conecte-se conosco


MATO GROSSO

Empaer lança cartilhas técnicas sobre flores tropicais e processamento de mandioca para agricultores de MT

Publicado


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), lançou nesta terça-feira (16.02), duas cartilhas técnicas, uma sobre flores tropicais e outra que aborda o processamento da mandioca no Estado de Mato Grosso. O material foi impresso e o deputado federal Max Russi repassou para a empresa 2.400 exemplares.  As cartilhas serão entregues para os agricultores familiares com objetivo de fornecer um conjunto de práticas recomendáveis com garantia de rendimento, menor custo de produção e conhecimento técnico das principais necessidades para a implantação das culturas.

A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Empaer, Selma Rodrigues de Morais, destaca a importância das cartilhas e complementa que a mandioca é considerada a segunda cultura mais importante da cadeia produtiva no Estado, ficando atrás apenas da pecuária de leite. E esclarece que o cultivo de flores tropicais representa um dos promissores segmentos para os agricultores na comercialização e distribuição de flores e plantas cultivadas com fim ornamental. “Estes materiais podem auxiliar o produtor a produzir e utilizar tecnologia para o desenvolvimento das culturas”, esclarece.

A mandioca é considerada a segunda cultura mais importante da cadeia produtiva no Estado. Foto: Lara Jordani | Empaer-MT.

O assessor parlamentar Aparecido Alves destacou as atividades executadas pelo deputado Max e a sua vocação para o social, reconhecendo a importância da agricultura familiar para a economia de Mato Grosso. Alves agradeceu o empenho dos pesquisadores e extensionistas da Empaer pelas informações técnicas contidas nas cartilhas que serão destinadas ao homem do campo. “A cartilha foi impressa com recursos do parlamentar, que tem um carinho especial pela agricultura familiar”, esclarece.

O material impresso sobre mandioca foi elaborado pelos extensionistas Lindelzi Souza Costa de Lima e Liduíno João de Lima, e a pesquisadora Dolorice Moreti. A cartilha aborda o processamento e fabricação de farinha e a qualidade do produto final para o consumidor. Segundo Lindelzi, este documento reúne informações sobre as raízes de mandioca e toda a cadeia produtiva, visando melhorar a qualidade e a rentabilidade do produto.

Leia mais:  Sefaz autoriza continuidade de acesso ao sistema fazendário nas prefeituras

A atividade de produção de flores possibilita múltiplas formas de exploração e diversidade de cultivo. Foto: Lara Jordani | Empaer-MT.

A cartilha de flores tropicais conta com a autoria da pesquisadora Eliane Maria Forte Daltro, do técnico agropecuário Guilherme Araújo Neves e da bibliotecária Eunice Oda. O projeto inédito de pesquisa estuda, há 10 anos, a viabilidade produtiva das flores e folhagens. Conforme Eliane, o Estado  possui excelentes características de solo e clima, além de localização geográfica privilegiada para o desenvolvimento de uma floricultura eficiente e competitiva. A atividade de produção de flores possibilita múltiplas formas de exploração e diversidade de cultivo que podem ser: produção de flores de corte, plantas envasadas, folhagens, plantas de interior e viveiros de produção de mudas para jardins.

O material impresso estará disponível em todos os escritórios da Empaer. Informações (65) 3613 1737.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governador Mauro Mendes pede auxílio do embaixador dos EUA para compra direta de vacinas

Publicado


O governador Mauro Mendes pediu o auxílio do embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, para que Mato Grosso e os oito estados que compõem a Amazônia Legal possam fazer a aquisição direta de vacinas contra a covid-19.

O pedido foi feito na manhã desta sexta-feira (05.03), durante reunião do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal com o embaixador. Também endossaram a solicitação os governadores Gladson Cameli (Acre), Waldez Góez (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Flávio Dino (Maranhão), Helder Barbalho (Pará), Marcos Rocha (Rondônia), Antonio Denarium (Roraima) e Mauro Carlesse (Tocantins).

“Nós vimos com muita boa vontade quando vosso presidente anunciou que até maio pretende atingir a vacinação de grande parte de sua população. Vocês têm grandes laboratórios, grande capacidade de produzir. Queremos pedir a sua ajuda, enquanto embaixador, junto ao governo americano, para que ele possa negociar conosco, com o Consórcio da Amazônia Legal – que presta serviços importantes na área ambiental ao planeta – uma quantidade expressiva de vacinas que nós queremos comprar. E aí o governo americano, atingindo a meta de vacinação, possa nos auxiliar a comprar essas vacinas para atender a parte dos brasileiros que vivem aqui na Amazônia Legal”, solicitou Mauro Mendes.

O chefe do Executivo de Mato Grosso ressaltou que os estados que compõem o consórcio fazem um grande trabalho para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável não só do Brasil, mas de todo o mundo – bandeira que tem sido defendida pelo atual presidente americano, Joe Biden.

“O senhor deixou muito claro que vai ter um diálogo com o Governo Federal, mas também com os governos estaduais. Os 9 estados amazônicos têm o maior ativo ambiental desse país e um dos maiores ativos ambientais do planeta. A floresta amazônica que nós temos aqui é um patrimônio do nosso país e presta grandes serviço ao planeta e a toda a humanidade. Nós queríamos pedir um gesto de boa vontade dos EUA nessa questão da pandemia”, destacou.

Leia mais:  Sefaz autoriza continuidade de acesso ao sistema fazendário nas prefeituras

O embaixador Todd Chapman respondeu que irá auxiliar os estados a estreitar o relacionamento com o governo americano para possibilitar essas aquisições.

“Nós estamos completamente abertos para oferecer as melhores vacinas do mundo, com as melhores tecnologias que existe. Queremos trabalhar com vocês e cumprir com as normas legais do país. Entendo que essa é a prioridade número 1 dos governadores é a saúde de sua gente”, declarou.

Desde o ano passado, o governador Mauro Mendes tem buscado comprar vacinas de forma direta para Mato Grosso, tendo conversado com os institutos e empresas que fabricam imunizantes em todo o mundo, mas por enquanto só há negociação com governos federais. Nesta semana, o gestor visitou a fábrica da vacina russa Sputnik V.

O gestor também tem buscado as vias diplomáticas, mantendo conversas com a embaixada da China e com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Escola Nacional do Consumidor prorroga prazos de cursos destinados ao consumidor

Publicado


A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) prorrogou até 15 de março o prazo de inscrições para três cursos sobre educação financeira. Além desses, cinco novos cursos devem abrir as inscrições em 5 de abril. As capacitações são gratuitas e a distância, necessitando de computador com acesso à internet. As inscrições são pelo site www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional.

Os cursos prorrogados, destinados ao consumidor, vão ocorrer entre 22 de março e 19 de abril.  São três módulos, totalizando uma carga horária de 60 horas. Quem concluir a capacitação dentro das condições previstas pela ENDC, e for aprovado, vai receber certificado digital de conclusão de curso. 

As cinco novas capacitações, também gratuitas, são destinadas a outros públicos, principalmente membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), formado pelos Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros órgãos. 

“Sempre incentivamos e orientamos, principalmente os novos servidores de Procons, a participarem desses cursos. É uma oportunidade de ter um panorama geral do que vem sendo discutido em âmbito nacional, mas principalmente uma aprendizagem para que possam captar os conceitos básicos do Direitos do Consumidor”, orienta a coordenadora de Educação para o Consumo e Relacionamento com os Municípios, Cristiane Vaz.

Os novos cursos tratam de diferentes temas, entre eles: elaboração de projetos, conceitos dos crimes contra as relações de consumo, funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e seus produtos, direito de acesso às informações. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Colegiado define como 25,4 mil doses da vacina serão distribuídas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana