conecte-se conosco


MATO GROSSO

Acervo de Dunga Rodrigues será restaurado

Publicado


O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) irá restaurar os móveis do acervo de Dunga Rodrigues guardados pelo Instituto, além de diversos jornais. A ação iniciou neste mês de fevereiro com distribuição de tarefas aos participantes do projeto, transporte dos móveis para restauro e revitalização do espaço físico existente na Casa Barão para receber os móveis restaurados.

Viabilizada por meio do projeto ‘Mato Grosso Uno: uma proposta de preservação da memória mato-grossense’, a iniciativa foi contemplada no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) com recursos da lei Aldir Blanc. O projeto prevê a a contratação de formandos em História para garantir o trabalho de identificação e descrição dos periódicos já que o instituto Inão possui um corpo de servidores, mas, sim de voluntários. 

Um baú pintado pelas próprias mãos de Dunga Rodrigues é uma das peças a serem restauradas. Doado em 2001, o móvel aparece no documentário Dunga Rodrigues da série imagem da Terra. Segundo, a professora Elizabeth Madureira Siqueira, curadora da Casa Barão de
Melgaço, Dunga se gabava de tê-lo pintado.

Quando Dunga faleceu, em 2001, a família doou um expressivo mobiliário que incluía alguns móveis confeccionado no Arsenal de Guerra de Mato Grosso, atual SESC Arsenal, onde Firmo Rodrigues, pai de Dunga, era diretor.  Para servir de laboratório de restauro e de higienização do acervo institucional de jornais, o IHGMT revitalizará ainda o espaço contíguo ao seu Anfiteatro. 

Após a restauração, que será executada pela restauradora Mariza Deliberador Mickosz, e a conclusão da revitalização do espaço físico bem como da digitalização dos jornais, o IHGMT poderá receber turistas, alunos e a comunidade em geral para conhecer os móveis devidamente identificados por membros da Casa. 

Leia mais:  Escola programa 6 dias para entregar kits alimentação
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Homem é preso por ameaçar desafeto com revólver na porta de delegacia em Alto Garças

Publicado


Policiais do 1º Pelotão de Alto Garças (a 357 km de Cuiabá) prenderam na madrugada desta quarta-feira (24.02), um homem de 50 anos, por ameaça e porte ilegal de arma de fogo, na área central da cidade.

Os militares foram informados pela vítima, um rapaz de 27 anos, que estava na porta da delegacia da cidade para registrar um boletim de ocorrência contra o acusado quando o próprio apareceu em sua caminhonete, uma Hilux SW4 branca, e apontou um revólver na sua direção, mas fugiu logo em seguida.

Em diligência, o denunciado foi identificado próximo da rodoviária. Abordado e questionado, ele confirmou a denúncia. Em sua cintura estava o revólver calibre 38, com quatro munições, sendo duas deflagradas, além de mais 12 munições intactas do mesmo calibre, no banco do passageiro.

Ele confirmou não ter qualquer documento ou autorização para porte da arma de fogo.  

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 08000.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Empreendedores do setor de turismo buscam apoio na Desenvolve MT
Continue lendo

MATO GROSSO

Escola programa 6 dias para entregar kits alimentação

Publicado


A Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, localizada no Residencial Paiaguás, em Cuiabá, começou a entregar os kits alimentação escolar nesta quarta-feira (24.02). Pelo cronograma, serão seis dias para a entrega dos kits a todos os pais ou responsáveis por alunos matriculados na unidade.

As entregas seguem os agendamentos, para evitar a aglomeração. Além disso, a direção enfatiza que todas as regras de biossegurança, para evitar a proliferação do novo coronavírus, são adotadas.

Para entrar na escola, todos precisam medir a temperatura. O uso de máscara facial e de álcool em gel também é obrigatório.

Todos os 365 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino têm direito a um kit de alimentação. Famílias que têm dois ou mais filhos matriculados, têm direito a um kit por criança ou adolescente.

Confira a programação de entrega dos kits:

24 e 25 de fevereiro – serão entregues os kits para os alunos do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, das 8h às 18h

26 de fevereiro e 1º de março – serão entregues os kits para os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, das 8h às 18h.

02 e 03 de março – serão entregues os kits para os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e 2º Ano EJA, das 8h às 18h.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito de Rondolândia celebra investimentos e espera atrair plantas frigoríficas após construção de asfalto novo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana