conecte-se conosco


CUIABÁ

Higienização de espaços públicos com borrifadores atinge média de 40 ações por semana

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Iniciada por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro em março de 2020, o trabalho de higienização dos espaços públicos continua sendo realizado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A iniciativa foi adotada como uma das medidas de combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19) na Capital. De acordo com a Limpurb, uma média de 40 ações é realizada por semana.

“Todos os dias as equipes são direcionadas para um local diferente, sendo que o nosso maior foco de atendimento são aqueles considerados de grande circulação de pessoas. É uma iniciativa que ajuda muito. Porém, é válido destacar que, enquanto não temos vacina disponível, a maior forma de prevenção continua sendo o isolamento social”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

A operação conta com seis borrifadores costais e o empenho de duas equipes de operadores de limpeza pública. Diariamente, os servidores atuam na desinfecção dos prédios dos órgãos públicos dos Municípios, unidades de saúde, unidades educacionais, praças e parques, além de pontos e estações de ônibus. O cronograma de trabalho é montado com base nos relatórios técnicos, que apontam os locais apontados com maior incidência do vírus.

A higienização desses espaços é feita com uma mistura de mistura de água e hipoclorito de sódio que, além de considerada eficaz no combate ao vírus, não oferece nenhum tipo de risco ao trabalhador que a manuseia. Somado a isso, para garantir a segurança dos servidores, são fornecidos todos os equipamentos de proteção necessários como luvas, botas, máscaras e avental.

“Essa foi uma preocupação que tivemos ao implantar essa ação. Não adianta nada combatermos a Covid-19, mas colocar o nosso servidor em risco. Precisamos garantir que ele conseguirá desenvolver esse importante trabalho para a população sem sofrer qualquer tipo de prejuízo em sua saúde”, pontua o chefe do Executivo municipal.

Leia mais:  Mesmo com mais de 40 lixeiras instaladas, Parque das Águas ainda é alvo de descarte lixo no chão

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

São Benedito possui 67,5% de leitos de Covid-19 ocupados e já realizou mais de 440 atendimentos

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Unidade de Saúde referência no atendimento de pacientes com a Covid-19, o Hospital Municipal São Benedito já atingiu, nesta segunda-feira (18), 67,5% da taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que foram reservados para atender à população infectada pela doença respiratória.

Equipado pela gestão Emanuel Pinheiro com 40 novos leitos de UTI e mais 20 clínicos de estabilização, o hospital faz parte do Plano de Mitigação da Capital para atuar como apoio ao Hospital Referência à Covid-19, mais conhecido como antigo Pronto-Socorro, na Capital.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela unidade de saúde, desde o começo de junho de 2020, o São Benedito já realizou 443 atendimentos, destes 174 residentes de Cuiabá e 269 vindos do interior de Mato Grosso, totalizando 39% cuiabanos e 61% do resto do Estado.

Além disso, em sete meses, o hospital deu 42 altas médicas e fez 119 transferências de pacientes para outras unidades de saúde. Também foram contabilizados 254 óbitos até esta segunda, sendo a maioria de Cuiabá com 105 mortes e 42 de moradores de Várzea Grande.

O São Benedito também informa que a maioria dos pacientes que estão internados na UTI, são do sexo masculino. Por meio de um gráfico, a unidade de saúde relata que 64% são homens e 37% mulheres. A maioria deles com idade entre 61 a 70 anos. A faixa etária com maior volume de óbitos também está entre os pacientes de 61 e 70 anos, seguido por 71 a 80 anos.

Outro dado que chama atenção, é que de todos os pacientes que foram encaminhados para o hospital, 86% acabaram se confirmando com a Covid-19 e apenas 14% tiveram a suspeita da doença descartada.

Leia mais:  Secretaria de Mobilidade Urbana realiza novo leilão online na próxima sexta-feira (22)

O diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o Hospital São Benedito, Célio Rodrigues, alerta para o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI e pede à população cuiabana e de todo o Estado, para que sigam as recomendações do Ministério da Saúde com relação aos cuidados e prevenção à doença.

“Sabemos que a Covid ainda está aí e, se deixarmos de nos cuidar, o vírus vai voltar a crescer, assim como já está ocorrendo em Mato Grosso. O São Benedito já ultrapassou mais da metade da taxa de ocupação de leitos de UTI, então o momento é de atenção e prevenção. É importante que todos usem máscaras de proteção, passem álcool em gel e evitem aglomerações, para que não cheguemos ao extremo de entrar em um colapso na saúde”, diz.

Hospital Referência

O Hospital Referência à Covid-19, (antigo Pronto-Socorro), localizado na região central da Capital, está com 51% dos leitos de UTI ocupados. A unidade de saúde dispõe de 95 leitos, sendo que 48 estão com pacientes internados. Na enfermaria, há 90 leitos e 28 deles estão sendo usados, gerando uma taxa de ocupação de 31%.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Tapa-buraco passa a integrar conjunto de ações do programa Mutirão da Limpeza

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A operação tapa-buraco passa a integrar o conjunto de ações desenvolvidas por meio do programa Mutirão da Limpeza. Agora, além das diversas atividades de zeladoria como varrição, roçagem, manutenção na iluminação pública, poda de árvores e eliminação de bolsões de lixo, as comunidades atendidas todos os sábados pela iniciativa, contam também com a execução do serviço de reparo na malha viária.

A união das atividades faz parte da parceria entre a Secretaria de Obras Públicas e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). O trabalho em conjunto teve início no último sábado (16), no bairro Tijucal, região Sul de Cuiabá. A ideia é que essa alteração ajude a atender a demanda existente na cidade, principalmente durante o período chuvoso, no qual o número de pedidos para esse tipo de reparo costuma aumentar.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destaca que a atuação em conjunto com o Mutirão da Limpeza serve como um complemento do trabalho realizado diariamente ao longo da cidade. De acordo com ele, a Secretaria de Obras Públicas conta, atualmente, com cinco equipes responsáveis por esse tipo de serviço, o que resulta em uma média de cinco locais atendidos por dia, entre bairros e grandes avenidas.

“O que estamos promovendo é um reforço no trabalho que já executamos de segunda a sexta-feira. Hoje, por exemplo, temos equipes no Jardim Industriário, no Praeiro, no São Thomé I e também estamos finalizando o bairro Tijucal. Cuiabá está em um período de intensas chuvas e, com isso, precisamos intensificar o nosso trabalho de reparo. Temos uma alta demanda, mas estamos buscando formas de conseguir atender todas”, explica Stopa.

Leia mais:  Após mais de três meses, Semob encerra período orientativo da faixa exclusiva da Av. Fernando Corrêa

MUTIRÃO DA LIMPEZA

O Mutirão da Limpeza é um dos mais tradicionais programas desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá. Coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, a ação é responsável por ampliar atividades de limpeza, ao concentrar em apenas uma comunidade todas as atividades inerentes à área de zeladoria. A iniciativa acontece todos os sábados, no período das 7h às 11h.

O programa conta com a atuação de uma média de 250 servidores, que realizam pelas vias dos bairros contemplados a varrição, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores, manutenção da iluminação pública, coleta de lixo. Além disso, é feita a retirada de bolsões de lixo e o recolhimento de materiais inservíveis, por meio dos caminhões do Cata-treco.

“O Mutirão da Limpeza é basicamente nosso carro-chefe. É um programa de extremo sucesso e com resultados muito positivos. Com toda certeza, a inclusão do tapa-buraco agrega ainda mais. Precisamos reforçar essa integração entre as secretarias, para que os serviços prestados pelo Município sejam otimizados e atinjam seus objetivos de maneira mais efetiva”, pontua o diretor-geral da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana