conecte-se conosco


CUIABÁ

Estão abertas as matrículas para Educação de Jovens e Adultos

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas da rede pública municipal de educação, estão abertas e podem ser feitas nas próprias unidades educacionais. Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferta a modalidade de EJA em dez unidades educacionais urbanas, três do campo e, em quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI), que realizam a alfabetização e ofertam o ensino fundamental para jovens e adultos.

Pessoas com 15 anos completos ou mais podem se matricular na modalidade. Para a matrícula, basta o interessado levar RG, CPF e comprovante de endereço na unidade educacional. A Educação de Jovens e Adultos possibilita que em 3 anos, os estudantes estejam alfabetizados e ainda concluam o Ensino Fundamental.

A líder da equipe de Ensino de Jovens e Adultos e Educação do campo, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Marilene de Souza Carvalho avalia como positivo o interesse dos jovens e adultos de retomarem os estudos e lembra que muitos voltam a estudar por exigência do próprio mercado de trabalho.

“Os estudantes que interromperam os estudos estão buscando retornar para as salas de aula primeiro, pela vontade de estudar e de seguir crescendo, enquanto cidadãos. E depois, devido à exigência do mercado de trabalho, que lhes pede um nível mínimo de instrução. Para nós, é gratificante perceber que cada vez mais alunos buscam a rede, movidos pela busca do conhecimento e ter uma vida melhor”, explicou.

No ano passado, os estudantes frequentaram as salas de aulas até o dia 15 de março quando as atividades presenciais na rede pública municipal de Ensino foram suspensas devido à pandemia. As aulas passaram a ser ministradas de forma remota, com apoio dos kits pedagógicos e de material escolar, além das tarefas impressas, no caso das escolas do campo onde o acesso à internet é mais precário. Segundo monitoramento realizado pelos assessores pedagógicos 1.048 estudantes acompanharam as atividades pedagógicas.

Leia mais:  Tapa-buraco passa a integrar conjunto de ações do programa Mutirão da Limpeza

Confira as unidades educacionais que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede Municipal:

EMEB Antônia Tita Maciel de Campos

Bairro: Jardim Florianópolis.

Telefones: 3313-3090 e 3631-2390

E-mail:  [email protected]

EMEB Cândido Mariano da Silva Rondon

Bairro: Alvorada

Telefones: 3313-3220 e 3642-1821

E-mail:  [email protected]

EMEB Guilhermina Monteiro de Figueiredo

Bairro: Carumbé

Telefone: 3313-3004

E-mail: [email protected]

EMEB Jesus Criança

Bairro: Parque Nova Esperança

Telefone: 3313-3104

E-mail: [email protected]

EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz

Bairro: Santa Laura

Telefones: 3313-3123 e 3665-5177

E-mail: [email protected]

EMEB Nossa Senhora Aparecida

Bairro: Novo Colorado

Telefone: 3313-3280 e 3626-1865

E-mail: [email protected]

EMEB Pedrosa de Morais e Silva

Bairro: Novo Paraíso

Telefones: 3313-3204 e 3641-3877

E-mail: [email protected]

EMEB Orzina de Amorim Soares

Bairro: Jardim Vitória

Telefone: 3313 3203

E-mail: [email protected]

EMEB Ranulpho Paes de Barros

Bairro: Jardim Santa Izabel  

Telefone: 3313-3071

E-mail: [email protected]

EMEB Clóvis Hugueney Neto

Bairro: Altos do Parque

Telefone: 

E-mail: [email protected]

EMEBC Nossa Senhora de Penha de França

Localidade: Distrito do Coxipó do Ouro

Telefone: 3641-3898

E-mail: emreb.penha.franç[email protected]

EMEBC Nova Esperança

Bairro: Nova Esperança

Telefone: 9 8100 7546

E-mail: emreb.nova.esperanç[email protected]

EMEBC Udeney Gonçalves Amorim

Localidade: Distrito de Aguaçu

Telefone: 3313 3290

E-mail: [email protected]

Centros de Convivência de Idosos com Educação de Jovens e Adultos (EJA):

CCI Aidê Pereira

Bairro: Novo Horizonte

Telefone: 3646-9299

CCI João Guerreiro

Bairro: Altos do Coxipó

Telefone: 3617-7379

CCI Maria Ignês

Bairro: CPA

Telefone: 3617-1554

CCI Padre Firmo

Bairro: Porto/Dom Aquino

Telefone: 3616-6737

Outras informações pelo telefone: 3645-6503 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretaria da Mulher participa do protesto silencioso contra o assédio sexual

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A secretária da mulher, Luciana Zamproni, participou na manhã desta segunda-feira (18), de um manifesto silencioso, em frente ao Palácio Paiaguás, com intuito de reforçar o pedido para que o Governo do Estado exonere o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Marcos Catão Dornellas. O presidente é acusado de praticar assédio sexual contra uma ex-servidora pública. 

De acordo com Zamproni, é inadmissível que um suposto assediador continue à frente da presidência do INDEA. Ela destaca que a exoneração do cargo de confiança deve ser feita para que ocorra transparência nas investigações e quanto ao cargo de servidor que seja aberto um Processo Administrativo Regular (PAD) para que seja exonerado do cargo.

“Num país onde o desemprego bate recorde todo mês, como as mulheres vão denunciar um crime de um chefe dentro de um ambiente que não tem um protocolo que proteja esta mulher, tanto em relação ao emprego quanto ao próprio assediador? Por isso estamos aqui para perguntar até quando seremos assediadas ou mortas?”, questiona a secretária da Mulher.

O movimento ainda levou algumas outras pautas em favor da luta em defesa dos direitos femininos, cobrando mais compromisso das autoridades quanto ao número cada vez maior de agressões e mortes, que têm tornado o feminicídio uma violência banal.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Tapa-buraco passa a integrar conjunto de ações do programa Mutirão da Limpeza
Continue lendo

CUIABÁ

São Benedito possui 67,5% de leitos de Covid-19 ocupados e já realizou mais de 440 atendimentos

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Unidade de Saúde referência no atendimento de pacientes com a Covid-19, o Hospital Municipal São Benedito já atingiu, nesta segunda-feira (18), 67,5% da taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que foram reservados para atender à população infectada pela doença respiratória.

Equipado pela gestão Emanuel Pinheiro com 40 novos leitos de UTI e mais 20 clínicos de estabilização, o hospital faz parte do Plano de Mitigação da Capital para atuar como apoio ao Hospital Referência à Covid-19, mais conhecido como antigo Pronto-Socorro, na Capital.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela unidade de saúde, desde o começo de junho de 2020, o São Benedito já realizou 443 atendimentos, destes 174 residentes de Cuiabá e 269 vindos do interior de Mato Grosso, totalizando 39% cuiabanos e 61% do resto do Estado.

Além disso, em sete meses, o hospital deu 42 altas médicas e fez 119 transferências de pacientes para outras unidades de saúde. Também foram contabilizados 254 óbitos até esta segunda, sendo a maioria de Cuiabá com 105 mortes e 42 de moradores de Várzea Grande.

O São Benedito também informa que a maioria dos pacientes que estão internados na UTI, são do sexo masculino. Por meio de um gráfico, a unidade de saúde relata que 64% são homens e 37% mulheres. A maioria deles com idade entre 61 a 70 anos. A faixa etária com maior volume de óbitos também está entre os pacientes de 61 e 70 anos, seguido por 71 a 80 anos.

Outro dado que chama atenção, é que de todos os pacientes que foram encaminhados para o hospital, 86% acabaram se confirmando com a Covid-19 e apenas 14% tiveram a suspeita da doença descartada.

Leia mais:  São Benedito possui 67,5% de leitos de Covid-19 ocupados e já realizou mais de 440 atendimentos

O diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o Hospital São Benedito, Célio Rodrigues, alerta para o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI e pede à população cuiabana e de todo o Estado, para que sigam as recomendações do Ministério da Saúde com relação aos cuidados e prevenção à doença.

“Sabemos que a Covid ainda está aí e, se deixarmos de nos cuidar, o vírus vai voltar a crescer, assim como já está ocorrendo em Mato Grosso. O São Benedito já ultrapassou mais da metade da taxa de ocupação de leitos de UTI, então o momento é de atenção e prevenção. É importante que todos usem máscaras de proteção, passem álcool em gel e evitem aglomerações, para que não cheguemos ao extremo de entrar em um colapso na saúde”, diz.

Hospital Referência

O Hospital Referência à Covid-19, (antigo Pronto-Socorro), localizado na região central da Capital, está com 51% dos leitos de UTI ocupados. A unidade de saúde dispõe de 95 leitos, sendo que 48 estão com pacientes internados. Na enfermaria, há 90 leitos e 28 deles estão sendo usados, gerando uma taxa de ocupação de 31%.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana