conecte-se conosco


CUIABÁ

Emanuel Pinheiro fomenta articulação de municípios para chegada da ferrovia

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, recebeu os representantes dos municípios de Diamantino, Poconé, Arenápolis e do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, para uma reunião de apresentação do estudo de viabilidade técnica do traçado da ferrovia Senador Vicente Vuolo, do trecho de Rondonópolis até Sorriso. O encontro aconteceu na última quinta-feira (11), no Palácio Alencastro, após parecer favorável do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas a autorização da extensão dos trilhos em Mato Grosso, passando por Cuiabá e seguindo até Lucas do Rio Verde. O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou a decisão do ministro.

“Estamos vendo o Brasil reconhecendo a importância de Cuiabá e Mato Grosso no cenário econômico nacional. Importante frisar o trabalho da bancada federal, deputado Emanuel Pinheiro Neto, senador Wellington e Jayme Campos em especial, trabalhando diuturnamente, para que o traçado não mude e passe por Cuiabá, que é o maior polo consumidor do estado”, disse o prefeito de Cuiabá.

O secretário de Governo, Luis Claudio de Castro Sodré ressaltou a importância da união dos municípios para um desenvolvimento integrado de Mato Grosso. “Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, quero dar as boas-vindas a todos vocês e dizer que não existe cidade isolada, não conseguimos construir uma cidade moderna, com visão de futuro sem estar de olho nos vizinhos. O médio norte está colado com a gente e temos que trabalhar juntos, pensando em Mato Grosso. Infelizmente algumas decisões são feitas de cima para baixo e as pessoas mais importantes não são ouvidas, que é o povo. E a nossa briga é para que as pessoas sejam ouvidas. O poder emana do povo. Os consórcios vão se mobilizar, consórcio da baixada e espero que vocês se mobilizem conosco também”, declarou o secretário de Governo.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde convoca aprovados no processo seletivo

Na reunião, foi apresentado o estudo de viabilidade técnica do traçado da ferrovia Senador Vicente Vuolo realizado pela Rumo Logística, empresa que possui a concessão da ferrovia, que até o momento, liga Santa Fé do Sul (SP) até Rondonópolis (MT).

“O foco da Rumo é movimentação de matéria-prima, mas junto com ela existe a Brado Logística, que movimenta contêiner, que é o que nós queremos para transporta produto com valor agregado, que é o que nós cidadãos comuns consumimos, transportar a possibilidade da gente atrair indústrias e transformar nossa produção, exportar produto com valor agregado. Então, conversem com os prefeitos de vocês para preparar os municípios para a chegada da ferrovia”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O terminal ferroviário na capital deve alavancar a economia do Vale do Rio Cuiabá e baixar o preço do frete. A articulação da Prefeitura de Cuiabá com os demais municípios de Mato Grosso tem a intenção de criar uma mobilização em prol do melhor traçado para o desenvolvimento econômico regional, de preparar as demais cidades para a chegada de possíveis terminais ferroviários e pensar não somente no transporte de grãos e matéria-prima, como também de produtos com valor agregado para estes locais.  

Eu trabalho no ramo de transporte de carga e sou a favor da ferrovia. Eu penso que, se nós não nos atentarmos agora para esta discussão e não nos preparamos e nos inserirmos nas articulações, vamos ficar esquecidos”, ressaltou o vereador por Diamantino, Arnildo Neto.

Hoje, 30 milhões de toneladas são escoadas pelos trilhos que chegam até Rondonópolis. Com a expansão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, passando pela baixada cuiabana e seguindo até Lucas do Rio Verde, mais que dobrará a quantidade de carga transportada. Isso significa desenvolvimento econômico, geração de empregos e uma oportunidade de conexão com outras cidades de Mato Grosso e outros estados, barateando o frete e criando a possibilidade de desenvolvimento do polo industrial de Cuiabá. 

Leia mais:  Cuiabá tem 82% dos leitos de UTIs ocupados por pacientes com Covid-19

“É muito importante que a gente valorize historicamente o trabalho espetacular que o Vuolo vem fazendo, desde o seu pai que é o autor da lei que originou todo esse trabalho da ferrovia. Não podemos deixar que a ferrovia não passe por Cuiabá e pelo médio norte. É importante que vocês vereadores, prefeitos e vice-prefeitos se mobilizem e levem como uma bandeira. É importante essa união para que Brasília saiba que aqui temos força, temos união”, pontuou o secretário de Planejamento Zito Adrien.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Veja como funcionam as Secretarias de Governo e Cultura, Esporte e Lazer com reforço de medidas de biossegurança

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Secretaria de Governo, localizada no sétimo andar do Palácio Alencastro, passa a funcionar em regime de revezamento dos servidores alocados na Pasta até o dia 21 de março. O atendimento presencial ao público deverá ser agendado. Já a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer também está com seus funcionários em rodízio, mas o atendimento presencial ao público está suspenso.

As medidas foram tomadas em decorrência do decreto municipal de nº 8.340, anunciado em 02 de março de 2021 sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, os servidores da capital, com exceção de áreas essenciais, poderão cumprir sua jornada por revezamento de 03 a 21 de março, de acordo com a orientação de cada gestor de Secretaria. Servidores municipais do grupo de risco- como já previsto por meio do decreto 8.331/2021 de 26 de fevereiro, permanecem em home office até 31 de maio.

Ambas as Secretarias reduziram seu efetivo em trabalho presencial em 50% para aumentar o distanciamento mínimo entre os servidores. As medidas de biossegurança, como uso de máscara e álcool 70% foram ainda mais reforçadas.

Para agendamentos na Secretaria de Governo, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3645-6130. O Gabinete do Prefeito atenderá também mediante agendamento pelo telefone (65) 3645-6001.

Já a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o atendimento será realizado via telefone (65) 3617-1261.

Comentários Facebook
Leia mais:  Idosos de 80 a 84 anos começam a ser imunizados em Cuiabá
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura mantém ações voltadas para o acolhimento da população em situação de rua

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência mantém ações especificas destinadas ao atendimento à população em situação de rua no enfrentamento a pandemia do coronavírus. O cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social recebe atenção especial da primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro.

Ações de abordagem são realizadas de forma contínua pelas equipes da Assistência que percorrem diariamente a cidade informando ao público sobre as unidades existentes e encaminhá-los para acolhimento. Essas ações são realizadas pelas  equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, pontua ainda que a  rede de Assistência conta com três albergues municipais, sendo o Manoel Miráglia, o albergue instalado na região do Porto, além do Hotel Albergue  instalado em parceria com  uma rede de hotéis o que possibilitou a  ampliação da capacidade de abrigamento desse público.  

Atualmente, o “Hotel Albergue” abriga 84 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens. Já os albergues municipais contam com 112 pessoas abrigadas, sendo 39 no Albergue Manoel Miráglia, 45 no Albergue do Porto e 28 no Albergue da Guia. Cada unidade tem capacidade de atendimento de até 50 pessoas.

Os albergues municipais destinam-se ao atendimento de pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguem voltar de imediato as suas respectivas cidades.

Já o “Hotel Albergue”  é a unidade que atende pessoas que já foram referenciadas pela Assistência Social por meio dos CREAS.

Leia mais:  Prefeitura mantém ações voltadas para o acolhimento da população em situação de rua

A secretária ressalta que muito mais que garantir o acolhimento, o trabalho desenvolvido é preventivo.

“Todos os dias ocorrem desligamentos voluntários devido a dificuldade de permanecer em isolamento social. O número muda de um dia para o outro conforme as ações de acolhimento e desligamento. É por isso que o trabalho é diário. A nossa equipe não tem medido esforços para acolher o maior número de pessoas”, disse a secretária.

Para aqueles que não aceitam o acolhimento, são distribuídas refeições todos os dias, em diferentes pontos da cidade como também no Aterro Sanitário. Além também de kits de higiene pessoal e álcool gel.

“Esse trabalho de sensibilização é permanente. É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muitos ainda são resistentes, mas com esse trabalho contínuo, aos poucos, vamos alcançando os resultados esperados”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana