conecte-se conosco


MATO GROSSO

Governador: “Equipar a polícia é dar segurança para a população”

Publicado


O governador Mauro Mendes entregou, nesta sexta-feira (19.02), 200 pistolas Glock, calibre 9, para a Polícia Civil de Mato Grosso. A entrega foi realizada na Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil e o armamento será utilizado pelos profissionais que atuam em Confresa e Juína.

“Esta é a primeira etapa de uma série de entregas de armamento novo para todas as forças policiais de Mato Grosso. Até o final de 2022, 100% de todo o efetivo terá as melhores e mais modernas armas disponíveis no mundo para prestar o melhor serviço de segurança pública à população, porque equipar as polícias é dar segurança ao cidadão”, afirmou o governador.

Mauro Mendes também autorizou a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) a adquirir mais três mil pistolas para 2021 e o restante para equipar toda a tropa que necessita do armamento no primeiro semestre de 2022.

“Conseguimos recuperar o Estado e arrumar a casa. Estamos pagando em dia e de forma correta servidores e fornecedores. As economias que estamos fazendo pagando melhor e comprando bem muda a realidade e traz bons resultados. Uma parte dessas economias estão resultando na compra das pistolas, em obras, hospitais, em todas as entregas que temos feito”, destacou ele.

No início de fevereiro, Mauro Mendes já havia feito a entrega de 1,3 mil pistolas do mesmo modelo para a Polícia Militar.

Também estiveram na solenidade de entrega o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o diretor da Polícia Civil, Mário Dermeval, além dos deputados estaduais Delegado Claudinei, Dr. Gimenez e Silvio Favero.

Investimentos em Segurança Pública

Além dos investimentos com armamento, o governo tem melhorado o Sistema Penitenciário, com a ampliação das unidades prisionais. Entre elas, a Penitenciária Central do Estado (PCE), cujo novo raio foi entregue em novembro de 2020 e se tornou referência em tecnologia para todo o país; e a entrega de mais de mil vagas, com a inauguração da Penitenciária em Várzea Grande.

Leia mais:  Terça-feira (02): Mato Grosso registra 253.783 casos e 5.864 óbitos

O governador pontuou que mais outros seis novos raios serão construídos na PCE. “Vamos investir no Sistema Penitenciário, porque dominar as prisões é dominar o crime organizado e dar segurança para a população. A PCE será um presídio praticamente novo, moderno, mais eficiente e muito mais seguro para os profissionais, cidadãos e para os próprios reeducandos”.

Os investimentos em viaturas também são considerados prioridades. Em janeiro, 250 novas viaturas foram entregues para as forças de segurança, com economia nos contratos de aluguel, que era de R$ 6,8 mil por veículo, e agora, o Estado paga R$ 3,6 mil.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Posto fiscal da Serra do Cachimbo passa por vistoria

Publicado


Dois servidores da Superintendência de Fiscalização (Sufis) e Coordenadoria de Fiscalização Volante em Postos Fiscais e Transportadoras (CFPF) da Secretaria de Fazenda, visitaram na semana que passou, o Posto Fiscal da Serra Cachimbo localizado na divisa com o Pará. O objetivo da visita foi verificar a situação em que o posto fiscal se encontra e desenvolver melhorias para o trabalho dos servidores fazendários e dos motoristas que passam pelo local.

O superintendente da Sufis, José Carlos Bezerra Lima e o coordenador Clóvis Damião Martins, discutiram como os servidores que lá estão atuando, questões relativas à infraestrutura, tecnologia e escala de serviços. Entre as verificações foram registradas as questões relacionadas à: comunicação, internet, pavimentação do pátio, balança e alojamentos, entre outros.

Para o supervisor fazendário do posto, Marino Gomes Hernandorena, a visita foi positiva e útil. Ele e toda a equipe se prontificaram a apresentar sugestões de melhorias.

De imediato a Sefaz, irá solicitar uma melhoria no policiamento local, disponibilizando um plantão da Polícia Militar, especialmente no horário noturno, onde é o maior risco, tanto de evasão quanto para o servidor.

O resultado da vistoria será apresentado em um relatório ao secretário de Fazenda Rogério Gallo para analisar e desenvolver um plano de ação, e assim reduzir os problemas que foram identificados no local.

O secretário de Administração Eugênio Cafone Lima e o diretor de Tributos Lourival Francisco dos Reis, ambos da Prefeitura de Guarantã do Norte, também participaram da vista. A parceria com a Sefaz é de interesse da prefeitura, haja vista que uma melhora no desempenho na arrecadação do ICMS por ação fiscal, teria impacto direto nos repasses ao município onde o posto está localizado.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Acordo permitirá celeridade em investigações de crimes de corrupção em MT
Continue lendo

MATO GROSSO

Comparecimento mensal de reeducandos está suspenso até 31 de março

Publicado


Em atendimento a portaria do Poder Judiciário, publicada nesta terça-feira (02.03), a direção da Fundação Nova Chance (Funac) suspendeu, até o fim deste mês, os atendimentos das pessoas que cumprem penas no regime semiaberto, aberto, penas alternativas e condicional do Sistema Penitenciário. A medida visa atender os protocolos de enfrentamento à Covid-19 no estado e evitar aglomeração.

O comparecimento mensal trata a condição para cada fase da execução da pena. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, mais de quatro mil pessoas foram até à unidade, que fica na região do Coxipó, em Cuiabá. 

A Portaria 02/2021 é da 2º Vara Criminal. A normativa, no entanto, “não autoriza o descumprimento das demais determinações concernentes ao cumprimento das penas, notadamente quanto as obrigações relacionadas ao monitoramento eletrônico”.

A Funac é uma unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Atualmente, o estado possui 4.868 pessoas que são monitoradas por tornozeleira. Deste total, 3.123 cumprem pena no semiaberto e 890 estão em liberdade provisória. Os demais são pessoas monitoradas pela lei Maria da Penha, botão do pânico e presos que trabalham fora das unidades penais.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Contemplados em editais da Secel recebem consultoria personalizada sobre prestação de contas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana