conecte-se conosco


CUIABÁ

Baixo percentual de perdas técnicas de vacina é resultado de monitoramento rigoroso da equipe

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Na capital mato grossense as vacinas contra o coronavírus seguem um controle rígido por parte da equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cuiabá para evitar perdas técnicas. O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 prevê um percentual de reserva de 5% do estoque de vacinas, para a reposição das doses perdidas. Essas perdas têm como causas mais comuns a quebra de algum frasco devido a transporte inadequado, acidente em sala de vacinação, oscilação da temperatura de armazenamento e aspiração das doses nos frascos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira em Cuiabá as perdas técnicas de doses das vacinas estão bem abaixo do percentual previsto pelo Plano Nacional. “Nossas perdas estão em torno de 2% das doses. Tivemos um frasco que veio sem rótulo, e neste caso não podemos utilizar. Em outro frasco percebemos a presença de partículas estranhas, por isso também não utilizamos. As outras perdas foram causadas pela aspiração da vacina em frascos de 10 doses, que em alguns casos alcançam de 8 a 9 doses”, explicou Valéria. Ela ressaltou que até o momento não houve nenhuma quebra de frascos e nem perda por passar do prazo de validade.

Até esta segunda-feira (08) Cuiabá recebeu um total de 18.693 doses de vacina contra o coronavírus, entre a Coronavac e a Covishield, do laboratório AstraZeneca. A primeira remessa recebida foi em 20/01, com um total de 8027 doses de Coronavac. Em 26/01 a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 6630 doses da Covishield e mais 3030 de Coronavac. Em 27/01 foram recebidas mais 510 doses e em 02/02 mais 496, ambas remessas de Coronavac. Todas essas doses foram utilizadas para a imunização de trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados. Para a segunda dose, Cuiabá recebeu a mesma quantidade da primeira remessa.

Leia mais:  Entrega de praça no Dom Aquino ratifica parceria entre Prefeitura, Câmara de Vereadores e bancada federal

O prefeito Emanuel Pinheiro elogiou o cuidado e a organização da equipe responsável pela campanha Vacina Cuiabá. “Sabemos o quanto toda a população está ansiosa para ser vacinada, por isso cada frasco de vacina vale ouro. Cada frasco deste contém a esperança de milhares de pessoas que estão sofrendo com este vírus que já ceifou tantas vidas e já causou tanta tristeza em todo o mundo. Agradeço a todos que estão envolvidos na campanha pelo esforço e dedicação. O sucesso desta vacinação é fruto do empenho de todos vocês”.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro entrega PL que ratifica intenção de aquisição de vacinas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro convida os veículos de comunicação para acompanhar a entrega do Projeto de Lei para a aquisição de vacinas para combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). 

O ato será realizado na próxima segunda-feira (08), às 8h30, no auditório do Palácio Alencastro. Seguindo os procedimentos de enfrentamento da Covid-19, o Município enfatiza que somente será permitida a entrada de dois profissionais por veículo, com uso de máscara de proteção, acompanhado todas as medidas de biossegurança que serão impostas no local. 

O PL será entregue ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná, que dará andamento nos ritos legais de apreciação do Legislativo. O protocolo de intenções, após sua ratificação, será convertido em contrato de consórcio público. 

Os recursos para compra de vacinas e demais insumos poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais, de acordo com a Frente Nacional dos Prefeitos.

SERVIÇO

Assunto: Entrega do PL para aquisição de vacinas e insumos

Local: auditório do Palácio Alencastro 

Horário: 8h30

Data: 08 de março, segunda-feira 

Comentários Facebook
Leia mais:  Cuiabá recebe mais 5.430 doses de Coronavac para concluir imunização de idosos acima de 80 anos
Continue lendo

CUIABÁ

Procon Municipal cobra clareza na publicidade de preços dos combustíveis

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O Procon Municipal encaminhou notificação para o Sindicato de Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), para o cumprimento do novo decreto federal de nº 10.634/2021, publicado em 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre as novas formas de divulgação dos preços nos postos de combustíveis automotivos. 

O objetivo é garantir ao consumidor o recebimento de informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre o preço de combustíveis comercializados.

“Trabalhamos imbuídos em facilitar o acesso da população quanto aos seus direitos e deveres. Esse novo decreto só vem a contribuir na transparência das informações e lisura dos fatos, sendo essa uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro”, disse o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Além do valor do litro do álcool, da gasolina ou do diesel, os postos devem informar os valores estimados de tributos das mercadorias e serviços em painel afixado em local visível do estabelecimento que deverá conter: o valor médio regional no produtor ou no importador; valor do ICMS; valor do PIS/PASEP e da Cofins e o valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE Combustíveis.

O secretário informou que o presidente do Sindicato sinalizou positivamente e que fará esse trabalho de divulgação junto aos revendedores. “O prefeito Emanuel Pinheiro fez um pedido especial para que o Procon atue em mais esse processo em benefício da sociedade “, finalizou.

A medida entra em vigência contando os 30 dias de sua publicação. Os postos revendedores que não atenderem a suas disposições ficarão sujeitos às penalidades aplicáveis.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  NOTA OFICIAL - Prefeitura rebate informação veiculada em publicidade do Governo do Estado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana