conecte-se conosco


POLICIAL

Tráfico de drogas, estelionato e aglomeração lideram denúncias no Ciosp em 2020

Publicado


Os canais disponíveis ao cidadão funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana

Hérica Teixeira | Sesp-MT

Mais de 70 tipificações criminais foram denunciadas aos números de emergência da Polícia Judiciária Civil (197) e o Disque Denúncia Nacional (181). Ao todo, de janeiro a dezembro de 2020 foram recebidas 7.963 ligações anônimas. No mesmo período de 2019 somaram 7.643, o que resulta em um acréscimo de pouco mais de 4% de um ano para outro. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

No topo da lista como o crime mais denunciado, está o tráfico de drogas, com 2.716 ligações. Em seguida vem estelionato, com 588 queixas e casos de aglomeração relacionados ao novo coronavírus, com 482 denúncias. Os números são recebidos no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

A gerente de denúncias da Sesp, Daise Beckmann Morel Luck, disse que a maioria das reclamações quanto ao Covid-19 são por aglomeração. “Ano após ano percebemos que os crimes de tráfico de droga incomodam bastante a população, contudo, no ano passado, tivemos um número considerável de denúncias por descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus”, enfatizou.

Ainda segundo Daise, as denúncias pelo coronavírus começaram em março, mesmo mês que foram decretadas as medidas de prevenção no Estado. Os meses que registraram o maior número de denúncias foram junho e julho, com 167 e 109 queixas, respectivamente.

Outras denúncias foram feitas em relação a formação de quadrilha (388), maus tratos a animais (343), uso e porte de drogas (338), ameaça (291), roubo (204), homicídio (202), dentre outros. O total de atendimentos do 197 correspondem aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. No interior, as denúncias são direcionadas às delegacias municipais e regionais. Já o 181 recebe denúncias de todo o Estado.

Leia mais:  Homem investigado por roubo é preso em flagrante por tráfico de drogas

Os canais disponíveis ao cidadão funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Após o recebimento da denúncia, a equipe de atendentes encaminha a unidade policial para a verificação e, em seguida, tem início a investigação. A depender da tipificação criminal denunciada, pode ocorrer o flagrante.

O Ciosp recepciona também os números de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros Militar (193), Guarda Municipal (153), Trânsito do Município (118), Defesa Civil (199) e Polícia Rodoviária Federal (191).

Além dos canais disponíveis, o setor dispõe de um número celular com WhatsApp para receber denúncias e informações complementares (fotos e vídeos). O contato é 65 99991-1197. A identidade do denunciante é mantida em sigilo absoluto.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
publicidade

POLICIAL

Polícia Civil prende três pessoas da mesma família e apreende grande quantidade de drogas em Cuiabá

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

Um homens e duas mulheres de uma mesma família atuantes no tráfico de drogas em Cuiabá, foram presas pela Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), no final da tarde de sexta-feira (22.01). Além das prisões, o trabalho resultou na apreensão de duas armas de fogo, dinheiro, mais de 160 porções de droga, peças de maconha, além de pacotes de shank. 
 

Os três suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, tráfico de drogas e associação para o tráfico, após serem abordados pelos policiais civis em uma residência no bairro Nova Esperança I.

A equipe da DRE realizava diligências quando identificaram que membros de uma família vinham praticando a venda de substâncias ilícitas, bem como integravam uma facção criminosa instalada na região. Com base nas suspeitas o local passou a ser monitorado por dias, sendo constatado grande movimentação de pessoas usuárias no endereço.

Já no final da tarde de sexta-feira (22) a equipe avistou o momento em que um rapaz de bicicleta chegou na casa investigada, entregando e pegando algo com um dos suspeitos. Ato contínuo foi feita a abordagem do rapaz na bicicleta e localizada duas porções de pasta base de cocaína. 

Em seguida os policiais civis retornaram na residência onde foi encontrado fora da casa um frasco branco contendo várias porções de pasta base de cocaína. Na ocasião, o morador tentou reagir a ação policial, negando ser o dono da droga. No local havia duas mulheres, bem como em cima da bancada foi apreendido um pote com várias porções de maconha. Em um dos cômodos também foi localizado um recipiente de madeira com mais porções de maconha e no armário da cozinha mais porções da mesma droga. 

Leia mais:  Polícia Civil prende em flagrante por posse ilegal de arma de foto homem que atirou em animal

Ao todo foram apreendidas 164 porções entre maconha e pasta base de cocaína, embaladas e prontas para a venda, além de duas balanças de precisão, munição, ácido bórico, um pacote grande de shank, cadernos de anotações sobre o tráfico, duas espingardas, vários materiais utilizados para preparar o entorpecentes e a quantia de R$ 900 em dinheiro. Ainda nas buscas pelo terreno da casa, foi encontrado um buraco e dentro foi constatado um balde contendo duas peças inteira e outra metade de maconha. 

Diante do flagrante o suspeito, sua esposa e a cunhada, foram levados para a DRE junto com todo material apreendido, onde foram interrogados e autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Após a confecção dos autos, os conduzidos foram colocados à disposição da Justiça.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

POLICIAL

Três adultos e um adolescente são detidos em flagrante por roubo majorado e resistência

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

Três homens e um menor de idade envolvidos em um roubo à residência em Rondonópolis foram detidos nesta sexta-feira (22.01) pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.

Além das prisões realizadas, em menos de 24 horas após o crime, a ação resultou na apreensão de parte dos produtos roubados.

Os suspeitos, entre 18 a 24 anos, foram autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de pessoas e emprego de arma de fogo, corrupção de menores e resistência. Já o adolescente de 17 anos, que tem nove passagens pela polícia, responderá a ato infracional análogo ao crime de roubo majorado.

Os policiais civis realizavam diligências até chegar aos autores do crime ocorrido na noite de quinta-feira (21.01), no bairro Santa Clara, quando três  homens armados invadiram a residência e levaram diversos bens das vítimas.

Durante a investigação, a equipe da Derf descobriu que os suspeitos estavam escondidos em uma casa no bairro Jardim Ipiranga II, com os produtos roubados e estavam tentando vendê-los.No local, foi avistado um rapaz que ao perceber a presença dos policiais sacou uma arma de fogo disparando em direção aos investigadores e saiu correndo para os fundos da residência pulando o muro.

Uma equipe entrou na casa e abordou uma pessoa que também tentou fugir pelo forro do banheiro, mas foi contido. Já a outra equipe seguiu em busca do suspeito que havia pulando o muro e invadiu outras casas da vizinhança indo se esconder na casa do adolescente integrante do grupo.

Ao abordar o menor de idade, o outro adulto que se escondeu no local ainda tentou fugir mais uma vez, por seis quadras do bairro, com uma arma de fogo e acabou jogando-a em um matagal. Ainda na tentativa de escapar do cerco policial, o suspeito pegou um facão e veio em direção de um dos investigadores, que deu ordem de parada, porém, o criminoso continuou investindo contra o policial que efetuou um disparo na perna do suspeito, em legítima defesa e para cessar a resistência.

Leia mais:  Delegacia de Colíder terá Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher

Depois de ser contido, os policiais fizeram um torniquete para parar o sangramento e acionaram o Samu para prestar socorro ao suspeito, que foi encaminhado ao hospital.

Em seguida, os policiais civis retornaram ao matagal onde o suspeito jogou a arma de fogo, todavia, não a localizaram. Durante as buscas no interior da casa foram recuperadas duas televisões, um transmissor de TV digital e um canivete da mesma vítima.

Os envolvidos foram conduzidos à Derf-Rondonópolis, interrogados e autuados em flagrante delito e ato infracional respectivamente, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana