conecte-se conosco


CUIABÁ

Coordenação do Siminina trabalha em planejamento para atividades em sistema híbrido

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

Com a retomada das aulas na rede municipal de ensino por meio do sistema híbrido, o programa Siminina trabalha na construção de um novo planejamento para iniciar as atividades de forma gradativa e, seguindo as medidas de biossegurança, nas 17 unidades existentes na capital. Na manhã de quarta-feira (17), um grupo de monitoras participou de uma reunião com esse objetivo. O encontro foi realizado no bairro Morada do Ouro, onde está a sede do programa.

O Siminina  – mantido pela Prefeitura de Cuiabá – atende a um total de 1,6 mil meninas na faixa etária entre 6 e 14 anos e conta com o acompanhamento da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Nos últimos meses, mediante a pandemia do coronavírus e os decretos municipais, a alternativa aplicada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência foi a oferta de suporte educacional online.

Os conteúdos foram elaborados seguindo rigorosos critérios – de acordo com a faixa etária das meninas.

Para as próximas semanas, as ‘simininas’ irão dar início a uma nova rotina intercalando as atividades presenciais e online.

“Teremos que nos adequar com esse novo normal. Uma das estratégias, será a divisão por grupos, reduzindo a quantidade de alunas nas atividades presenciais e seguindo as medidas de biossegurança evitando a proliferação do Covid-19. Todas serão atendidas, mas com atividades online e presenciais”, explica a coordenadora do Programa Siminina, Dalma Monteiro.

Ela reforça ainda, outro fator que merece atenção e cuidado é relativo a permanência dessas meninas nas atividades de formação. Estima-se que 20% das atendidas deixem de frequentar as atividades, por receio diante do novo coronavírus.

Leia mais:  Vacinação contra Covid-19 retorna nesta terça-feira (02) no Centro de Eventos do Pantanal; vacinação acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h

“Por isso, as monitoras têm como obrigação, investir em formas muitas vezes consideradas rígidas, mas necessárias frente a esse cenário. Teremos uma grande força-tarefa para buscar retomar a rotina de trabalho, mas seguindo ao sistema híbrido. Só a rotina que vai nos mostrar a verdadeira realidade, a consequência do ano de 2020 em razão da pandemia e do isolamento social”, declarou Dalma.

Ela reforça ainda que “as nossas meninas precisam compreender que serão acolhidas nesse retorno, com todo amor, carinho e dedicação. Vocês são excelentes profissionais, capacitadas e muito dedicadas. É hora de acalmar os corações para que as nossas meninas tenham segurança em vocês. Sabemos que não será fácil, mas estamos prontos para tentar minimizar os eventuais problemas”.

SIMININA- O programa Siminina prepara meninas de 06 a 14 anos para um futuro em que elas sejam as protagonistas de suas histórias. Atividades lúdicas e desafiadores têm levado as pequenas participantes a se descobrirem de diversas formas, a partir da valorização da beleza particular de cada uma, bem como dos sonhos que almejam conquistar já na vida adulta.

O Siminina oferta atividades como aulas de inglês, balé, reforço escolar, cuidados médicos e psicológicos reforçados e

Também a entrega de óculos.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria de Saúde divulga ocupação de leitos de UTI Covid

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS) possui atualmente 43 pacientes residentes dos municípios do interior de Mato Grosso, que estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para Covid em hospitais públicos administrados pela Prefeitura da Capital na tarde desta segunda-feira, 2.

De acordo com a Pasta, dos 80 leitos de UTI adulto do Referência à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro), 63 estão ocupados. Destes, 27 são por pacientes não residentes de Cuiabá, sendo 33,7% a taxa de ocupação.

Já dos 40 leitos de UTI Covid do Hospital São Benedito 16 são pessoas vindas de outras cidades, sendo que 3 estão na ala UTI Covid 1, cinco na UTI Covid-2, e oito na ala UTI Covid-3. Todos os leitos estão ocupados. 

A SMS destaca ainda que, no interior, há três pacientes que precisam de internação em UTI, mas, devido ao estado clínico, não estão em condições de serem transportados, o que foge à alçada da rede de saúde de Cuiabá.

No Hospital Referência à Covid-19, dos 80 leitos de UTI adulto, 63 estão ocupados, havendo ainda 17 leitos disponíveis. Destes, 60 são destinados a casos confirmados e 20 para casos suspeitos. Ainda conforme os dados, dos 63 pacientes, 54 estão positivados para a doença. No entanto, por conta do aumento de casos positivados para a Covid-19, a direção do Hospital Referência informou que reorganizou os leitos, aumentando para 70 os leitos destinados para pacientes positivados e deixando 10 leitos para casos suspeitos.

“O momento agora é de alerta para todos. Pedimos à população cuiabana que jnão se aglomere, mantenham o distanciamento social, e mais do que nunca, cumpram as medidas de biossegurança impostas pelo Ministério de Saúde, que é fazer o uso da máscara de proteção facial e utilizar sempre que puderem o álcool em gel. Vamos pensar em nossos familiares, nossos amigos e entes queridos, esse vírus ainda está aí, se cuidem. Continuamos com a vacinação dos que compõem os grupos de riscos, mas vai demorar até que consigamos imunizar todos”, pediu a secretária da SMS, Ozenira Félix.

Leia mais:  Idosos acamados devem ser cadastrados para se vacinar contra Covid-19

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta terça-feira (02); campanha acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a Covid-19 retorna as atividades no polo central, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, nesta terça-feira (02), com a aplicação da segunda dose dos trabalhadores da saúde que já tomaram a primeira dose da Coronavac. Na terça e na quarta-feira (03), somente este grupo será atendido, para evitar aglomerações e reordenar o fluxo de atendimento no local. Nesta segunda-feira (1º), a partir das 18 horas, o site de agendamento estará disponível para esse grupo. 

A novidade na vacinação será em relação aos dias e horários. “Nesta fase da campanha estaremos com o polo de vacinação aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h, sempre com agendamento”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação.

A partir de quinta-feira (4), o Município de Cuiabá começa a imunizar idosos acima de 80 anos de idade. Na primeira fase de vacinação dos idosos acima de 85 anos, cerca de 2.460 foram imunizados com a Coronavac no polo central de vacinação, além de cerca de 300 acamados. 

A definição foi apresentada durante reunião do comitê organizador da campanha de imunização, na tarde da última sexta-feira (26), que ocorreu concomitantemente à entrega das doses (4.350 da AstraZeneca e 2.060 da Coronavac) à Secretaria Municipal de Saúde. 

Hoje pela manhã foi realizada uma capacitação de todos os profissionais envolvidos na campanha para que sejam adotadas as práticas previstas nas bulas das vacinas e no Plano Nacional de Imunização, além das recomendações do Ministério Público Estadual (MPE), como a orientação para que os aplicadores da vacina mostrem a seringa antes e depois da aplicação, que os frascos vazios das vacinas continuem sendo armazenados para possível checagem posterior, entre outros. “Quanto mais correto a gente trabalhar, mais respaldo a gente vai ter”, reforçou Valéria.

Leia mais:  Emanuel reforça diálogo com setor produtivo, defende construção de medidas coletivas e anuncia decreto no dia 2

Reunião com Secretaria de Estado

Conforme divulgado anteriormente, a secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix reuniu-se com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo para solicitar as 3.030 doses do imunizante Coronavac destinadas para a segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Durante a reunião ficou decidido que as doses serão entregues ao Município conforme novas remessas forem sendo entregues pelo Ministério da Saúde. A segunda dose dos trabalhadores da saúde será aplicada com o lote de Coronavac recebido na última sexta-feira (26), com a garantia por parte do Estado de que estas doses serão repostas, sem prejuízo para nenhum grupo contemplado com a vacinação.

“A partir de amanhã nós voltamos com a vacinação. Nós vamos utilizar para primeira dose a AstraZeneca e a Coronavac para segunda dose dos profissionais de saúde. Se Deus quiser, vai chegar um novo lote em breve e o que nós combinamos é que nós vamos ajustando”, comentou a secretária.

PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO DA SEGUNDA DOSE

-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;

-Clique em pré-cadastro;

-Clique em agendar 2ª dose; vai para outra tela onde é solicitado o número do CPF depois clicar em consultar meu cadastro sendo redirecionado automaticamente para tela de horários;

-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;

-Imprima o QR Code da 2ª dose;

-No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.

Importante: As pessoas que não fizeram o cadastro de agendamento para a primeira dose, deverão realizar o cadastro completo, sendo encaminhados para o agendamento da segunda dose.

 

Leia mais:  Programação do pagamento do IPTU 2021 começa hoje; parcelamento pode ser feito em 8 vezes

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana