conecte-se conosco


CUIABÁ

Operação especial de fim de ano na Capital resulta em 14 autos de notificação

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A noite do Ano Novo na Capital contou com a realização de mais uma ação da Prefeitura de Cuiabá, voltada para a prevenção e conscientização de toda população quanto a importância dos cuidados no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

A operação especial fim de ano realizada na noite desta quinta-feira (31) pelas secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Polícia Militar (PM) resultou na abordagem de 18 estabelecimentos. Desses, apenas 14 receberam autos de notificação, ou seja, foram apenas orientados sobre alguns itens estabelecidos em decreto como, por exemplo, a aglomeração de pessoas e som alto.

Conforme levantamento apresentado, seis chamadas foram registradas de poluição sonora. Um dos locais visitados foi o Clube da Caixa, onde a equipe teve que determinar que o som fosse modulado de maneira a ficar no limite permitido por lei (65 dB) e não causar perturbação à comunidade vizinha. “A orientação feita pelo sindicato de bares e restaurantes aos associados e a divulgação prévia pela imprensa da operação foram fatores que contribuíram muito para o ajuste e atenção às medidas de biossegurança”, ponderou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales.

As rondas começaram por volta das 22h e seguiram até a madrugada desta sexta-feira, 1º de janeiro, com seis equipes e cerca de trinta pessoas trabalhando. “Quero mais uma vez deixar claro que a intenção da Prefeitura de Cuiabá, desde o início das ações de enfrentamento ao covid-19, tem tido como principal característica a prevenção. Queremos que a população tenha consciência que a pandemia não acabou. O distanciamento social ainda é uma das melhores alternativas de controle da doença”, diz Sales.  

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde divulga o 2º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

O secretário pontua que, por ser uma operação especial de Ano Novo, a população é a principal aliada para o êxito no trabalho de fiscalização. O Disque Silêncio da SORP continua operando ao longo desse feriado prolongado, por meio do telefone, (65) 99341-3000.

“Nesse número, a pessoa que se sentir incomodada pode ligar e registrar a denúncia para que equipe de fiscalização possa verificar in loco se as normas de biossegurança estão sendo seguidas, a fim de evitar a proliferação do coronavírus.  Além dessa fonte, as pessoas podem ligar no número 190 para deixar o registro”, explica o secretário.

Desde o final do mês de março, são realizadas ações integradas de fiscalização, entre a Prefeitura de Cuiabá e PM. O trabalho tem como objetivo assegurar o cumprimento das normativas estabelecidas em decretos e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde no enfrentamento à pandemia.

“Cuiabá procurou e tem procurado fazer o dever de casa desde o começo, antecipando várias medidas. O prefeito Emanuel Pinheiro tem sido muito determinado naquilo que ele pensa que protege a saúde pública e ele pensa de uma maneira muito correta, muito efetiva, enfrentando inclusive críticas. Mas ele não tem mudado a sua opinião em defesa da saúde pública dos brasileiros que moram em Cuiabá”, avalia o secretário.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria de Assistência Social avança na construção do Plano Estratégico

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência está trabalhando na construção do Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá. Por meio de encontros com gestores e servidores da pasta estão sendo discutidos os propósitos organizacionais para os próximos anos.

Segundo o secretário municipal de Governo, Luís Claudio, o evento vai ao encontro da orientação expressa do prefeito Emanuel Pinheiro em estabelecer as diretrizes que fortaleçam a proteção social, sobretudo às populações mais vulneráveis, tornando dessa maneira Cuiabá como uma cidade sustentável e de oportunidades.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, as oficinas buscam o engajamento coletivo, com o apoio da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Planejamento, em parceria com técnicos da Secretaria de Saúde e Educação para facilitar a construção do Plano Estratégico com a definição da Identidade Organizacional da Secretaria.

Também é uma forma de preparar os gestores, trabalhadores e membros dos conselhos de direitos para um atendimento de excelência e dignidade à população. “Essas reuniões de planejamento são essenciais para uma nova gestão que se inicia. Com esse debate conseguimos construir uma estratégia de trabalho voltada ao atendimento das demandas da nossa Capital”, pontuou Hellen.

Está sendo utilizado o modelo “Balanced Scorecard” (BSC), enquanto metodologia para a definição do Negócio, da Missão, da Visão de Futuro e de seus Valores. Além também de estarem sendo trabalhados os objetivos, indicadores, metas, iniciativas e ações que vão nortear a Política Municipal de Assistência e o realinhamento do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Cuiabá.

Já foram apresentados aos participantes, os projetos do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) que tem como proposta elevar o padrão da administração pública visando a melhoria na qualidade dos serviços prestados de forma humanizada, fundamentado no modelo gerencial e com foco em resultados para o cidadão e a sociedade.

Leia mais:  Vice-prefeito garante participação efetiva de entidades na execução da obra no Parque de Exposições

De acordo com Silvina Maria dos Anjos, da Secretaria de Planejamento e facilitadora da oficina, este processo participativo é primordial na construção dos planejamentos de uma gestão cada vez mais estratégica. “A principal proposta é gerar uma constância de propósitos com intuito de avançar cada vez mais na cultura do Planejamento, ou seja, efetivar a gestão das políticas públicas, nesse caso na área social do município”, explicou Silvina.

Os encontros estão sendo realizados no auditório da Prefeitura até o dia 02 de fevereiro. O produto final do plano indicará a missão, visão, negócio, valores, pontos fortes e pontos fracos da pasta, além do mapa estratégico, indicadores, metas e iniciativas. A expectativa é que o planejamento setorial, com a construção do Plano, valide sua nova Identidade Organizacional, incluindo o Mapa com a definição dos objetivos estratégicos.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Diretor-Ouvidor, Mário Milton

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Comentários Facebook
Leia mais:  Primeiros sete profissionais da saúde cuiabanos são vacinados contra a Covid-19
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana