conecte-se conosco


MATO GROSSO

Governo e Prefeitura firmam parceria para acelerar obras do Parque Tecnológico em Várzea Grande

Publicado


O Governo de Mato Grosso firmou parceria com a Prefeitura de Várzea Grande para a finalização das obras do Parque Tecnológico, localizado no município. A prefeitura ficará responsável por dar seguindo às obras de infraestrutura da região do parque, como redes de água, esgoto e energia, além de uma parte da pavimentação de ruas próximas.

O acordo foi feito esta semana, durante visita às obras do Parque Tecnológico. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, apresentou o projeto e as demandas ao prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat. 

Na ocasião, Borgato ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura para a conclusão deste empreendimento, que será importante para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

“Estamos trabalhando no fomento de pesquisas e inovações em Mato Grosso, e o Parque Tecnológico será uma ferramenta fundamental neste processo. Por isso, o Governo do Estado está focado em concluir a obra, que está na etapa inicial, com previsão de entrega em cerca de dois anos. Agora os trabalhos serão acelerados com o apoio da Prefeitura, que vai resolver as questões de infraestrutura na região”, disse o secretário.

“Fizemos um compromisso com o secretário Borgato, de além dessa infraestrutura necessária para acelerar os serviços, ainda iremos executar uma parte do asfalto. Vale ressaltar que a obra de pavimentação é realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística [Sinfra], porém, atendendo à solicitação da Seciteci, a Prefeitura também vai fazer uma parte da pavimentação, para agilizar o cronograma”, completou o prefeito.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo,  o  Parque beneficiará todo o Estado, por meio do desenvolvimento de empresas de base tecnológica.

Leia mais:  Governo sanciona lei que obriga reeducando a pagar por uso de tornozeleira

“É um empreendimento que dará suporte ao Estado inteiro. Isso porque, além do Centro de Inovação, teremos espaços para empresas instalarem laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, além de instituições de ensino com iniciações científicas, por meio de parcerias”, afirmou.

A obra

Em maio de 2020, o governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço para construção do Centro de Inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso, em Várzea Grande. O valor da obra é de aproximadamente R$ 8,7 milhões.

Os recursos serão disponibilizados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), que é parceira do projeto, por meio de oferta de bolsas, realização de eventos, além dos recursos para a construção do Centro de Inovação. 

Localizado na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, a área total do Parque Tecnológico é de 16 hectares. 

O projeto moderno, com estruturas metálicas, prevê a implantação de um centro de inovação, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisas, edifícios corporativos, estacionamento, parques, restaurantes e espaço para prestadoras de serviço.

O Parque será um ambiente voltado à criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras ao mercado.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Equipamentos levados de pousada são localizados em bairro de VG e uma pessoa é presa por receptação

Publicado


Equipe de investigação da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá localizou nesta sexta-feira (26.02), em uma residencial de Várzea Grande, oito televisores, entre outros equipamentos, que foram furtados de uma pousada na Capital. Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por receptação. 

Os policiais civis estavam em diligências para apurar o furto ocorrido no dia 19 de fevereiro, quando foram levados diversos objetos e equipamentos de uma pousada localizada na Rodovia de Manso.

Os investigadores receberam a informação de que uma casa no residencial Jequitibá, em Várzea Grande, estava sendo utilizada para guardar objetos de roubo, que também estavam sendo vendido no local. 

Durante a abordagem, o suspeito I.V.B.S., de 19 anos, que estava na casa avançou contra uma policial da equipe e tentou tomar a arma dela, que conseguiu se desvencilhar e fez um disparo de advertência que atingiu superficialmente a perna do rapaz. Mesmo assim, ele ainda tentou investir contra a equipe, mas foi contido. A equipe acionou o socorro médico do Samu para fazer o atendimento ao criminoso.  

Em buscas no imóvel, os policiais da Derf de Cuiabá constataram que a casa era, de fato, usada como apoio logístico para esconder objetos provenientes de atividade criminosa e encontraram televisores e monitores furtados da pousada, além de roupas de cama do empreendimento turístico.

O suspeito informou aos investigadores que receberia comissão pela venda dos produtos. Ele foi autuado em flagrante por receptação qualificada e encaminhado para atendimento médico, permanecendo sob custódia em unidade hospitalar. 

A investigação da Derf Cuiabá prossegue para identificar outros possíveis envolvidos no furto à pousada. 

Crime 

Na sexta-feira, 19 de fevereiro, a Derf prendeu em flagrante num homem de 36 anos pelo furto cometido contra a  pousada localizada na estrada do Rio Manso, zona rural de Cuiabá. Na delegacia, ele permaneceu em silêncio, não colaborando com as investigações. 

Leia mais:  Reincidente por roubos, homem é reconhecido por vítima e preso em flagrante por tráfico

De acordo com a apuração, o suspeito invadiu o local por volta das 03h da madrugada e furtou vários objetos de valor como televisões, frigobares, eletrônicos e outros produtos de hotelaria. 

O suspeito foi localizado no bairro Santa Isabel, na Capital, e com ele recuperados parte dos objetos levados da pousada. Ele possui várias passagens pela prática de crimes patrimoniais e foi indiciado por furto qualificado pelo concurso de pessoas, o que significa que agiu com possíveis comparsas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende suspeito de furto de gado e identifica associação criminosa em Poconé

Publicado


Ação conjunta das Polícias Civil e Militar esclareceu o furto de três cabeças de gado em uma propriedade rural em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), e resultou na prisão de um dos autores, além da identificação de envolvimento em associação criminosa mediante confiança e abuso de confiança e receptação.

A subtração do gado ocorreu na segunda-feira (22.02), em uma fazenda a cerca de 30 quilômetros da área urbana de Poconé. O dono da propriedade descobriu o fato somente na quinta-feira (25.02), quando percebeu o rastro de veículo próximo ao pasto. 

Um funcionário confessou a participação no furto e foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Poconé para prestar esclarecimentos. Com a condução do suspeito, a equipe da Polícia Civil iniciou as investigações para recuperar os animais e identificar outros envolvidos no crime.

Durante as diligências, os policiais descobriram a propriedade em que o gado furtado foi desembarcado, assim como uma situação de flagrante de associação criminosa.

Segundo as investigações, o funcionário da fazenda, combinado com sua namorada e seu concunhado fizeram a subtração dos animais, que em seguida foram entregues na propriedade de uma terceira pessoa identificada como receptador do gado.

Os policiais foram até o local e encontraram as três cabeças de gado furtadas que foram restituídas à vítima.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Maurício Maciel Pereira, a princípio não havia situação do flagrante do furto, porém, diante da identificação dos demais envolvidos, o funcionário foi autuado pelo crime de associação criminosa.

“As investigações continuam em inquérito policial instaurado na Delegacia de Poconé, que irá apurar o envolvimento dos suspeitos no crime de furto qualificado pela confiança, assim como da pessoa que adquiriu as rezes pelo crime de receptação”, explicou o delegado.

Leia mais:  Polícia Civil identifica mais uma garagem envolvida com compra e venda de veículos de origem ilícita
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana