conecte-se conosco


CUIABÁ

Assistência Social realiza Mutirão de Atualização do Cadastro Único

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá iniciou na manhã de segunda-feira (8) mais uma edição do Mutirão do Cadastro Único – CadÚnico por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Seguindo cronograma elaborado, os trabalhos serão executados nas datas de 9, 10 e 11 de fevereiro.

Realizado mensalmente, o mutirão tem como objetivo efetivar a busca ativa das famílias para realização de atualização cadastral e inclusão de novos beneficiários.  Como forma de garantir melhor acesso ao serviço, os mutirões são realizados de forma descentralizada nas unidades socioassistenciais, tendo como público alvo, imigrantes e população em situação de rua.

O Cadastro Único tem como proposta ser uma ponte para o acesso das pessoas em situação de rua e imigrantes às políticas públicas executadas no Município. Dessa forma, essa população tem a oportunidade de ser identificada corretamente.

No primeiro dia de ação foram atendidos realizados dezesseis (16) atendimentos, dentre esses, um total de cinco (5) famílias atualizadas, nove (9) incluídas e duas (2) famílias transferidas para suas residências. Mesmo não sendo uma unidade da Prefeitura, a pastoral é grande parceria nesse trabalho de inclusão desse público em situação de vulnerabilidade social.  

“Essa ação permite a atualização dos dados municipais, pelo qual é possível identificar as principais características desse público, onde há maior concentração, qual seu perfil e quais suas necessidades. Isso contribui para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia dessas pessoas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Por isso a necessidade de realização de ações para uma atualização mais significativa desse público. “Por meio desse trabalho que conseguimos fazer a atualização cadastral e inserção no cadastro único para um dado oficial mais preciso além da garantia de visibilidade da população em situação de rua e acesso aos programas do Governo Federal”, concluiu Hellen Ferreira.

Leia mais:  Pinheiro entrega à Câmara projeto para aquisição de vacinas contra Covid19

PROGRAMAÇÃO– Nesta terça-feira (9), o evento será realizado no Centro de Referência de Assistência Especializada (Creas) Centro, a partir das 09 horas.

Em seguida, na quarta-feira (10) o mutirão acontece na unidade do Creas Norte, localizado no bairro Morada do Ouro.  Já no dia 11 de fevereiro, será a vez dos acolhidos pelo Albergue Manoel Miráglia.

No encerramento da semana, as atualizações e novos cadastros serão feitos no Hotel Albergue, sendo essa unidade criada exclusivamente nesse período de pandemia do coronavírus.

Após a realização do mutirão durante essa semana, as ações retornam nos dias 23 e 24 de fevereiro, nas unidades de acolhimento da Prefeitura localizadas no distrito da Guia e Porto, respectivamente.

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito reforça necessidade de diálogo pela população e diz que Comitê de Enfrentamento a Covid19 está à disposição

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  afirmou na manhã desta segunda-feira (08), que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 está à disposição do Governo do Estado a fim de manter diálogo para troca de experiências e apresentação do planejamento para avançar o que está em jogo, que é a população.

“Quero aqui registrar que o município está aberto para conversas e elaboração de novos planos em conjunto com o Governo para que possamos avançar no controle do coronavírus e manter a saúde e a segurança da população”, declarou o prefeito.

A afirmativa foi feita durante entrega de Projeto de Lei que ratifica protocolo de intenções para aquisição de insumos e vacinas encaminhado em regime de urgência emergencial para análise da Câmara Municipal de Vereadores.

Cuiabá é signatária do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) capitaneado pela  Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) possam adquirir insumos de combate ao coronavírus de forma independente e com total transparência.  “Cuiabá foi uma das dez primeiras capitais a aderir a instalação do consórcio para facilitar o processo”.

Com a experiência de Covid-19 após um ano de pandemia na capital, ponderou o chefe do Executivo Municipal, que é sempre necessário manter o diálogo com os segmentos.

“Temos que orientar a população, evitar aglomerações, o contato físico sem o uso de máscaras em total desrespeito as medidas de biossegurança estabelecidas via decretos municipais. Vamos agir em cima daqueles estabelecimentos que prejudiquem as medidas de controle e enfrentamento Esse é o entendimento da Prefeitura de Cuiabá. Queremos agir em conjunto com o Governo Federal, não queremos concorrer, queremos agilizar a imunização de toda população”, reforçou.

“Hoje o que nos sustenta é a decisão preliminar do Supremo Federal que vetou uma medida provisória. O descumprimento do cronograma nacional de vacinação e falha na distribuição das vacinas são fatores condicionantes que autorizam a formação dos consórcios e aquisição direta das vacinas para imunização em massa. Estamos dentro da lei, com todo aparato jurídico, inclusive da Câmara Federal”, concluiu o prefeito.

Leia mais:  Prefeito reforça necessidade de diálogo pela população e diz que Comitê de Enfrentamento a Covid19 está à disposição

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Secretária de Saúde homenageia servidoras que atuam na campanha de vacinação pelo Dia da Mulher

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

As servidoras que atuam no polo central de vacinação contra a covid-19, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, foram surpreendidas na manhã desta segunda-feira (8) pela secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, que entregou a cada uma delas uma rosa vermelha, agradeceu pelo trabalho realizado no combate à pandemia e parabenizou pelo Dia Internacional da Mulher. Ozenira percorreu cada setor do polo de vacinação – recepção, registro, vacinação, pós-vacinação e administração – para trocar algumas palavras com as trabalhadoras.

“Eu vim homenagear porque a maioria na saúde são profissionais mulheres, principalmente nas áreas de enfermagem, de técnico de enfermagem. Vim para agradecer, em meu nome, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da sociedade, todo o trabalho que esse pessoal está fazendo e não desiste porque é daqui desse trabalho que vai chegar o fim dessa pandemia. Porque sem a vacina nós não vamos conseguir nada. Em nome das servidoras que atuam na vacinação, homenageio a todas as servidoras da saúde”, disse Ozenira Félix.

Para a técnica de vacinação Lucinei Rodrigues Leite Silva, a homenagem da secretária dá mais ânimo para seguir na batalha contra a pandemia. “Eu fiquei muito satisfeita que a Ozenira chegou, cumprimentou a nós todas e deu uma rosa. Quer algo melhor do que uma rosa? Pra gente é um carinho, é amor, é gratificação. Ela está grata com a gente, com o trabalho que estamos fazendo aqui. Cada instante a gente resolve um problema e graças a Deus estamos conseguindo resolver gradativamente, o pessoal está sendo vacinado, tem pessoas que até choram de tanta gratidão de estar aqui vacinando. Então, ela está tendo uma visão de que a gente está trabalhando aqui, ela está agradecida com o nosso trabalho e nós agradecemos também a ela por esse reconhecimento”, disse. 

Leia mais:  Sine Municipal oferece 24 vagas para pessoas com deficiência; são 92 oportunidades de emprego no total

A vacinadora Glaziete Sebastiana da Silva também se sentiu lisonjeada com a homenagem pelo Dia da Mulher. “Eu gostei muito da atitude dela com a gente, que nos dedicamos em tudo isso aqui que estamos fazendo. Achei maravilhosamente ótima essa homenagem que ela fez para nós. Um reconhecimento para nós todas!”. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana