conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito solicita à Câmara Municipal a realização de CPI dos Filantrópicos

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de Cuiabá, antes da solenidade de posse do segundo mandato de prefeito, Emanuel Pinheiro anunciou que vai solicitar aos vereadores que abram uma CPI para investigar a destinação dos recursos públicos designado para os hospitais filantrópicos que prestam serviços à Prefeitura, sobretudo o Hospital de Câncer.

“O Hospital do Câncer tem feito denúncias vazias, irresponsáveis e levianas em relação à gestão, tentando jogar a sociedade contra a Prefeitura. Quero que, de forma transparente, os vereadores realizem a CPI para apurar nos últimos 10 anos todos os recursos que foram repassados, sejam emendas ou não ao Hospital de Câncer e se possível das demais instituições filantrópicas, para saber a real destinação desses recursos, para que possamos daqui para a frente adotar uma nova sistemática do plano de aplicação com a devida prestação de contas de cada centavo dos recursos públicos que venham para as instituições filantrópicas, sejam eles federais, estaduais ou municipais”, disse o prefeito.

Com este pedido, o prefeito pretende colocar um fim aos constantes impasses que ocorrem com alguns hospitais filantrópicos no que se refere à utilização dos recursos a eles destinados. Uma das providências já tomadas neste sentido foi a apresentação aos hospitais filantrópicos de uma nova proposta de pagamento dos serviços dentro do mesmo mês em que eles foram prestados, com um valor pactuado mensal fixo, e com a diferença entre os serviços prestados e o que foi pago sendo acertada no mês seguinte. Com isso, será resolvido o problema do delay de dois a três meses que existe atualmente na efetivação dos pagamentos.

Leia mais:  Prefeito lamenta morte de judoca Fenelon Muller

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Semob irá fiscalizar vans de transporte escolar

Publicado


Após o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro anunciar a retomada das atividades escolares na rede pública municipal e privada, em sistema híbrido e com um Plano Estratégico de Retomada Segura das Atividades, as vans que realizam transporte de alunos também irão se adequar as medidas de biossegurança para conter a propagação da Covid-19. 

Conforme o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budib, já existe uma conversa avançada com os   Permissionários do Transporte Escolar (Aspetre) sobre as  normativas que serão publicadas em portaria. 

” Já falamos com a Aspetre sobre as medidas de biossegurança, como a obrigatoriedade de  uso de máscaras, álcool em gel e janelas abertas. Já com relação a  capacidades de  passageiros, ele  justifica que a capacidade no normal, já é reduzida”, comentou Nicolau.
A Semob, conforme o diretor de Transporte, irá intensificar a fiscalização  para combater o transporte clandestino de alunos. A Pasta possui agentes capacitados que irão reforçar a fiscalização com o retorno às aulas,  tanto em vans como em veículos de passeios. 
“Vamos bater duro na fiscalização do transporte clandestino. Peço que as escolas denunciem esses carros ou vans que atuam de forma irregular para a própria segurança dos alunos.  Já ocorreu em outros estados casos graves e fatais envolvendo crianças, comoesquecimentos ou abuso sexuais. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o transporte de crianças em carros particulares ou com motoristas de aplicativos. Por isso, é  muito importante a colaboração de todos, principalmente dos pais, que devem ficar atentos com a segurança de seus filhos, “, concluiu
Para denunciar veículos irregulares, a população pode entrar em contato pelo número 08006451517 (Ouvidoria Setorial da Secretaria de Mobilidade Urbana. 
 
 
 

Leia mais:  Semob irá fiscalizar vans de transporte escolar

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Cuiabá já possui vacinas para imunizar 75,7% dos trabalhadores da Saúde da capital

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá recebeu do Governo Federal na tarde desta terça-feira (26), mais 3.030 doses da vacina Coronavac. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com este lote, a Capital já possui doses suficiente para imunizar 75,7% dos trabalhadores da saúde da rede pública e privada da cidade, inclusos no grupo 1 do plano nacional de imunização contra a Covid-19, definido pelo Ministério da Saúde. No grupo 1 estão inseridos, 23.371 trabalhadores da saúde.

Este é o terceiro lote de vacina contra a Covid-19 entregue à Capital, totalizando 17.687 doses recebidas até o momento. Cuiabá havia recebido na última semana 8.027 doses da vacina Coronavac e na noite de segunda-feira (25) recebeu mais 6.630 da vacina de Oxford/AstraZeneca encaminhadas pelo Ministério da Saúde via Secretaria de Saúde do Estado (SES).

Conforme a SMS, Cuiabá possui uma estimativa de 23.371 mil trabalhadores na área de saúde. Desse total, 4.371 já foram vacinados. Isso representa 18% do número global de servidores a serem vacinados na Capital. Esses dados são atualizados diariamente pelo site da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” (https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/), disponível no portal da Prefeitura de Cuiabá.

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix acredita que muito em breve todos os trabalhadores da saúde estarão imunizados. “Com a vacinação das pessoas que trabalham na linha de frente e com a chegada de novas doses, poderemos dar continuidade ao plano municipal. Este é o grupo mais afetado em termos de mortalidade e a vacina os protegerá deste vírus”, disse a gestora.

Agendamento de cadastro

Nesta fase, apenas os profissionais que atuam como linha de frente no combate à doença, sejam em hospitais e Pronto Atendimento 24h, públicos e privados, bem como os das 21 unidades referências para Covid-19 da Atenção Básica, estão aptos a serem imunizados.  

Leia mais:  Ouvidoria monta posto de atendimento no Centro de Vacinação para facilitar recebimento de manifestações

 O cadastro é feito através do site da Prefeitura de Cuiabá, bem como o agendamento para a vacinação, que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal de segunda a domingo, das 7h às 22h.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana