conecte-se conosco


MATO GROSSO

Domingo (14): Mato Grosso registra 233.091 casos e 5.463 óbitos

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (14.02), 233.091 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.463 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 215 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 233.091 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.509 estão em isolamento domiciliar e 219.105 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 277 internações em UTIs públicas e 303 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 67,07% para UTIs adulto e em 35% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (49.462), Rondonópolis (16.777), Várzea Grande (14.943), Sinop (12.105), Sorriso (9.920), Tangará da Serra (9.649), Lucas do Rio Verde (8.958), Primavera do Leste (6.975), Cáceres (5.303) e Nova Mutum (4.853).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 202.879 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 327 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último sábado (13), o Governo Federal confirmou o total de 9.809.754 casos da Covid-19 no Brasil e 238.532 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 9.765.455 casos da Covid-19 no Brasil e 237.489 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (14).

Recomendações

Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre 24 ordens judiciais contra organização criminosa atuante em MT

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Projeto oferta minicursos para formação de agentes culturais em Alta Floresta

Publicado


O projeto Horizontes da Cultura: Programa de formação de agentes culturais, do gestor cultural Robson Quintino, abriu inscrições para a qualificação de produtores e agentes culturais de Alta Floresta e região. O projeto é realizado via Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Serão seis minicursos modulares e continuados, com carga horária de oito horas cada um, com temas na área artística e de gestão cultural, sendo eles: Gestão Estratégica para Grupos Cênicos; Gestão, Política e Produção Cultural; Processos Criativos; Curadoria e Crítica; Mediação de Espetáculos e Internacionalização das Artes Cênicas.

De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Elenor Cecon Júnior, o objetivo é “fomentar a produção cultural e democratizá-la, ampliando as possibilidades e o acesso da população a experiências culturais e artísticas. Oportunidade para profissionais do setor cultural de se capacitarem com um curso de qualidade, com uma equipe de professores qualificados”.

Da esquerda para a direita - Daniela Ávila (RJ), Daniela Sampaio (SP) e Francis Wilker (CE) estão entre os profissionais que conduzirão os módulos dos minicursos.

Da esquerda para a direita – Daniela Ávila (RJ), Daniela Sampaio (SP) e Francis Wilker (CE) estão entre os profissionais que conduzirão os módulos dos minicursos.

Os minicursos serão realizados durante os meses de março e abril, pela plataforma Zoom. As aulas serão ministradas por profissionais com expertise na área, como Daniela Ávila (RJ), Daniela Sampaio (SP) e Francis Wilker (CE). Para receber o certificado, os participantes deverão ter o aproveitamento de ao menos 75% das aulas.

Ao todo serão ofertadas 180 vagas, sendo 30 para cada minicurso. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário eletrônico disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9qLyYV4uTX9gyoz0DwbX84y6u1NnnRdT2Uf8ErlND7tMgFA/viewform. As inscrições ficam abertas até 2 dias antes do início das aulas de cada módulo.

Confira a programação abaixo:

-Módulo I – Processos Criativos – Dias 16, 17 e 18 de março, das 19h as 21h30 (horário de Mato Grosso), ministrado por Francis Wilker (CE);

Leia mais:  "Manutenção do superávit permite ao Governo fazer o maior investimento da história de MT"

-Módulo II – Mediação de Espetáculos – Dias 22, 24 e 25 de março, das 19h as 21h30 (horário de Mato Grosso), ministrado por Glauber Coradesqui (RJ);

-Módulo III – Curadoria e Crítica – Dias 2, 3 e 4 de abril, das 9h as 11h30 (horário de Mato Grosso), ministrado por Daniela Ávila (RJ);

-Módulo IV – Gestão Estratégica para Grupos Cênicos – Dias 10, 17 e 24 de abril, das 9h as 11h30 (horário de Mato Grosso), ministrado por Robson Quintino (MT);

-Módulo V – Internacionalização das Artes Cênicas – Dias 20, 21 e 23 de abril, das 19h as 21h30 (horário de Mato Grosso) ministrado por Tatiana Horevicth e Juliana Capilé (MT);

-Módulo VI – Gestão, Política e Produção Cultural – Dias 26, 27, 28 e 29 de abril, das 19h as 21h (horário de Mato Grosso), ministrado por Daniela Sampaio (SP).

Informações: [email protected]

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Operação Lei Seca autua 32 motoristas por irregularidades em Cuiabá

Publicado


Operação Lei Seca deflagrada na noite desta quarta-feira (03.03), na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, resultou na confecção de 32 Autos de Infração de Trânsito (AIT’s). A ação começou às 21h20 e seguiu até às 23 horas, no bairro Santa Helena. Uma pessoa foi presa por embriaguez ao volante.

Ainda no período, foram realizados 58 testes de alcoolemia (bafômetro) e 18 veículos, entre carros e motocicletas, foram recolhidos.

Do total de infrações de trânsito, sete foram por conduzir veículo sob efeito de álcool (Art. 165), cinco foram por recusa a realizar o teste de alcoolemia (Art. 165-A), quatro por conduzir veículo sem habilitação (Art. 162), dentre outros.

A Operação Lei Seca é realizada de forma integrada e coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Nesta edição, participaram representantes das Polícias Militar (PM-MT), Civil (PJC-MT) e Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen) e Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG).

A multa para o motorista que é flagrado dirigindo sob efeito alcoólico é de R$ 2.934,70. No momento do teste do bafômetro, o condutor que tiver índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido será preso, pagará multa, terá a CNH suspensa e responderá por crime.

Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Gastroenterologista do Mato Grosso Saúde chama atenção para a obesidade como fator de risco para a Covid-19
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana