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Gestão Emanuel Pinheiro fortalece a rede de saúde com entrega do HMC, UPA e 23 grandes reformas

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Luiz Alves

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Ao longo dos 4 primeiros anos de gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou quatro novas unidades básicas de saúde (sendo três lançadas em seu governo), uma nova unidade do Serviço de Assistência Especializada  (SAE), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Verdão (que durante a pandemia funciona como referência para casos moderados de Covid-19) e o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – Leony Palma de Arruda à população cuiabana e mato-grossense. Além dessas sete obras construídas, 23 unidades da atenção primária foram reformadas e/ou ampliadas entre 2017 e 2020.

Dentre as obras lançadas e concluídas na gestão de Pinheiro, estão as unidades básicas de saúde (UBS’s) dos bairros Jockey Clube (que beneficia famílias de 10 bairros da Regional Sul e tem capacidade operacional de 10 mil atendimentos por mês), Santa Terezinha/Itapajé (que atende mais de 10 mil pessoas da região), Parque Ohara (que atende a população de 11 bairros) e Ilza Terezinha Picolli Pagot (que atende a mais de 15 mil moradores). Também já estão prontas as unidades básicas de saúde do Residencial Nico Baracat e do Jardim Imperial, que devem ser entregues em breve.

Dessas obras, a UBS do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot e a do Jardim Imperial foram herdadas da gestão anterior e estavam, em janeiro de 2017, com 49% e 50% de conclusão, respectivamente. Da mesma forma, a obra do HMC foi recebida pela gestão Emanuel Pinheiro com 27% de conclusão e a UPA Verdão com 39% de andamento.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o marco de seu governo é a “mudança de prioridade”, fazendo obras públicas com qualidade de serviço privado para a população mais carente, que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não é fazer uma obra de qualquer jeito porque é pública, não! É fazer um hospital padrão hospital privado, melhor que os hospitais privados de Cuiabá para a população SUS, para os mais pobres, para os mais carentes. Para que eles se sintam, acima de tudo, honrados, dignificados, tanto o cidadão paciente, o cidadão SUS, como os profissionais da saúde e os servidores que trabalham nas unidades. Então, é uma quebra de paradigma. Não é porque é público que tem que ser de qualquer jeito, tem que ser a porta mais barata, a lâmpada mais barata, a pintura mais barata, o material de última categoria, não. É porque é público, é porque é para o povo, é porque é para o mais carente que tem que ser da melhor qualidade, que tem que ser padrão hospital privado!”, afirma o gestor, utilizando o HMC como exemplo.

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Além das entregas de novas unidades, Pinheiro também garantiu ao longo de seu primeiro mandato a reforma e/ou ampliação de 23 unidades básicas de saúde nos bairros: São João Del Rey/Novo Milênio, Dom Aquino, Renascer, Jardim Fortaleza/Santa Laura, Jardim Vitória 1, Bela Vista/Carumbé, Pedra 90 – I e II, Jardim Florianópolis/Jardim União, Tijucal, Altos da Serra I e II, Despraiado I e II, Grande Terceiro, Novo Terceiro, Rio dos Peixes, CPA 3, Jardim Independência, Colorado I e II, Parque Atalaia I e II, Pedra 90 – IV e V, Centro de Saúde Ana Poupina, Clínica da Família do CPA 1, Centro de Especialidades Odontológicas do Dom Aquino.

Os destaques dessas obras de construção e reforma são o programa “Climatizar é Humanizar” – que garante ar condicionado em todas as salas das unidades, inclusive na recepção – e também o aumento das equipes de saúde bucal na atenção primária, que passou de 10 para 43 equipes. “Nós não só reformamos e demos dignidade àquelas instalações, como também ampliamos e climatizamos todas as dependências. Ampliamos para além do atendimento médico, o odontológico, ou seja, priorizamos a saúde bucal para a população carente, coisa que não existia em Cuiabá. Isso é atender com respeito a população”, avalia Emanuel Pinheiro.

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Sugestão de pauta: Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20)

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Reprodução

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Começa na manhã desta quarta-feira (20), às 9h30, no Centro de Eventos do Pantanal, a campanha “Vacina Cuiabá – a sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a Covid-19 da população cuiabana. No primeiro dia, está prevista a vacinação de profissionais de saúde do Hospital Referência à Covid-19, do Hospital São Benedito e de um hospital particular. O atendimento por agendamento será iniciado na quinta-feira (21). 

Por questão de segurança, o acesso ao Centro de Eventos do Pantanal estará restrito durante toda a campanha de imunização. Por conta disso, pedimos aos veículos de imprensa que desejem cobrir o evento enviem, no máximo, dois nomes de profissionais para a jornalista Oziane Rodrigues. 

Serviço

O quê: Início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá

Quando: Quarta-feira, às 9:30h

Onde: Centro de Eventos do Pantanal 

Credenciar nomes junto à jornalista Oziane Rodrigues – Contato (65) 9254-7106

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Assistência Social trabalha na construção do Plano Estratégico que define metas para 2021

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Vicente Aquino

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Gestores, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e membros dos Conselhos de Direitos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência se reuniram nesta terça-feira (19) para debater a construção do Plano Estratégico de 2021. O encontro foi realizado seguindo todas as medidas de biossegurança como distanciamento, uso de máscara e álcool 70%.

As reuniões ajudam a definir a Identidade Organizacional, Análise Ambiental (SWOT) e o alinhamento com o Mapa Estratégico da Prefeitura de Cuiabá. Por meio delas, a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, explica que será possível materializar as diretrizes organizacionais, objetivos e metas estratégicas a serem atingidas.

Também é uma forma de preparar os gestores, trabalhadores e membros dos conselhos de direitos para um atendimento de excelência e dignidade à população. “Essas reuniões de planejamento são essenciais para uma nova gestão que se inicia. Com esse debate conseguimos construir uma estratégia de trabalho voltada ao atendimento das demandas da nossa Capital”, pontuou Hellen.

O Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico participativo que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

“Sua elaboração é de responsabilidade do órgão gestor da política, que o submete à aprovação do Conselho de Assistência Social, reafirmando o princípio democrático e participativo. É Importante salientar que o plano é um dos produtos do processo de planejamento, portanto este não se esgota com a sua elaboração”, disse a secretária.

Os encontros seguem até o dia 02 de fevereiro, no auditório da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Também estão envolvidos nesse processo servidores das Secretarias de Planejamento, Educação e Saúde.

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