conecte-se conosco


POLÍTICA MT

Penitenciária Mata Grande conta com novas instalações e é uma das mais modernas do país

Publicado


Foto: Sandra Costa

Foto: Sandra Costa

Foto: Sandra Costa

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), que é presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, participou nesta semana da inauguração de novas instalações da Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis. Quem também participou do evento foi o presidente do Conselho de Comunidade, Jailton Dantas.

As obras tiveram início ano passado e, à época, o deputado Claudinei fez uma visita pela Comissão de Segurança para verificar o andamento da construção. Foram entregues quatro salas de videoconferência para atendimento de audiências em geral; três camburões internos que servirão de apoio às salas de videoconferência e um camburão equipado com banheiro para triagem – local a ser realizada revista e a troca de vestimenta dos recuperandos que adentram a unidade quando trazidos de delegacias e/ou de outras unidades prisionais.

“Mais um grande avanço nessa unidade do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, que já é modelo para todo o Brasil pelos trabalhos desenvolvidos de ressocialização. Parabéns, diretor Ailton pelo excelente trabalho desenvolvido na instituição”, afirmou Claudinei.

Na oportunidade, o diretor da penitenciária Mata Grande, Ailton Ferreira, disse que foi uma obra de quase 300 metros quadrados e de suma importância neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia do novo coronavírus. “Por conta da pandemia, as visitas estão suspensas e não estávamos conseguindo atender todas as demandas de videoconferências. “A sala de triagem conta com os kits de higiene para o recuperando tomar o banho, passar pela audiência de custódia e, posteriormente, adentrar a unidade. Ano passado, concluímos 33 obras e já iniciamos agora, em 2021, seis obras importantes”, informou Ferreira.

Leia mais:  Xuxu Dal Molin cobra aquisição de patrulhas mecanizadas para recuperação de estradas de MT

Já o presidente do Conselho de Comunidade, Jailton Dantas, destacou que o deputado estadual Delegado Claudinei vem fazendo um importante trabalho em prol da Segurança Pública de Mato Grosso como parlamentar na Assembleia Legislativa. “Agradecer o senhor deputado pela parceria de sempre e parabenizá-lo pelo trabalho que tem feito em todo o estado. E o Ailton aqui na Mata Grande que modernizou essa unidade e hoje podemos dizer trata-se de um dos presídios mais humanizados do Brasil”, disse Dantas.

COVID – Atualmente, a penitenciária Mata Grande está com mais de 1,5 mil recuperando e o diretor Ailton Ferreira informou que, desde o início da pandemia, apenas 132 foram infectados pelo novo coronavírus, todos assintomáticos e que não precisaram de internação. “Neste momento, não temos nenhum caso de Covid na penitenciária”, finalizou Ferreira.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Contribuintes questionam cobrança da taxa de licenciamento

Publicado


Foto: Marcos Lopes

Os proprietários de veículos de Mato Grosso devem efetuar o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo, no valor de R$ 126,06. A quitação é necessária para garantir a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mesmo após a substituição do documento físico pela versão on-line, o que tem causado questionamento e insatisfação por parte dos contribuintes.

Desde julho de 2020, o CRLV passou a ser expedido por meio eletrônico (CRLV-e), conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, a mudança não implicou em alterações na cobrança da Taxa de Licenciamento, o que motivou o envio de um oficio n.º 022/2021 ao DETRAN-MT por parte do deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), solicitando o cancelamento da cobrança da taxa de Licenciamento anual veicular, considerando a resolução do CONTRAN N° 180 de 30 de Dezembro de 2019, que previu os requisitos para emissão de certificado de registro e licenciamento de veiculo eletrônico (CRLV-e).

O oficio, enviado na semana passada, solicita a isenção do pagamento. “O nosso entendimento é que a emissão do CRLV gerava um custo operacional que justificava a existência da taxa, mas se agora o documento é on-line não faz mais sentido a cobrança”, explicou Nascimento.

O parlamentar ainda destacou que assim que Assembleia Legislativa voltar às atividades normais ele irá apresentar um projeto de lei solicitando o cancelamento da cobrança da taxa de Licenciamento anual veicular.

Pagamento

A data limite para o pagamento da Taxa de Licenciamento sem a incidência de juros e multas é 31 de março. Após essa data. Após o prazo, será cobrado multa de 0,15% ao dia até o trigésimo dia de atraso; 9%, do trigésimo primeiro ao sexagésimo dia de atraso; e 12% após o sexagésimo dia de atraso. Para o cálculo do juros de mora, aplica-se o índice referencial da Selic estabelecido mensalmente pelo Banco Central do Brasil.

Fonte: ALMT

Leia mais:  MT institui fila única para cirurgia bariátrica pelo SUS

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA MT

Deputados discutem demandas da região sul na área da saúde

Publicado


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Os deputados estaduais Sebastião Rezende (PSC) e Delegado Claudinei (PSL) debateram em reunião, na tarde da última segunda-feira (25), com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, uma série de demandas da região sul de Mato Grosso. 

Acompanhados por uma comitiva de vereadores de Rondonópolis, os parlamentares buscaram informações sobre realização de cirurgias no período de pandemia e distribuição de vacinas para a Covid-19. Ainda estava na pauta repasses financeiros do estado a Rondonópolis, assim como a contratação de novos leitos de UTI.

“A Santa Casa de Rondonópolis tem espaço para disponibilizar esses leitos de UTI. Buscamos nesse sentido de fazer a contratualização de leitos [entre o estado e município] acontecer. Desejos que haja mais leitos para Covid, porque a demanda tem crescido muito. Quase 100% dos leitos regionais estão ocupados”, explicou Sebastião Rezende. 

A comitiva também defendeu a retomada de cirurgias eletivas, que estão suspensas por conta da pandemia. Rezende comemorou a resposta positiva que recebeu no encontro. “O governo está disposta a fazer um grande programa de cirurgias”, adiantou. 

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, reconheceu que as demandas apresentadas são realmente necessárias para a região, que é composta por 18 municípios. “Nossa equipe está empenhada na resolução dos problemas”, garantiu. “O estado está disposto desde o começo da pandemia de contratar novos leitos”, ressaltou. Segundo Figueiredo, todo gestor que apresente um local com capacidades técnicas de receber novos leitos será pago por esses leitos. 

O deputado Delegado Claudinei considerou a reunião como produtiva e comemorou o compromisso do governo em contratar novos leitos em Rondonópolis para Covid. Ele destacou ainda que a união entre Assembleia, Governo do estado e Câmara de Rondonópolis garantiu esse resultado.  

Leia mais:  MT institui fila única para cirurgia bariátrica pelo SUS

“Daqui levamos uma resposta concreta para a população de Rondonópolis, saímos muito felizes com a articulação dos nossos deputados que abriram as portas da secretaria. Nós saímos daqui com uma missão de trabalhar essa parceria e abrir novos leitos de UTI na cidade de Rondonópolis”, resumiu o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Roni Magnani (SD).

*Com colaboração da TV Assembleia 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana