III e conta que o bairro é um dos que já estão na programação para ser atendido. Conforme ele, há mais de 20 anos os moradores do local sofrem com o problema de falha na rede de drenagem de águas pluviais. Todavia, após a reunião, Wesley diz ter saído com a certeza de que o sofrimento, muito em breve, chegará ao fim.

“Tivemos a oportunidade de mostrar a realidade que estamos vivendo em nossa comunidade e, de prontidão, fomos atendidos. O secretário já enviou uma equipe de engenheiros até nosso bairro e, agora, irão fazer os estudos necessários para o manilhamento e construção de bocas de lobo”, relata. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro entrega PL que ratifica intenção de aquisição de vacinas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro convida os veículos de comunicação para acompanhar a entrega do Projeto de Lei para a aquisição de vacinas para combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). 

O ato será realizado na próxima segunda-feira (08), às 8h30, no auditório do Palácio Alencastro. Seguindo os procedimentos de enfrentamento da Covid-19, o Município enfatiza que somente será permitida a entrada de dois profissionais por veículo, com uso de máscara de proteção, acompanhado todas as medidas de biossegurança que serão impostas no local. 

O PL será entregue ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná, que dará andamento nos ritos legais de apreciação do Legislativo. O protocolo de intenções, após sua ratificação, será convertido em contrato de consórcio público. 

Os recursos para compra de vacinas e demais insumos poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais, de acordo com a Frente Nacional dos Prefeitos.

SERVIÇO

Assunto: Entrega do PL para aquisição de vacinas e insumos

Local: auditório do Palácio Alencastro 

Horário: 8h30

Data: 08 de março, segunda-feira 

Comentários Facebook
Leia mais:  Veja como ficam os atendimentos das Secretarias de Meio Ambiente com reforço das medidas de biossegurança
Continue lendo

CUIABÁ

Procon Municipal cobra clareza na publicidade de preços dos combustíveis

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O Procon Municipal encaminhou notificação para o Sindicato de Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), para o cumprimento do novo decreto federal de nº 10.634/2021, publicado em 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre as novas formas de divulgação dos preços nos postos de combustíveis automotivos. 

O objetivo é garantir ao consumidor o recebimento de informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre o preço de combustíveis comercializados.

“Trabalhamos imbuídos em facilitar o acesso da população quanto aos seus direitos e deveres. Esse novo decreto só vem a contribuir na transparência das informações e lisura dos fatos, sendo essa uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro”, disse o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Além do valor do litro do álcool, da gasolina ou do diesel, os postos devem informar os valores estimados de tributos das mercadorias e serviços em painel afixado em local visível do estabelecimento que deverá conter: o valor médio regional no produtor ou no importador; valor do ICMS; valor do PIS/PASEP e da Cofins e o valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE Combustíveis.

O secretário informou que o presidente do Sindicato sinalizou positivamente e que fará esse trabalho de divulgação junto aos revendedores. “O prefeito Emanuel Pinheiro fez um pedido especial para que o Procon atue em mais esse processo em benefício da sociedade “, finalizou.

A medida entra em vigência contando os 30 dias de sua publicação. Os postos revendedores que não atenderem a suas disposições ficarão sujeitos às penalidades aplicáveis.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Veja como ficam os atendimentos das Secretarias de Meio Ambiente com reforço das medidas de biossegurança
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana