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CUIABÁ

HMC é classificado como ótimo e bom por 92% dos usuários em 2020

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Luiz Alves

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 O Hospital Municipal de Cuiabá – HCM Dr. Leony Palma de Carvalho finalizou o último ano, classificado como “ótimo e bom” por 92% dos usuários atendidos pela unidade de saúde em 2020. A pesquisa de satisfação ouviu 3222 pacientes homens e mulheres de 15 a 60 anos, entre os meses de janeiro a dezembro deste ano.

Inaugurado no dia 18 de novembro de 2019, a estrutura possui 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados, 60 de UTI, 38 de Emergência, seis salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia), além do ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia e parque tecnológicos com equipamentos de última geração. Além disso, o HMC também conta com urgência e emergência onde funciona o novo Pronto Socorro, dispõe de um heliponto para transferência de pacientes em estado grave e o transporte de órgãos com mais rapidez e segurança. Sem contar que se tornou referência nacional e internacional por meio do programa SOS AVC.

Os dados sobre a pesquisa são da Ouvidora do HMC, que ainda detalhou por setor, o índice de satisfação feitopelos usuários, como por exemplo, o de Enfermaria que teve os maiores índices de satisfação nos setores de Condutor de paciente, que registrou 99,9% de aprovação, sendo 91,8% de ótimo e 8,1% bom. O atendimento médico na Enfermaria também foi bem avaliado, tendo 97,5% de aprovação com 83,7% de ótimo, 10,4% bom e 3,4% regular. Da sua estrutura, a enfermaria teve uma aprovação de 99,9%, sendo 91,8% ótimo e 8,1% bom.

Jacinto Pereira, que esteve internado na Enfermaria do HMC por 35 dias, fez questão de agradecer a toda equipe que atua na unidade de saúde, pelo atendimento recebido durante o tempo que ficou no local.

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“Eu não tenho do que reclamar, as pessoas são excelentes, o atendimento com as enfermeiras foi excelente, são super educadas. Os médicos também são educados, gostei muito de tudo no geral, desde o pequeno faxineiro ao grande administrador. Os médicos, todos excelentes, sem falar na estrutura do refeitório, a alimentação, a nutricionista que todo dia me visitava, querendo saber como estava a minha alimentação, são excelentes também. Realmente não tenho do que reclamar, todas pessoas são ótimas. O hospital está de parabéns, espero que continue assim, que a sociedade vai agradecer muito. O meu atendimento foi 99%, porque 100% só Jesus. A sociedade mato-grossense e a sociedade cuiabana agradece. HMC está de parabéns, está sendo muito bom para o andamento da Saúde Pública e a sociedade agradece’’, disse Jacinto.

Dentre os itens mensurados também houve as melhores satisfações nos quesitos de avaliação geral do HMC, que registrou 97,2% de aprovação somada entre 77,4% de ótimo, 13,7% bom e 6,1% regular. Além disso, o Atendimento médico do ambulatório também foi 99,8% bem avaliado sendo 87,7% de ótimo, 10,7% bom e 1,4% de regular. Com relação à Estrutura física do ambulatório, a avaliação pelos usuários foi de 97,2%, consistidos em 82,9% de ótimo e 17,4% bom. 

Já nos setores de Urgência e Emergência, a ouvidoria registrou que a maioria dos entrevistados também avaliaram como positiva e satisfatória nos quesitos de equipes de enfermagem, com 98,5% de satisfação, sendo 83,1% ótimo, 11% bom e 4,4% regular. Na equipe médica, a avaliação ficou em 97,7%, disseminados em 75,6% de ótimo, 16,8% bom e 5,3 regular.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, falou da alegria e satisfação dos usuários em mais um ano de funcionamento do HMC e ressalta que uma das principais bandeiras de seu mandato é a Saúde.

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“Eu não medirei esforços para que Cuiabá continue sendo uma capital referência na saúde pública municipal. Cuidar da saúde e do bem estar dos cuiabanos sempre foi um anseio meu e vou continuar me esforçando e trabalhando para que haja qualidade de vida e esperança de um futuro cada vez mais promissor para nossa gente”, ressaltou Pinheiro. 

O diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP Célio Rodrigues, reforçou a fala do prefeito e afirmou ainda, que a equipe adotou como seguimento as orientações de Emanuel Pinheiro a respeito de um tratamento mais humanizado para a população.

“Em todos os setores o índice de satisfação é superior a 90%, isso quer dizer que mesmo enfrentando uma pandemia, o nível de atendimento do HMC não caiu, a população tem demonstrado que está gostando e tudo isso devido a gestão humanizada implantada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Vamos continuar trabalhando para que os dados não mudem e só melhorem daqui para frente”, afirmou Célio Rodrigues.

Para a ouvidora Manuela Luzardo a ótima avaliação no departamento é reflexo de todo empenho, trabalho e dedicação, que vem sendo feito pela equipe médica, de enfermaria, e administrativa do hospital, tendo como missão desde a sua inauguração, garantir a saúde da população de forma humanizada, conforme a política de atendimento adotada na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

“O trabalho de pesquisa de satisfação passou a ser realizado também via telefone, buscando estarmos atentos as necessidades e anseio da população. Dessa forma, conseguimos manter a média de satisfação anual do ano de 2020 de 92%. Assim, é com essa visão e muito trabalho que continuaremos buscando a excelência de nossos atendimentos na atenção à saúde, sob a supervisão da diretoria do HMC, Célio Rodrigues. A nossa meta é de que a política de humanização do prefeito se concretize com excelentes resultados durante esse novo quadriênio”, enfatizou.

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Para mais informações, dúvidas ou atendimento, o usuário pode estar entrando em contato com a Ouvidora do HMC pelo telefone (65) 3318-4875 ou pelo e-mail [email protected]

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Sugestão de pauta: Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20)

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Começa na manhã desta quarta-feira (20), às 9h30, no Centro de Eventos do Pantanal, a campanha “Vacina Cuiabá – a sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a Covid-19 da população cuiabana. No primeiro dia, está prevista a vacinação de profissionais de saúde do Hospital Referência à Covid-19, do Hospital São Benedito e de um hospital particular. O atendimento por agendamento será iniciado na quinta-feira (21). 

Por questão de segurança, o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal estará restrito durante toda a campanha de imunização. Por conta disso, pedimos aos veículos de imprensa que desejem cobrir o evento enviem, no máximo, dois nomes de profissionais para a jornalista Oziane Rodrigues. 

Serviço

O quê: Início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá

Quando: Quarta-feira, às 9:30h

Onde: Centro de Eventos do Pantanal 

Credenciar nomes junto à jornalista Oziane Rodrigues – Contato (65) 9254-7106

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Assistência Social trabalha na construção do Plano Estratégico que define metas para 2021

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Vicente Aquino

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Gestores, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e membros dos Conselhos de Direitos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência se reuniram nesta terça-feira (19) para debater a construção do Plano Estratégico de 2021. O encontro foi realizado seguindo todas as medidas de biossegurança como distanciamento, uso de máscara e álcool 70%.

As reuniões ajudam a definir a Identidade Organizacional, Análise Ambiental (SWOT) e o alinhamento com o Mapa Estratégico da Prefeitura de Cuiabá. Por meio delas, a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, explica que será possível materializar as diretrizes organizacionais, objetivos e metas estratégicas a serem atingidas.

Também é uma forma de preparar os gestores, trabalhadores e membros dos conselhos de direitos para um atendimento de excelência e dignidade à população. “Essas reuniões de planejamento são essenciais para uma nova gestão que se inicia. Com esse debate conseguimos construir uma estratégia de trabalho voltada ao atendimento das demandas da nossa Capital”, pontuou Hellen.

O Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico participativo que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

“Sua elaboração é de responsabilidade do órgão gestor da política, que o submete à aprovação do Conselho de Assistência Social, reafirmando o princípio democrático e participativo. É Importante salientar que o plano é um dos produtos do processo de planejamento, portanto este não se esgota com a sua elaboração”, disse a secretária.

Os encontros seguem até o dia 02 de fevereiro, no auditório da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Também estão envolvidos nesse processo servidores das Secretarias de Planejamento, Educação e Saúde.

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