conecte-se conosco


CUIABÁ

Secretárias permanecem em pastas com suporte da primeira-dama frente aos desafios de mais 4 anos de gestão

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

As secretarias Hellen Ferreira e Luciana Zamproni continuam sob a administração das pastas de de Assistência Social e da Mulher, conforme anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro durante a cerimônia de posse, realizada na última sexta-feira (01), na Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Segundo o prefeito, a permanência das gestoras é um pedido da primeira-dama Márcia Pinheiro que tem acompanhado de perto o desenvolvimento das atividades de ambas as pastas, as quais seguem em consonância com a linha de trabalho do Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

“Deliberei pela continuidade do trabalho delas que têm grandes resultados apresentados durante a primeira gestão e deverão avançar ainda mais nos próximos anos com o suporte da primeira-dama Márcia Pinheiro”, disse o prefeito.

A primeira-dama sempre esteve na vanguarda das políticas municipais para mulheres que tiveram grandes conquistas durante os primeiros anos da gestão Emanuel Pinheiro. Ela foi a idealizadora do programa Qualifica 300 que capacitou e certificou mais de 3,5 mil mulheres para vagas de emprego, além de ajudar a consolidar, de forma inédita, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar que une os três poderes e outras 14 instituições em prol de ações conjuntas voltadas à mulher.

“Nós iniciamos um trabalho que veio a culminar na criação da Secretaria Municipal da Mulher, uma das únicas do país. O núcleo da primeira-dama está sempre trabalhando em conjunto para promover essas e mais ações. Nos próximos anos, a perspectiva é consolidar Cuiabá ainda mais como case nacional em ações direcionadas à mulher”, destacou a primeira-dama.

Entre as principais ações previstas para 2021 para a área, está a construção da Casa da Mulher Brasileira que tem recursos garantidos na ordem de R$ 1,4 milhões provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Emanuelzinho.

Leia mais:  Secretaria de Mobilidade Urbana realiza novo leilão online na próxima sexta-feira (22)

“A Casa da Mulher Brasileira foi uma busca da primeira-dama, em Brasília, para que pudéssemos atender as mulheres com melhor qualidade. Atualmente a obra está em fase de assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal e, posteriormente, será realizada a licitação”, contou Zamproni, titular da pasta da Mulher.

Social

Nas ações sociais municipais, a primeira-dama teve papel bastante importante no primeiro mandato com indicações de programas como o Viva a Vida na Melhor Idade, destinado a levar uma gama de serviços para dentro dos Centros de Convivência do Idoso e oferecer mais dignidade e comodidade ao público da terceira idade.

Suas campanhas de envolvimento popular como o Natal Sem Fome e Aquece Cuiabá também estiveram na vanguarda do avanço social em Cuiabá, sempre com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Esse comprometimento e essa presença voluntária da primeira-dama com a secretaria de Assistência Social reforça ainda mais as ações voltadas à população mais carente. O apoio dela é fundamental para que as ações sejam feitas com mais sensibilidade humana como tange o mote da gestão do prefeito marcado pela humanização dos serviços públicos”, disse Hellen Ferreira.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria de Turismo revitaliza equipamentos públicos e foca em reapresentar Cuiabá aos cuiabanos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Quando falamos em férias, em fazer uma viagem de turismo, conhecer algum lugar, na maioria das vezes pensamos em sair de onde estamos, em conhecer novas paisagens. A Secretaria Municipal de Turismo quer mostrar aos cuiabanos que há sempre o que se descobrir em Cuiabá e que é possível ser turista em sua própria cidade.

Para isso, a Pasta trabalha na revitalização de museus, criação de feiras, aplicativos que funcionem como guias pela cidade e novas rotas de visitação, como por exemplo, um passeio de barco da Orla do Porto até a comunidade São Gonçalo Beira Rio para um almoço.

“Trabalhar com turismo é trabalhar com sonhos. Os serviços não vendem só produtos. Vendem expectativas, vendem experiência e por isso temos que pensar na renovação constante, ter sempre uma nova perspectiva. Estamos trabalhando em ações que possamos aproveitar o que já temos, de equipamentos públicos e também o que o povo cuiabano tem de melhor para oferecer, a nossa cultura é muito rica, temos muito a explorar e estamos colocando as ideias no papel para num futuro breve as colocarmos em prática”, declarou a secretária de Turismo, Iracilda Campos.

Diante do cenário de pandemia da COVID-19, a Secretaria de Turismo trabalha para fomentar o setor, seguindo todas as recomendações de biossegurança, pensando sempre na saúde pública em primeiro lugar.

Uma das ideias da Pasta, é criar um aplicativo de celular que apresente o mapeamento dos pontos turísticos da cidade, por exemplo, com informações atualizadas de cada museu, igreja, as história de monumentos símbolos da cultura local, como de Maria Taquara. A ideia é abrir o leque de opções de entretenimento que a cidade pode oferecer, com a rapidez que só a tecnologia pode proporcionar.

Leia mais:  Pinheiro é eleito presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá e assegura atuação no resgate da região

Revitalizar os pontos de atendimento físico ao turista é outra ação importante que a Pasta se debruça para atender. A ideia é reformar o Centro de Atendimento ao Turista da Praça Rashid Jaudy, no centro da Capital, reabrir o CAT no aeroporto de Várzea Grande, em parceria com o município vizinho e fomentar ainda mais a participação em eventos do CAT Móvel, que já existe.

A revitalização do Museu do Rio e da Caixa D’água também estão em andamento. O objetivo, é preparar esses locais para receber feiras e eventos, no pós pandemia, com participação de entidades culturais.

Estes são projetos a serem discutidos juntamente com as entidades e associações locais do setor de turístico para a nova gestão Emanuel Pinheiro, com metas de execução de curto, médio e longo prazo, utilizando os equipamentos públicos existentes, diminuindo assim os custos orçamentários.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Secretaria de Saúde já entregou quase 26 mil Kits Covid-19 para pacientes com sintomas leves

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

Desde julho de 2020, quando a Prefeitura de Cuiabá passou a disponibilizar o Kit Covid-19 para pacientes com sintomas leves de síndrome gripal (mediante prescrição médica e termo de consentimento), 25.939 kits foram distribuídos, até esta sexta-feira (15), conforme o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

No mês de julho, foram entregues 4.387 Kits; em agosto, 7.923; em setembro, 5.040; em outubro, 1.177 Kits; em novembro, 430; em dezembro, 4.032. Nos primeiros 15 dias de janeiro de 2021, foram entregues 2.950 Kits Covid-19 pela Prefeitura de Cuiabá. Números que apontam para uma subida de prescrições de dezembro para cá.

Cada kit é composto por 5 comprimidos de azitromicina 500mg, 4 comprimidos de ivermectina 6mg, 20 comprimidos de dipirona sódica 500 mg e 10 comprimidos de zinco 29,5 mg.

O secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma, explica que o Kit Covid está disponível para pacientes com sintomas leves da doença que procuram atendimento médico. “É importante ressaltar que os medicamentos não têm eficácia comprovada na prevenção da Covid-19. Eles têm sido utilizados seguindo protocolos do Ministério da Saúde para o tratamento precoce e só são entregues para o paciente mediante apresentação da receita médica. Mesmo que tenha sido atendido em uma unidade de saúde que não seja as do município, se o paciente apresentar a receita médica, ele pode pegar o kit em nossas unidades”, explica. 

Os kits estão disponíveis em 16 unidades básicas de saúde e também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e policlínicas. 

Veja as unidades de saúde que dispõem do Kit Covid-19:

Leia mais:  Secretária de Saúde alinha ações da campanha de vacinação com Estado e autoriza adequações para receber os imunizantes

PSF Santa Izabel I / PSF Santa Isabel II

PSF Despraiado I / PSF Despraiado II                                                                         

Centro de Saúde do Grande Terceiro

Centro de Saúde Dom Aquino

Centro de Saúde Jardim Leblon 

PSF Pedregal I / PSF Pedregal II

PSF Pedra 90 I / PSF Pedra 90 II 

Centro de Saúde do Parque Cuiabá

Centro de Saúde do Tijucal 

UBS Parque Ohara

Clínica da Família do CPA 1

PSF Três Barras

PSF Jardim Umuarama 

Centro de Saúde CPA III

PSF Jardim Fortaleza / Santa Laura

PSF Santa Terezinha / Itapajé

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana