conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito reforça diálogo com segmentos e destaca que retomada das aulas seguirá modelo mais seguro

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro disse que o objetivo da reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus nesta sexta-feira (8) foi de assegurar encaminhamentos para uma definição em relação à retomada das aulas presenciais nas redes pública e privada da Capital, se for possível.

“Mais do que nunca estamos no mesmo barco e minha arma é o diálogo, é o respeito. Estou preocupado com a situação das redes pública e privada em relação ao ensino e a aprendizagem e, temos que tomar uma decisão em conjunto. Não podemos ser insensíveis à realidade da rede privada. É uma situação muito dramática e, claro, quem é empresário do setor está passando uma situação muito difícil”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro salientando que  não pretende colocar vidas em risco.

Emanuel Pinheiro garantiu que todos os segmentos serão ouvidos. Lembrou que o Comitê sabe da sua missão e que fechar tudo não é no momento a melhor solução para enfrentar a Covid-19, descartando a possibilidade de um lockdown.  “Até porque não há um ser humano hoje no planeta que não saiba que não pode haver aglomeração e que devem ser respeitadas  as medidas de biossegurança então, não tem porquê parar a cidade para educar e orientar as pessoas. E, a rede pública municipal de saúde está preparada, um trabalho reconhecido pelo Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Mato Grosso e a fundação Fiocruz, como uma das capitais que melhor reagiram e protegeram a sociedade com relação à pandemia”, destacou Emanuel Pinheiro.

Rede pública municipal

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado disse que a rede pública municipal se prepara visando três possibilidades de retorno das aulas. A primeira mantendo o ensino remoto, a segunda com a adoção do sistema híbrido e a terceira exclusivamente de forma presencial.

Leia mais:  Mais de 200 pessoas são vacinadas no primeiro dia de imunização contra o coronavírus na Capital

“A Secretaria Municipal de Educação já adquiriu todos os equipamentos e materiais de biossegurança, nossos profissionais passaram por formação e nosso Plano de Retorno Seguro está concluído. Mas a decisão sobre o retorno das atividades presenciais deverá ser tomada com base nas orientações e recomendações das autoridades de Saúde e da Vigilância Sanitária”, destacou. Edilene Machado disse, entretanto que o isolamento não está fazendo bem as crianças, e traz  prejuízos emocionais e educacionais.

Após reunir informações técnicas, na próxima semana o Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus volta a se reunião para discutir as propostas de retorno seguro.

Participaram da reunião representantes das escolas particulares, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado de Mato Grosso (Sinep-MT), Gelson Menegatti Filho, a secretária de Saúde do Município, Ozenira Félix, o secretário de Governo, Luis Cláudio,  a secretaria adjunta de Educação, Débora Marques Vilar,o  presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge e representantes da Vigilância Sanitária.  

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito anuncia criação de Comitê Técnico de Definição de Modal de Transporte Público

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou na tarde desta quinta-feira (21), a criação de um Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A equipe formada irá avaliar qual modal é viável para a Capital e também os estudos do Governo do Estado, que em decisão unilateral, optou pela troca do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT).

O Comitê terá representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Mobilidade Urbana (Semob) e Obras Públicas. Participarão ainda o superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o engenheiro José Picolli Neto, e o ex-secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades e ex-assessor do Metrô-São Paulo, o economista José Roberto Generoso.

O prefeito irá convidar representantes do Governo do Estado e de Várzea Grande para compor o Comitê. “Esse Comitê vai analisar os estudos técnicos que serão encaminhados pelo Governo do Estado, para saber o que levou a mudança de modal do VLT para o BRT. Vamos avaliar a proposta do Governo e estudar a viabilidade da retomada, conclusão, operação, manutenção e outros. Eu não discuto se o melhor modal é BRT ou VLT, eu discuto que o Governo não poderia tomar uma decisão de forma isolada contrariando o Estatuto das Cidades, a lei da região Metropolitana, a Lei Orgânica do Município, a Constituição Estadual e Federal. Essa decisão não pode ser tomada sem ser compartilhada. O que questiono, é isso. Vou lutar enquanto tiver forças e devo satisfação à população cuiabana”, defendeu Emanuel Pinheiro.

O Comitê, que será presidido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Juares Samaniego, terá 60 dias para concluir o relatório de estudos sobre os dois modais (BRT e VLT), sendo prorrogáveis por mais 60 dias. Emanuel disse ainda que irá pedir para o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, também criar uma comissão na cidade vizinha com intuito de debater dados técnicos.

Leia mais:  Vice-prefeito garante participação efetiva de entidades na execução da obra no Parque de Exposições

“O Estado está querendo comandar uma situação sozinha que não lhe cabe.  Esse assunto tem que ser compartilhado e os dois interessados, no caso, as duas cidades, Cuiabá e Várzea Grande não participam. Essa equipe vai mostrar qual é o melhor modelo e vamos mostrar a nossa posição e o que é mais importante para a sociedade”, concluiu.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Intervenção em córrego marca início da duplicação da Av. Dante Martins de Oliveira

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no processo de desassoreamento e demarcação do córrego que passa pela Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores). A ação é realizada para que, nas próximas semanas, seja iniciada a construção do muro de gabião nas paredes laterais do local. Essa é uma das etapas da obra de duplicação da via que o Município está executando.

A intervenção recebe um investimento de R$ 2.329.558,39 e, conforme o projeto da Secretaria de Obras Públicas, abrange um trecho de cerca de dois quilômetros situado entre o Residencial Santa Inês e as proximidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do bairro Planalto. O recurso é oriundo de uma operação de crédito formalizada com o Banco do Brasil, em junho de 2020.

A duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira engloba a execução dos trabalhos de construção da rede de drenagem de águas pluviais, terraplanagem e pavimentação. Além disso, estão previstos os serviços de instalação de meio-fio, edificação de calçadas, e sinalização viária horizontal e vertical. A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá desde 2017.

“Essa é uma das principais avenidas de Cuiabá e, com toda certeza, uma das mais movimentadas. Por meio dela, os condutores têm acesso ao centro da cidade e a centenas de bairros das regiões Sul, Leste e Norte. Essa era uma obra que a população aguardava há muito tempo e hoje temos a satisfação de ver ela em andamento. Vamos transformar essa via e, junto com isso, a vida de milhares de cuiabanos”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A duplicação faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura tem executado em diferentes pontos da cidade, visando promover avanços na mobilidade urbana. Na própria Dante Martins de Oliveira, por exemplo, foi concluído no fim de 2020 a atividade de recapeamento, no trecho entre as rotatórias dos bairros Planalto e Dr. Fábio. No total, foram 2,3 quilômetros de asfalto recuperado, nova sinalização, além de implantação de abrigos de ônibus.  

Leia mais:  Prefeito anuncia criação de Comitê Técnico de Definição de Modal de Transporte Público

“Há poucos metros da avenida entregamos o viaduto da Avenida das Torres. Também estamos construindo uma ponte de concreto sobre o Córrego do Moinho, atrás do Parque Tia Nair, que facilitará o acesso de moradores de bairros como Recanto dos Pássaros, Jardim Imperial e Universitário à avenida. Ou seja, é uma série de ações que melhoram a vida população”, relata o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana