conecte-se conosco


MATO GROSSO

Professores fazem revisão dos conteúdos na reta final

Publicado


O Pré-Enem [email protected] Gold, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) voltada a estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio 2020, chega em sua reta final com foco na revisão do conteúdo que será cobrado nas provas, que serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital.

Essa semana, os participantes tiveram acesso aos locais e horários das provas. As informações podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – www.enem.inep.gov.br.

Por meio da oferta de aulas preparatórias durante 90 dias, o foco do projeto tem sido minimizar os danos causados no aprendizado dos estudantes durante o ano letivo de 2020 por causa da Covid-19. “Em tempos de pandemia, o Pré-Enem [email protected] Gold é muito importante porque é uma opção a mais de preparação para os estudantes que farão o Enem”, disse Andréa Melo Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc-MT.

Aproximadamente 30 profissionais estão envolvidos no projeto, que contempla videoaulas e aulas presenciais em quatro cidades do estado – realizadas obedecendo a protocolos de biossegurança para evitar a transmissão da Covid-19. As duas modalidades são traduzidas para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

“Os professores conseguem passar bem o conteúdo. Outros conseguem animar as aulas, mesmo as matérias sendo complicadas, fazendo com que a gente fique atento. É muito bom”, diz a estudante Raphaela Morbeck, 18 anos.

Para a aluna Nathalia Guia, de 17 anos, participar do projeto foi fundamental para os estudos diante dos desafios e mudanças na rotina impostos pela Covid-19.

Leia mais:  Fiscal de contratos em afastamento não pode atestar notas

“Nós, alunos que não tínhamos condição de contratar um curso particular, nos sentimos privilegiados com essa iniciativa. E cada aula foi extremamente esclarecedora, principalmente a de Redação, que foi importantíssima para o ‘medo’ diminuir, pois para a maioria dos alunos a maior dificuldade é a Redação”, disse.

O professor Leo Silva, que dá aulas de Química, considera que trabalhar no projeto foi desafiador, mas de uma forma positiva, porque mostrou que tanto os profissionais quanto os alunos puderam se adaptar à nova realidade.

“Sinto-me muito grato pela oportunidade, porque a gente faz o que está ao nosso alcance para que os estudantes se tornem homens e mulheres melhores, que eles transformem o mundo para melhor a partir do ensino. Queremos mostrar para esses alunos que eles são capazes de entrar na faculdade dos sonhos deles”, afirmou.

Videoaulas

As videoaulas vão ao ar diariamente na TV Assembleia e TVG e ficam disponibilizadas também no canal do Pré-Enem Digital no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCQuw9ovCnhTml4m6ED2uj4g).

Entre 11 e 16 de janeiro serão exibidas as revisões das disciplinas de Linguagens, Redação, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que caem no primeiro dia de Enem.

Já entre 18 e 23 de janeiro, os alunos vão poder assistir aos conteúdos relacionados a Ciências Naturais e Matemática, itens cobrados no segundo dia de provas.

Aulas presenciais

Os estudantes ainda podem se inscrever para a última aula presencial do Pré-Enem Digital Gold, que será no dia 9 de janeiro. Os encontros ocorrem respeitando todos os protocolos de biossegurança para evitar a transmissão do novo coronavírus.

A modalidade presencial do projeto é oferecida em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. No interior do estado, as aulas são sempre das 8h às 11h, e focadas em Redação. Na capital as aulas ocorrem das 8h às 12h, com foco em todas as disciplinas.

Leia mais:  Censo do MT Prev começa nesta segunda-feira (18) em Rondonópolis

As vagas para participar das aulas são limitadas e destinadas somente para alunos do 3º ano do Ensino Médio matriculados na rede estadual de ensino e que farão o Enem 2020. O telefone para mais informações é o (65) 3613-6318.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governo realiza primeira consulta pública do Zoneamento Socioeconômico Ecológico

Publicado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), realiza entre os dias 18 de janeiro e 16 de fevereiro a primeira consulta pública da proposta de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSSE) do Estado de Mato Grosso. Ela será feita de forma online no site da Seplag.

A consulta tem por objetivo possibilitar a participação da sociedade na elaboração das diretrizes estabelecidas por zona e contribuir com a construção da minuta da Lei do ZSSE de Mato Grosso.

O ZSSE tem o intuito de promover o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade e condições de vida da população. Nesta versão, o Estado foi dividido em zonas, com propostas e diretrizes indicando o melhor uso para cada uma, respeitando as potencialidade e fragilidades do ambiente.

Para o titular da Seplag, Basílio Bezerra, é muito importante que todos participem, pois a consulta pública é um instrumento de transparência e participação social. “Nossa intenção não é esgotar o assunto no momento. Posteriormente realizaremos novas consultas públicas para enriquecer ainda mais as propostas. Por isso é muito importante que todos deem a sua contribuição”.

Saiba como

A Seplag preparou uma página na internet com todas as informações e orientações necessárias para participar da consulta pública. Para que a contribuição seja considerada e processada, todos os campos obrigatórios dos formulários devem ser preenchidos e todas as sugestões apresentadas, justificadas.

Para contribuir com a consulta pública e ajudar a definir as futuras ações para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso, clique aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sefaz doou e incorporou R$ 2,76 milhões em mercadorias apreendidas no ano passado
Continue lendo

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para o processo seletivo para a contratação de professores temporários

Publicado


A partir desta segunda-feira (18) a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abre as inscrições para candidatos interessados em participar do processo seletivo para a contratação de professores temporários. Os profissionais deverão atuar na conclusão de cursos profissionalizantes que estão em andamento, mas foram suspensos por conta da pandemia.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26 de janeiro por meio de formulário do Google Forms disponível AQUI. Em fevereiro serão divulgadas as etapas de classificação conforme especificado no edital que pode ser acessado AQUI

Segundo a coordenadora de Educação Profissional e tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, a secretaria pretende concluir os cursos de 53 turmas em 2021 e para isso está formando um cadastro reserva para professores.

“Se as aulas presenciais forem retomadas, vamos conseguir finalizar todas as turmas que estão com aulas suspensas. Acreditamos que no próximo ano as coisas voltarão a normalidade, por isso precisamos nos preparar e contratar profissionais temporários para atenderem a esta demanda específica”, explicou.

Os professores vão atuar nas Escolas Técnicas Estaduais (ETE’s) de Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Poxoréu.

A base salarial é a mesma de professores efetivos e segue conforme a carga horária de cada profissional, que pode ser de 20, 30 ou 40 horas. Os requisitos e documentos necessários estão disponíveis no edital.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Censo do MT Prev começa nesta segunda-feira (18) em Rondonópolis
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana