conecte-se conosco


CUIABÁ

Pinheiro reconstrói elo e movimento comunitário ganha voz na gestão do Município

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Ao assumir pela primeira vez o comando da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro carregava consigo o compromisso de fortalecer o vínculo com a população, valorizando a participação do cidadão no processo de criação de políticas públicas. Para isso, Pinheiro enxergava como fundamental restabelecer um elo, antes quebrado, entre o Município e as lideranças comunitárias da Capital.

O primeiro passo para essa reconstrução era fazer com que a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias servisse realmente ao propósito para o qual havia sido criada. Foi então que o chefe do Executivo decidiu nomear Jonail da Costa, ex-presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb), da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab) e da Associação de Moradores do Ribeirão do Lipa.

Oriundo do segmento, conhecedor das lutas e dificuldades enfrentadas, e com a experiência de quem conhecia o sabia a ser seguido, Jonail ganhou a missão de criar uma ponte entre a população e o gabinete do prefeito. Segundo Pinheiro, até janeiro de 2017, essa aproximação era inexistente, ainda que a Secretaria Adjunta já estivesse em funcionamento no papel, e mudar essa realidade era o principal desafio.

“Esse vínculo simplesmente não existia. Os que ocupavam os cargos na Secretaria não tinham nenhuma ligação com os bairros. Tanto é que muitos achavam que ela era uma criação nossa. Mas, na verdade, o que fizemos foi colocá-la em funcionamento na prática. A missão foi cumprida e entramos em um caminho sem volta. Criamos um elo que não será novamente quebrado, pois é uma conquista da comunidade”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Já Jonail destaca que, a partir dessa aproximação, a Prefeitura passou a contar com a parceria de aproximadamente 400 presidentes de Associações de Moradores, que ajudam diariamente a filtrar as demandas de cada comunidade e direcionar para as respectivas secretarias responsáveis. O secretário-adjunto avalia que a medida, além de otimizar a prestação do serviço, auxilia o Município na definição das ações prioritárias.

Leia mais:  Ordem Pública continua fiscalizando denúncias, mas pede consciência à população

“É uma parceria importante para a população e também para o Município que passa a ter acesso a um raio-x gratuito da situação de cada bairro. Os recursos não são fartos. Então, o valor que se tem para investir é preciso que seja feito de forma correta. E, para que isso aconteça, a população precisa ser ouvida. Esse é um dos segredos da realização de muitas obras como parques, praças, unidades de saúde, unidades educacionais, asfalto”, explica.

CONTONO LESTE

Uma obra que simboliza a união entre a Prefeitura e o movimento comunitário é a Avenida Contorno Leste. Para deixar de ser apenas um projeto, o início da construção contou com o apoio maciço das lideranças dos mais de 50 bairros pelos quais os 17,3 quilômetros da via passará. De acordo com o secretário-adjunto, além da melhoria na infraestrutura e mobilidade urbana, a avenida levará o desenvolvimento socioeconômico para regiões antes esquecidas.

“Tínhamos áreas do Altos da Serra, Dr. Fábio, Osmar Cabral, que eram consideradas o fim de Cuiabá. Eram regiões que pouco se ouvia falar em investimentos. Quando o prefeito apresentou essa proposta, todos os presidentes de bairros abraçaram o projeto. Os imóveis serão valorizados, novos comércios serão criados e uma série de ações passará a acontecer nessas regiões, mudando a vida de milhares de pessoas”, argumenta.

300 ANOS E PANDEMIA

Jonail da Costa conta ainda que as lideranças comunitárias participaram de forma importante em dois eventos distintos: as ações de comemorações aos 300 anos de Cuiabá e o enfrentamento à pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Ele relata que, para o primeiro, a ideia era que as atividades não ficassem apenas no centro da cidade. Dessa forma, diversas obras foram entregues em todas as regiões, a partir do diálogo com a população.

Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20)

“Em relação à pandemia, novamente o movimento está sendo extremamente importante. Em parceria com a primeira-dama Márcia Pinheiro e com a Secretaria de Assistência Social, no momento mais crítico, fizemos um trabalho de distribuição de cestas básicas, cobertores, kits de higiene. Tudo isso foi feito contando com a participação das associações de moradores”, completa o secretário-adjunto.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura divulga edital convocando 130 aprovados em concurso público da Educação

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta quinta-feira (21), o edital de convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Secretaria de Educação realizado em 2019. Nesse edital serão convocados 130 Técnicos em Manutenção e Infraestrutura-Auxiliares de Serviços Gerais (TMIE-ASG), que em 2020 tiveram o procedimento de convocação e posse suspensos em razão das restrições impostas pela pandemia provocada pelo coronavírus.

O prazo para apresentação de documentos e realização de exames admissionais serão retomados, sem prejuízo para os candidatos aprovados que estão sendo convocados.

A Secretaria Municipal de Educação informou ainda que na sexta-feira (22) serão chamados mais 324 candidatos aprovados para os cargos de Professor Pedagogo e Professor de Língua Inglesa.

A orientação da Secretaria Municipal de Educação aos candidatos aprovados é para que fiquem atentos às publicações dos editais,  onde constam todas informações relacionadas a prazos e documentações.

Os candidatos aprovados que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria Técnica de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3645 6577.

Serviço:

Calendário de Publicação dos Editais de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Educação – 2019

Dia 21/01 – TMIE-ASG

Dia 22/01 – Professores Pedagogos e Professores de Língua Inglesa

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde divulga o 2º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19
Continue lendo

CUIABÁ

Primeiros sete profissionais da saúde cuiabanos são vacinados contra a Covid-19

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Após quase um ano de pandemia da Covid-19 em Cuiabá, foram vacinadas, na manhã desta quarta-feira (20), as primeiras sete pessoas na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, trazendo esperança de superação deste momento difícil pelo qual passa toda a humanidade. 

Receberam a primeira dose da CoronaVac os trabalhadores da saúde: João Acassio de Moraes, 47 anos, maqueiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital São Benedito; Cervantes Caporossi, médico do Hospital Santa Rosa, com 42 anos de experiência em UTI e centro cirúrgico; José Augusto Curvo (Tampinha), 71 anos, médico há 47 anos; Maíra Sandes, médica plantonista do Hospital São Benedito; Dercilio de Souza Ferreira, 49 anos, enfermeiro do Hospital Referência à Covid-19, atuando há 26 anos em pronto atendimento, emergência e UTI; Jakelyne Thayane de Arruda Soares, 28 anos, assistente social no Hospital São Benedito, onde atua com a Visita Virtual aos pacientes internados com Covid-19 e Thuany Meira Girando, 29 anos, enfermeira e coordenadora de enfermagem da UTI do Hospital São Benedito. 

Durante o evento de início da campanha de vacinação, o prefeito Emanuel Pinheiro exaltou a abnegação desses profissionais, que se dedicam a salvar vidas. “Homenageio os servidores públicos da Capital em nome dos valorosos guerreiros e guerreiras profissionais da saúde da Capital do estado de Mato Grosso. Quero parabenizar por todo esse comprometimento e por todo esse amor de servir ao público e de se dedicar, num momento tão difícil da humanidade, para que Cuiabá saia à frente e continue sendo uma capital referência no enfrentamento do combate a covid-19”, discursou.

Leia mais:  Sine Municipal oferece 100 vagas para técnico em enfermagem; total de vagas chega a 242

Emanuel destacou ainda que este dia marca o mais importante, simbólico e emblemático momento da campanha” e agradeceu o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Em nome da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, da coordenadora do plano municipal de vacinação, Valéria de Oliveira e da supervisora deste plano, Flávia Guimarães, quero parabenizar o trabalho fora de série, diuturno, detalhado, responsável, aplicado e precavido na saúde e na vida de todos os cuiabanos e cuiabanos dessa minha equipe que eu tenho orgulho de liderar como prefeito da capital do Estado de mato Grosso”, enfatizou. 

O prefeito informou que, por enquanto, por conta do reduzido número de doses enviadas, serão vacinados apenas trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. Ao longo desta quarta-feira (20), cerca de 100 trabalhadores da linha de frente da covid-19, que atuam em hospitais públicos e privados, serão vacinados. 

Primeiro a ser vacinado em Cuiabá, o maqueiro João Acassio comemorou o fato de ter sido vacinado e relembrou o momento de horror que viveu ao longo de meses socorrendo pacientes com Covid-19. “É desesperador porque você vê as pessoas buscando o ar e já inseguras, falando que estão com medo de não voltar para casa em função de terem contraído a doença. É muito desesperador, a gente viveu um ano de grande aflição em 2020”. 

O trabalhador da saúde ainda orientou à população que procure se vacinar, quando chegar seu momento na lista de grupos prioritários. “Sei que por ser algo novo, algumas pessoas estão preocupadas e ficam um pouco inseguras na questão de receber essas doses. Mas o que posso dizer como profissional da área da saúde, é que elas precisam sim se imunizar, que possam rever a maneira de se comportar diante de um vírus tão perigoso como esse. Não esperem que essa tragédia chegue às casas delas, nas famílias delas”, alertou. 

Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20)

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana