conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

“Guardiões do Crivella” que barravam imprensa em hospitais no Rio são exonerados

Publicado


source
Ex-prefeito do Rio de Janeiro foi afastado antes de completar mandato por suspeita de comandar esquema de propinas
Valter Campanato/Agência Brasil

Ex-prefeito do Rio de Janeiro foi afastado antes de completar mandato por suspeita de comandar esquema de propinas

Os funcionários que ficaram conhecidos por serem os “Guardiões do Crivella” por impedirem que a imprensa fizesse a cobertura próximo a hospitais do Rio de Janeiro em 2020 foram exonerados. A informação foi confirmada pelo secretário de Integridade Pública do Rio, Marcelo Calero, disse nesta segunda-feira (4).

Ainda de acordo com Calero, esses funcionários deixaram o governo no primeiro dia de gestão de Eduardo Paes (DEM). Além dos jornalistas, eles também intimidavam parentes de pacientes que faziam reclamações.

“A primeira coisa que me surpreendeu é que esses servidores, 80% deles, dessas pessoas que estavam dedicadas a achacar a imprensa e as pessoas que buscavam atendimento na área de saúde, elas ainda estavam nomeadas. Nós exoneramos essas pessoas. Um ato do prefeito as exonerou no primeiro dia do mandato da nova gestão, 1º de janeiro. E a segunda providência foi abrir uma investigação preliminar aqui na prefeitura, na sede administrativa”, afirmou.

O secretário acrescentou que “surpreendentemente” não havia qualquer investigação aberta por parte da prefeitura para apurar o caso.

Calero também falou sobre as metas estabelecidas para os 100 primeiros dias da secretaria.

Segundo ele, o prefeito Eduardo Paes pediu que fosse criado um mecanismo para garantir a proteção de servidores que desejam fazer denúncias sobre problemas na prefeitura. Outra preocupação, de acordo com Calero, é evitar o uso político da secretaria.

Leia mais:  Auxiliares de Bolsonaro culpam Ernesto Araújo por clima ruim com China e Índia

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

Posse de Biden força mudança na política externa, diz deputado Marco Feliciano

Publicado


source
Deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP)
Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP)

O deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP) diz que a posse do democrata Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos força uma mudança na condução da política externa por ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo . O chanceler brasileiro sempre atacou a China  e se mostrou um devoto do ex-presidente dos EUA Donald Trump . A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo .

“Queiramos ou não, com a posse de [Joe] Biden [como presidente dos EUA] hoje à frente da maior potência mundial, o jogo todo muda”, disse o parlamentar . Feliciano é pastor evangélico e aliado ideologicamente a Bolsonaro. “Jogo novo requer estratégia nova. A antiga não serve mais”, completou.

“Entendo que quanto mais tempo demoramos para mudar nosso posicionamento no plano internacional, pior será”, afirmou o deputado.

Você viu?

Ernesto Araújo entrou no olho de um furacão após o Brasil sofrer duas derrotas em relação às vacinas contra a Covid-19. A primeira foi o atraso na importação da Índia de doses prontas do imunizante de Oxford , desenvolvido em parceria com a AstraZeneca. Já a segunda foram problemas diplomáticos para a compra de ingredientes para a produção nacional da CoronaVac , vacina do Instituto Butantan.

Na avaliação de aliados de Bolsonaro, Araújo foi o principal responsável pelo esgarçamento as relações diplomáticas com a China. Esse clima ruim estaria dificultando a chegada de insumos farmacêuticos.

Por isso, Feliciano defende o realinhamento urgente da diplomacia brasileira com a China. “A hora é de total pragmatismo nas relações internacionais. Já dizia o imperador Vespasiano que dinheiro não tem cheiro. E a China tem interesses geopolíticos de primeira ordem no Brasil. Somos a 8ª economia do mundo e a garantia da segurança alimentar chinesa. Está na hora de, com tranquilidade e soberania, realinharmos tudo isso com os chineses”, diz. 

Leia mais:  Maia e Alcolumbre cumprimentam Joe Biden, novo presidente dos EUA

Comentários Facebook
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

Maia e Alcolumbre cumprimentam Joe Biden, novo presidente dos EUA

Publicado


source
Joe Biden%2C novo presidente dos EUA
Rafael Rigues

Joe Biden, novo presidente dos EUA

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP) foram as redes sociais para cumprimentar Joe Biden , eleito presidente dos Estados Unidos , e Kamala Harris, vice, que tomam posse no cargo nesta quarta-feira (20).

Maia pediu que as duas nações ajam em conjunto no combate “ao radicalismo”, e na proteção ao meio ambiente, tema que Biden chegou a citar o Brasil durante os debates presidenciais, alertando o governo federal:” Parem de destruir a floresta. Se vocês não pararem, sofrerão significativas consequências econômicas”

Confira o tuíte do presidente da Câmara:

Você viu?

Alcolumbre também desejou êxito aos democratas que comandarão os Estados Unidos pelos próximos 4 anos, e pediu que o diálogo e o entendimento entre as duas nações se mantenham aberto:

Leia mais:  PSOL entra com ação no STF para proibir governo de distribuir cloroquina

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana