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CUIABÁ

Stopa recebe cronograma da Águas Cuiabá e acentua cobrança pela melhoria no acabamento das obras

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Davi Valle

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O vice-prefeito e Secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, acentuou a cobrança pela qualidade nos serviços executados pela concessionária Águas Cuiabá ao longo da cidade. Em reunião realizada, nesta quinta-feira (14), com representantes da companhia, Stopa destacou que é visível os avanços alcançados na Capital na área de saneamento básico, mas reforçou a necessidade de melhoria no acabamento das obras.

De acordo com o vice-prefeito, o principal ponto de reivindicação feito pela população à Prefeitura de Cuiabá está relacionado ao trabalho de recomposição do pavimento. O gestor explicou que, apesar da concessionária ser a responsável direta pelas obras ligadas ao esgotamento e abastecimento de água potável, como poder concedente, o Município tem a incumbência de acompanhar e garantir uma boa prestação de serviço ao cidadão.

“Cuiabá está avançando e muito. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a cidade com 33% de rede de esgoto e hoje já estamos em 61%. A meta do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico é universalizar esse benefício até 2024. Mas, isso tem que ser feito com qualidade em todas as etapas. Essa parte final, de compactação do solo e restauração do asfalto, precisa ser melhorada. É isso que cobramos e vamos continuar acompanhando”, disse.

Na oportunidade, a Águas Cuiabá também apresentou ao secretário o cronograma de atuação para 2021, com os pontos que receberão intervenções para construção da rede coletora de esgoto. Além disso, se comprometeu a entregar nas próximas semanas também a relação dos serviços programados para a rede de abastecimento de água. A medida é uma forma de fortalecer o alinhamento entre as ações da Prefeitura com as da empresa.

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Conforme argumentado por Stopa, os trabalhos de infraestrutura executados pela Secretaria de Obras Públicas e pela Águas Cuiabá estão, de certa forma, interligados. Sendo assim, segundo ele, é extremamente importante que as duas instituições caminhem em sintonia e mantenham um constante diálogo. O vice-prefeito ainda propôs que as Associações de Moradores sejam inseridas dentro desse processo.

“A Prefeitura já tem esse bom relacionamento com o movimento comunitário, que nos ajuda a identificar e resolver uma série de situações na cidade. Então, também nessa demanda precisamos ter essa parceria com as associações. Por meio desse relacionamento, podemos facilitar a comunicação com a comunidade e minimizar os transtornos que, infelizmente, são impossíveis de não existir quando a obra depende de escavação das vias”, justificou. 

O diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo, frisou que em todas essas situações a empresa já vem trabalhando para solucionar e tornar o serviço ainda mais eficiente. “Muitas vezes, por falta de um cuidado maior nesse acabamento, um benefício excelente para a população acaba ficando em segundo plano e sendo esquecido”, comentou o diretor-geral.

 

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Dutrinha vai ganhar estacionamento para quase cem veículos

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Luiz Alves

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O estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha vai ganhar estacionamento. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e será executado em parceria com a Secretaria de Obras, Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) e Mobilidade Urbana (Semob). O espaço terá capacidade para 96 veículos, sendo cinco vagas para idosos e duas para cadeirantes, em uma área total de 2862 m².

Somando-se todas as etapas da reforma ao processo de aquisição de bens permanentes e mobiliário, o orçamento total foi de cerca de R$2 milhões. Todo o investimento foi realizado exclusivamente pelo Município via Fonte 100.

“Estamos trabalhando arduamente para finalizar o Dutrinha. Foi u m longo caminho que chega na reta final. Conseguimos também ar condicionados para os vestiários, garantindo mais conforto aos nosso atletas”, declarou o secretário-interino de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Cláudio Sodré.

Em reunião na última terça-feira (26), o vice-prefeito José Roberto Stopa garantiu a realização do calçamento pela Secretaria de Obras, uma das últimas etapas para a finalização do Dutrinha. Desde o dia 13 de janeiro o estádio passa pela etapa de calçamento, pintura e sinalização externa, procedimentos que preparam para a entrega oficial do equipamento no aniversário de Cuiabá deste ano.

“O que estiver ao nosso alcance será feito para a entrega do estádio para comemorações do aniversário de Cuiabá, como determinou o prefeito Emanuel Pinheiro. Já realizamos o calçamento e 3estamos a postos para auxiliar no que for necessário para a conclusão desta grande obra para o esporte cuiabano”, enfatizo u o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa.

A reforma teve início em fevereiro de 2019 e foi dividida em três etapas: a primeira compreendeu a readequação de todo o espaço, atendendo a medidas de segurança e acessibilidade. A segunda etapa foi a mudança de posicionamento dos postes de iluminação e a troca do gramado. Enquanto que a terceira etapa foi a construção do novo muro e modernização dos vestiários.

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Em abril de 2019, iniciou-se a segunda etapa. A Secretaria de Serviços Urbanos iniciou a retirada do gramado para a implantação do sistema novo de drenagem e irrigação, que vai diminuir os custos de manutenção e consumo de água. O novo gramado é padrão grama Esmeralda. Para garantir iluminação adequada para jogadores, torcida e também para transmissão em veículos de comunicação, os postes foram realocados e foi instalada iluminação LED para garantir a qualidade para a torcida e para a transmissão dos jogos. 

Com a reforma dos vestiários, a obra entrou em sua terceira etapa de execução. O espaço privado aos jogadores recebeu grama sintética, com espaço para concentração e aquecimento e banheiros com chuveiros. Nesta fase, o muro também foi reconstruído e o outro lado do campo também recebeu atenção. A segunda arquibancada ganhou sustentação nova, assim como a bilheteria C e os banheiros e a lanchonete ao lado também foram reformados. 

No Dutrinha a história também terá espaço. Uma das salas da estrutura será transformada em um Museu do Futebol para reverenciar os atletas da terra e eternizar os grandes lances da trajetória do futebol cuiabano e mato-grossense. 

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Servidores da Previdência de Angra dos Reis conhecem Cuiabá Prev

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Luiz Alves

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Referência nacional pela qualidade, eficiência e transparência de sua gestão, o Cuiabá Prev recebeu, na terça-feira (26), a visita técnica de servidores do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev). Os servidores Luciane Rabha, presidente do Angraprev e da Associação de Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj); Renaldo de Sousa, assessor de gabinete e Ricardo de Agostino, coordenador de folha de pagamento do Angraprev foram recebidos pelo secretário-adjunto especial de Previdência na Secretaria Municipal de Gestão, Fernando Jorge Mendes de Oliveira. 

De acordo com Luciane Rabha, a equipe veio conhecer o funcionamento, os procedimentos, o sistema do Cuiabá Prev por ter recebido boas referências. “Viemos conhecer o sistema, principalmente da prova de vida, por causa dessa questão da pandemia. Como a gente quer se modernizar, aqui foi uma das referências que recebemos e a gente veio conhecer o projeto de vocês para estar levando para lá”, disse. 

Durante a visita técnica, o secretário-adjunto especial de Previdência, Fernando de Oliveira, explicou que durante a pandemia, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o atendimento presencial e, consequentemente, a prova de vida presencial ficou suspensa. Com isso, foi necessário criar alternativas para manter o controle sobre os recursos públicos que são destinados aos pagamentos dos beneficiários. Com isso, passaram a haver duas outras formas de fazer a prova de vida: por videoconferência e pelo aplicativo “Meu RPPS”, em que o segurado envia uma foto da frente e do verso do documento original e também a foto do próprio, tirada no momento do acesso à ferramenta. Caso necessário, o servidor do Cuiabá Prev telefona para a pessoa para confirmar as informações prestadas.

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O Cuiabá Prev detém, pelo sexto ano consecutivo, o selo ISSO 9001, que certifica a qualidade de serviços e administração de recursos financeiros; o certificado “Pró Gestão”, concedido pelo Ministério da Economia, através da Secretaria Nacional de Previdência e o certificado de “Conselho Transparente”, da Controladoria Geral do Município. São esses reconhecimentos que chamado a atenção das demais instituições Brasil afora e levado o Cuiabá Prev a receber mais de 20 visitas técnicas ao lngo da gestão Emanuel Pinheiro. 

“Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Nosso planejamento é buscar a qualidade e a satisfação dos 14.791 beneficiários, sendo 10.550 ativos e 4.241 aposentados e pensionistas, com a gestão dos recursos financeiros, que é de mais de R$320 milhões aplicados, além da melhoria dos serviços. Estamos conseguindo ser referência, o que acarreta em um modelo de gestão que atende ao princípio da eficiência da Administração pública”, destaca Fernando de Oliveira.

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