conecte-se conosco


CUIABÁ

Idosos acamados de Cuiabá falam de alívio e agradecimento ao receber 1ª dose da vacina

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá deu início nesta quarta-feira (17), ao primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 dos idosos que estão acamados. E uma das primeiras a receber o imunizante foi Máxima da Silva Pereira, de 89 anos, moradora do Bairro Campo Velho, que pôde ser vacinada pela própria neta, que é técnica de enfermagem e faz parte de uma das equipes do programa “Melhor em Casa” da Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD).

“É uma emoção muito grande, porque a gente estuda para lidar com coisas desse tipo, mas a gente não espera a informação de que vai vacinar uma pessoa que seja da família da gente. Eu quero que todos saibam, que independente de ser a minha avó, eu vou sempre tratar com maior carinho, não irei decepcionar ninguém. Estou nesse projeto ‘Melhor em Casa’, porque Deus me deu essa oportunidade para eu poder ajudar melhor a população nessa vacinação contra o coronavírus. Graças a Deus que a gente conseguiu esse imunizante, e eu tenho certeza de que em breve toda população vai receber essa vacina”, afirmou a técnica de enfermagem Janildes Nunes da Silva Souza.

Já no Bairro Doutor  Fábio 1, a família do idoso Eulário Ferreira da Costa, de 91 anos, também comemorou por ele estar recebendo a primeira dose do imunizante contra o vírus. “Estamos muito felizes que ele foi vacinado agora, e depois da segunda dose vamos pelo menos sair com ele, mas ainda tomando todo o cuidado necessário, com certeza”, disse a esposa de Eulário, Natália Vitória de Assis Costa.

No mesmo bairro, Augusto Luiz de Araújo, de 85 anos, relatou a importância de poder receber a vacina em sua casa e o quanto ficou agradecido pelo feito e espera agora pela segunda dose para poder voltar a receber visitas em sua casa.

Leia mais:  Um dia após morte do tio, Pinheiro lamenta falecimento de sua tia também pela COVID-19

“Graças a Deus nunca peguei esse vírus, quem tem vindo aqui é somente meu filho e minha cunhada. Para mim, ter recebido essa vacina em casa é uma benção e uma generosidade do prefeito Emanuel Pinheiro fazer isso para nós, que não podemos ir lá. Isso que ele está fazendo está sendo muito bem-feito e tenho certeza de que Deus vai abençoar ele. Agora estou tranquilo e agradeço a vocês por ter tido esse trabalho de ter me visitado. Depois que eu receber a segunda dose estarei disponível para receber visitas em casa, por enquanto é melhor ter cautela”.

A coordenadora do programa “Melhor em Casa”, Joelma Toledo, que acompanhou a vacinação que ocorre hoje na Capital, explica em mais detalhes como está sendo a vacinação dos idosos acamados. De acordo com ela, os pacientes que estão sendo comtemplados neste momento, são aqueles com idade acima de 85 anos, sendo divididos por regionais. Nesta 1ª fase, que encerra na terça (23), já foram cadastrados 295 idosos acamados.

“Serão dois dias vacinando os acamados da região leste, posteriormente vamos para a região norte. Tudo vai ser por etapa, para que possamos contemplar todas as regionais e todos aqueles acamados que foram cadastrados através de um formulário próprio, serão vacinados. Porém isso não quer dizer que aqueles que preencheram o formulário posterior a essa data não serão, eles serão sim, mas de acordo com a dispensação dessas vacinas que nos será entregue”.

A profissional ainda falou sobre o privilégio de poder fazer parte da campanha de imunização contra a covid-19. “Foi algo muito esperado não só pelo nosso país, mas pela nação, é uma perspectiva de podermos a voltar a nossa rotina, que hoje é nova, com precauções, com restrições. Isso para nós é poder trazer conforto a quem tanto espera, assim como nós profissionais que estamos na linha de frente de enfrentamento, a família também tem essa preocupação de receber essa imunização, para que todos possam ter qualidade de vida e mais segurança de que agora estamos caminhando para a imunização de toda população”.

Leia mais:  Limpurb e Obras Públicas realizam operação de limpeza na "Ilha da Banana"

Vacinação dos acamados

Nesta quarta (17) e quinta (18) serão imunizados os idosos acamados da regional Leste. Serão aplicadas 50 doses no primeiro dia e 52 no segundo. Na sexta-feira (19) serão vacinados os idosos da regional Norte, com um total de 79 pessoas. Na próxima segunda-feira (22) será a vez dos idosos da regional Oeste. Serão 68 doses aplicadas para este público. E na terça (23) os idosos acamados da regional Sul serão os contemplados. Estão agendadas 46 pessoas desta regional.

No Centro de Eventos foram vacinados 2460 idosos entre os dias 11 e 15 de fevereiro, além da aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde, que ainda está sendo realizada.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Um dia após morte do tio, Pinheiro lamenta falecimento de sua tia também pela COVID-19

Publicado


Arquivo

Clique para ampliar

Um dia após se despedir de seu tio Carmine Espósito, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro se despede de sua tia Lysete Maria Pinheiro Espósito, esposa de Carmine. Ela faleceu nesta sexta-feira (26), também vítima da COVID-19.

“Como são difíceis as despedidas. Quando a gente perde alguém que ama fica um vazio no peito. Recebi a notícia do falecimento de minha tia agora, durante a reunião do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus. Minha tia partiu um dia após a ida de meu tio Carmine. Não tenho palavras para expressar o sentimento dessa perda. O que me vem no momento são meus primos Mário Espósito, Toninho Espósito, Emanuel Espósito, Nelise Espósito e Gisela Espósito e toda a minha família. À eles eu estendo todo meu amor e carinho nessa hora difícil. Perder os meus tios está sendo muito difícil para todos nós. Como prefeito de Cuiabá nesse momento de pandemia tenho a responsabilidade de trabalhar pela saúde pública de qualidade e para todos, mas o prefeito não faz nada sozinho. Por isso, nesse momento eu peço a todos vocês: por favor, sigam as medidas de biossegurança, a pandemia não acabou e para que momentos de sofrimento pela perda de quem amamos sejam evitados precisamos da colaboração de todos”, disse o prefeito de Cuiabá.

Lysete estava internada na UTI há mais de uma semana em um hospital particular da capital em tratamento da COVID-19, mesma unidade onde o marido estava também internado até a última quinta-feira (25), data em que faleceu. O casal completaria 60 anos de casados em julho deste ano.

Em razão da pandemia, não será realizado velório. Entretanto, familiares e amigos farão um cortejo até o local de sepultamento. A hora e local ainda não foram divulgadas.

Leia mais:  Semob leiloa veículos apreendidos e não retirados por proprietários 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura recebe 6.410 doses de vacina e avança na campanha de imunização em Cuiabá

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá recebeu do Governo Federal, na tarde desta sexta-feira (26), mais 6.410 doses das vacinas que darão continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram recebidas 2.060 de Coronavac e 4.350 da vacina Oxford/AstraZeneca. A SMS agora trabalha no planejamento para a retomada da imunização contra o coronavírus na capital, de acordo com as doses recebidas.

A última entrega de vacinas ocorreu no dia 19 de fevereiro, com 3.120 doses de Coronavac, encaminhadas pelo Ministério da Saúde via Secretaria de Estado de Saúde (SES). Todo o montante recebido até então serviu para imunizar 17.480 trabalhadores da saúde da rede pública e privada da cidade, inclusos no grupo 1 do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, além de 100% dos idosos institucionalizados, e para a vacinação da 1ª dose dos idosos com 85 anos ou mais e acamados da mesma faixa etária, definidos pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira comemorou a chegada da nova remessa das vacinas, uma vez que que a campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, havia sido suspendida devido a falta do imunizante.

“Vamos retomar a campanha com força total na próxima semana, com agendamento prévio, para evitar aglomerações e com todas as medidas sanitárias necessárias, principalmente neste período em que a pandemia tem ganhado força. Em breve divulgaremos com exatidão quais os grupos e faixas etárias estarão contemplados nesta etapa da imunização”, comentou Valéria.

No total foram imunizadas mais de 23 mil pessoas até esta quinta-feira (25), de acordo com os dados atualizados diariamente pelo site da campanha (https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/), disponível no portal da Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Secretaria de Saúde abre prazo para solicitação de aplicação de imunoglobulina em crianças de até 2 anos de idade

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana