conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Escolas da rede municipal de Várzea Grande se preparam para início do ano letivo de 2021

Publicado


Legenda:

As aulas nas unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande estão previstas para retornarem a partir do dia 1º de março de forma remota (não presencial) e em 05 de abril de forma híbrida (parte presencial e parte não presencial). Diante disso, os profissionais da educação já estão se preparando para esse momento tão esperado, principalmente para o retorno das aulas presenciais.

Para os gestores, a expectativa é grande e todos estão ansiosos para o reencontro com os alunos. É o que garante a diretora Edézia Domingas Amorim, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB)  Nair de Oliveira Correa. “Estamos desde a semana passada trabalhando e nos preparando para esse retorno. Já preparamos o material apostilado para entregar aos pais, já que no período de aulas remotas trabalharemos com o sistema apostilado. Além disso, já criamos grupos no whatsapp para orientações, recados e informações aos pais”.

Segundo a diretora, a escola também já está se preparando para o retorno das aulas presenciais, organizando o espaço escolar de acordo com as normas de biossegurança. “No que se refere à questão da limpeza e da higienização do ambiente escolar, também já estamos organizados. Adquirimos os materiais necessários, como álcool em gel, dispenser para álcool, termômetro digital e máscaras”.

Nischelle Maria Pinheiro, diretora da EMEB Luiz Reveles Pereira, ressalta que nesse momento não estão preocupados somente com a aprendizagem dos alunos, pois isso os professores fazem com excelência, mas também com o acolhimento das famílias, dos alunos e dos profissionais da educação. “Todos vão precisar de adaptação a essa nova rotina e o profissional precisa estar preparado emocionalmente e psicologicamente, pois assim vai acolher melhor o aluno e a comunidade”.

A diretora Eva de Paulo Vieira Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jayr Luiza de Campos Untar, que atende 146 alunos de 2 e 3 anos, também está muito ansiosa pela volta das aulas presenciais. “O desejo de ver nossos alunos é muito grande e é muito triste ver aquela escola vazia com aquele silêncio profundo. Nossos pequenos também estão ansiosos para voltar, mas precisamos pensar na segurança deles, por isso estamos cumprindo as determinações da Organização Mundial de Saúde e as resoluções do Conselho Nacional e do Municipal.

Leia mais:  Educação instala novos parquinhos infantis em unidades de ensino

Na escola do Campo Bianka Lorena da Rocha Capilé, que atende 140 alunos na educação infantil (4 e 5 anos), ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) e mais a modalidade da educação de jovens e adultos, também já está tudo pronto para o retorno das aulas.

A diretora Eunice da Silva Araújo ressalta que, por ser uma unidade do Campo, as atividades são 100% realizadas com as apostilas e o material já está sendo preparado. “Fazemos a entrega das apostilas diretamente na casa do aluno e depois voltamos para recolher esse material com as atividades prontas. Nenhum aluno fica sem ser atendido”.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) reuniu os gestores das 85 unidades escolares para o alinhamento sobre a retomada das aulas, tanto com relação à questão pedagógica quanto administrativa. Segundo o secretário Silvio Fidelis, a vontade de ver os alunos retornando para a sala de aula é  expressiva, mas entende que é preciso pensar na segurança dos alunos e profissionais da educação diante da Pandemia.

“As crianças estão fazendo falta nas unidades escolares Não é fácil entrar em uma unidade escolar e encontrar tudo vazio, não ver aquelas carinhas lindas e cheias de alegria. Mas precisamos ter cautela neste momento e seguir à risca as recomendações conforme preconiza os Ministérios de Saúde e Educação, e saber o momento certo de retornar às atividades normalmente”, declarou.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Bairros de Várzea Grande recebem ‘mutirão de limpeza’

Publicado


Legenda:

Além da manutenção realizada diariamente nas vias públicas da cidade, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana estão realizando, de forma simultânea, ‘mutirões de limpeza’ em diversos bairros de Várzea Grande. A ação tem o objetivo de promover o bem estar da população e, ao mesmo tempo, deixar a cidade mais atrativa.

Segundo o titular da pasta, Breno Gomes, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana vem mantendo, diariamente, a limpeza das vias públicas, seguindo o cronograma pré-estabelecido. Porém uma equipe de trabalho realiza nos bairro, o mutirão de limpeza, que ocorre de forma mais incisiva e profunda, com a execução de serviços como a poda de árvores, pintura de meio fio, troca de lâmpadas e a retirada de entulhos.

Breno Gomes explica que a meta da Secretaria é priorizar o maior número de localidades, por isso foi elaborada uma lista de bairros que serão atendidos e as datas definidas para cada execução. “Essa agenda foi elaborada, levando em consideração principalmente a necessidade e a urgência de cada bairro na realização do serviço” disse o secretário informando que o bairro Jardim Marajoara foi o primeiro a receber o mutirão de limpeza, seguido do bairro Novo Várzea Grande.

A equipe responsável pelo mutirão de limpeza, leva em média uma semana para executar o trabalho, porém esse prazo depende muito da localização, do espaço geográfico do bairro e das condições de suas vias públicas.

O subsecretário e coordenador da operação de limpeza, Virdinei da Silva informou que as equipes se mantêm no bairro durante o prazo de conclusão das atividades e após finalização se deslocam para o bairro subseqüente. “Seguimos uma lista de prioridades, porém todos os bairros serão atendidos com essa ação”, garantiu.

Leia mais:  Prefeito homenageia mulheres com entrega de flores

O gestor explica ainda que o mutirão de limpeza é uma das ações mais importantes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, porque além de manter a cidade limpa, reduz o número de doenças provocadas por incidência de mosquitos, melhora a acessibilidade as localidades, e contribui para o embelezamento do bairro que recebe a ação. 

CONTRIBUIÇÃO: Para manter a cidade limpa e organizada, com aparência e visual agradável, é preciso que a população também faça a sua parte. A contribuição dos moradores é essencial para o ordenamento e lisura do bairro.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes lembra que o serviço de limpeza pública exige bastante esforço físico e que às vezes as equipes chegam a ficar uma semana no mesmo bairro até que concluem a atividade, mas em compensação, quando concluem o trabalho, o visual do local fica mais bonito.

E para que nenhuma localidade tenha os trabalhos comprometidos, a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana definiu estratégias de atribuições para cada grupo de colaboradores – tanto dos que atuam na limpeza das vias públicas, quantos dos que realizam o mutirão de limpeza que está sendo feito nos bairros.

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prefeito homenageia mulheres com entrega de flores

Publicado


Legenda: Dia das Mulheres –

Todas as servidoras da Prefeitura Municipal de Várzea Grande foram recepcionadas com flores, neste 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Esta foi a maneira do prefeito Kalil Baracat homenagear todas as funcionárias que atuam nas mais diversas frentes de trabalho, e que têm papel fundamental não só na vida política do município, mas também na transformação de toda uma sociedade.

“Um gesto de delicadeza com tudo o que elas representam e que de fato merecem. Independente do setor em que atuam, têm papel importante na construção de uma Várzea Grande melhor para toda a gente, são mulheres pioneiras, mentoras e grandes líderes que nos inspiram”, disse o prefeito.

Kalil Baracat enalteceu a participação das mulheres nas ações de fortalecimento de vínculos, de ações humanitárias e na construção de políticas públicas que vão de encontro aos anseios da população. “Minha avó Sarita Baracat foi a primeira prefeita de Várzea Grande e atuou nos anos de 1967 a 1970, um período marcado por conquistas uma vez que a política era exercida na maioria das vezes pelo sexo masculino. Outra gestora de destaque foi a prefeita Lucimar Campos, que até pouco tempo comandava com altivez a Prefeitura de Várzea Grande e que também deixou o seu legado”, destacou. 

O prefeito também enalteceu a participação de valorosas mulheres que tem participação ativa em sua vida, que são importantes e que compartilham o seu dia a dia.  “A minha mãe, irmã, minha esposa e filha merecem todo o amor, o meu respeito e a minha dedicação, porque fazem parte da minha vida e que caminham comigo em todos os momentos e são meu porto seguro”.

Leia mais:  Várzea Grande vacina idosos em domicílio e acima de 75 anos a partir de amanhã

Para a servidora Maria Gonçalina de Campos, que há mais de 30 anos atua na Prefeitura de Várzea Grande, “o reconhecimento do prefeito nesta data – que além de comemoração é também de luta por respeito à mulher – aliada a esse momento em que o país sofre com tantas notícias ruins em decorrência dessa pandemia, receber flores nos deixa feliz. Essa é uma demonstração de carinho que o prefeito está nos dando e só temos a agradecer”.

MAIS COMEMORAÇÕES: A Guarda Municipal de Várzea Grande saiu nesta segunda-feira (08) para mais uma operação, porém a blitz não teve como propósito autuar motoristas em situação irregular, mas presentear as mulheres com palavras de carinho e respeito, além da entrega de rosas.

A ação, que ocorreu durante toda a manhã na Avenida Couto Magalhães, teve como propósito comemorar o Dia Internacional das Mulheres.  De acordo com o Comandante Geral da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado, a ação foi uma forma de homenagear as motoristas e pedestres que passavam pelo local.

“Essa é uma das datas mais importantes do calendário, e que devem ser lembradas, não só neste dia 8 de março, mas em todo o ano. Vale lembrar que temos no nosso efetivo, várias mulheres que atuam em todos os setores que compõem a pasta. São mulheres valorosas que realizam o seu trabalho com dedicação e que possuem um olhar diferenciado para cada situação, seja conflito ou conciliação”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana