conecte-se conosco


CUIABÁ

Em reunião do Consórcio, primeira-dama se compromete a auxiliar municípios para ampliação de políticas públicas destinadas às mulheres

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, hipotecou apoio aos gestores dos 13 municípios que integram  o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá. Márcia, durante a primeira reunião da comissão e se comprometeu a auxiliar o fortalecimento de políticas públicas às mulheres. O primeiro encontro do Consórcio – que tem o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro como idealizador – foi realizado na Câmara Municipal de Santo Antônio do Leverger no dia 8. Mácia Pinheiro, na ocasião, representou as primeiras-damas dos municípios. O Consórcio tem como bandeira a formatação de um novo modelo de desenvolvimento econômico.

“Cuiabá é referência nacional no trabalho em prol da mulher com projetos reconhecidos e ações contundentes que têm impactado diretamente na vida das nossas mulheres. Queremos ampliar o trabalho a esses municípios de modo a alinharmos as políticas e ações, o quê  consequentemente, ajudará as mulheres de toda a Baixada Cuiabana com oportunidades, bem estar social e promoção da igualdade de gênero”, explicou a primeira-dama lembrando que a capital  do Estado é uma das primeiras do país a criar uma secretaria destinada a formatar ações destinadas às mulheres.

Dentre as principais ações de fomento  citadas pela primeira-dama  para integrar as políticas do consórcio, está o programa Qualifica Cuiabá 300 anos. A iniciativa  – reconhecida em cenário nacional  – possui  80% do público composto pelo gênero feminino.

“Já atendemos 3,5 mil mulheres em Cuiabá fomentando novos empregos, novos empreendimentos e garantindo renda familiar para centenas de pessoas. O programa foi fundamental, principalmente, na pandemia que gerou muitos impactos negativos”, ponderou Márcia.

A anfitriã da reunião, a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, comemorou o apoio para ampliação das políticas. Todo o suporte necessário será delineado pela pasta de Assistência Social em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-Dama.

Leia mais:  Procon Municipal cobra clareza na publicidade de preços dos combustíveis

“Já estamos em tratativas para buscar parcerias de qualificação, pois temos uma área territorial extensa sobretudo na zona rural e precisamos desse incentivo de cursos de qualificação e como a primeira-dama já possui o caminho queremos sentar com ela para alinharmos esses projetos e adequarmos para a zona rural”, disse a prefeita.

A formatação do programa Qualifica Cuiabá 300 anos  é exemplo no país. O governo federal mantém  a iniciativa, seguindo o mesmo formato adotado e nomenclatura semelhante,  visando atender mais de 20 mil pessoas em 13 estados. 

“O Governo Federal entende que esse caminho é fundamental para colocar a mulher em grau de independência, em posições de liderança e isso precisa ser captado pelos municípios de Mato Grosso para expandir mais ainda as oportunidades em prol da mulher”, finalizou a primeira-dama.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito lamenta morte de jornalista que foi reinfectada pela Covid-19

Publicado


Reprodução

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, manifesta o seu profundo pesar pela morte da jornalista Elisângela Neponuceno, aos 47 anos. A comunicadora faleceu na madrugada deste domingo (07), após ser reinfectada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Em 2020, quando foi infectada pela primeira vez, Elisângela chegou a ter 75% dos pulmões comprometidos pelo vírus, mas conseguiu se recuperar. No entanto, desta vez, apesar de todos os esforços da equipe médica do Hospital de Referência contra a Covid-19 de Cuiabá, a jornalista não resistiu.

Elisângela Neponuceno deixa seu legado no jornalismo de Mato Grosso, onde estabeleceu sua carreira profissional como repórter, assessora de imprensa e também fundadora de veículos de comunicação.

“Aos três filhos, esposo e todos os familiares da Elisângela estendo minhas condolências e o desejo que o conforto do nosso Senhor alcance o coração de cada um nesse momento de muita dor e tristeza. Perdemos não só uma excelente profissional como também uma pessoa honrada que, com toda certeza, era a maior inspiração para os filhos e muito amigos”, lamenta o prefeito.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura disponibiliza 21 unidades para realização de testes da Covid-19 mediante prescrição médica
Continue lendo

CUIABÁ

População pode tirar dúvidas sobre campanha de vacinação contra a Covid-19 por canais de atendimento online

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Visando sanar quaisquer dúvidas que a população cuiabana possa ter a respeito da campanha de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, contra à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta o atendimento via WhatsApp (65) 99363-9779.

Além do canal online, a SMS também ressalta que há um posto de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal, onde ocorre a vacinação pela Ouvidoria Geral do Município (OGM). No local, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.  

O atendimento na estrutura itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 8h às 18h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou uma escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão. 

Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56 e e-mail: [email protected], e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453.

Comentários Facebook
Leia mais:  NOTA OFICIAL - Prefeitura rebate informação veiculada em publicidade do Governo do Estado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana