conecte-se conosco


CUIABÁ

Defesa Civil de Cuiabá realiza monitoramento periódico dos trabalhos na Realmat, Ciclo Ribeiro e lotérica

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Defesa Civil de Cuiabá continua realizando o trabalho de acompanhamento das atividades em andamento nos prédios da Relmat, Ciclo Ribeiro e de uma lotérica, atingidos por um incêndio no início de dezembro de 2020. Neste momento, é executada a retirada dos escombros do estabelecimento financeiro. Todo procedimento foi autorizado pelo órgão municipal e também pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT).

Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, de agora em diante, o monitoramento é feito sem a necessidade de uma equipe permanente no local. De acordo com ele, essa nova metodologia foi adotada a partir da contratação da equipe de engenharia técnica, efetuada pelas empresas, para coordenação das atividades, conforme recomendado pelos órgãos públicos.

“Entramos em uma etapa em que o trabalho principal deve ser feito pelas próprias empresas. Sendo assim, não é mais necessário ter uma equipe a todo o momento no local. É claro que, ainda assim, continuamos fazendo visitas periódicas, nas quais avaliamos se o trabalho está seguindo as normas técnicas de segurança e evitamos a criação de novos riscos”, explica Zanetti.

Além da retirada dos escombros da lotérica, também já foi autorizado pela Defesa Civil e Politec-MT a demolição emergencial da estrutura da Ciclo Ribeiro e a retirada da fachada metálica e vidros da loja Realmat. Esses trabalhos também serão realizados pelas empresas e não possuem prazo para conclusão, já que as atividades exigem a aplicação de uma série de cuidados, principalmente no período chuvoso.

“Fizemos os laudos e também repassamos todas as recomendações de segurança que devem ser aplicadas. Optamos por recomendar a demolição da Ciclo Ribeiro, após a avaliação técnica apontar a indicação de queda, por conta das paredes danificadas pelas chamas. Agora, as ações são executadas pelas empresas. Nesse primeiro momento, a atuação acontece na estrutura que já caiu e, gradativamente, alcançará as demais”, pontua o diretor.

Leia mais:  Stopa recebe cronograma da Águas Cuiabá e acentua cobrança pela melhoria no acabamento das obras

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretária de Saúde alinha ações da campanha de vacinação com Estado e autoriza adequações para receber os imunizantes

Publicado


Roberta Penha

Clique para ampliar

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Felix reuniu-se na manhã desta sexta-feira (15) com o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo para alinhar a logística da campanha de vacinação contra o coronavírus, que começará tão logo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere o uso dos imunizantes no Brasil.

Entre os assuntos discutidos estavam a questão de como será vacinação de profissionais de saúde do Estado e do Município, transporte dos imunobiológicos e logística de distribuição, capacidade de armazenamento, segurança dos locais, entre outros.

“Conseguimos alinhar alguns pontos importantes para que possamos realizar uma campanha tranquila. Ainda precisamos preencher algumas lacunas, o que só será possível quando o Estado receber as doses”, disse a secretária. O secretário Gilberto disse que ainda não recebeu um documento oficial do Governo Federal com o número de doses que Mato Grosso receberá, mas garantiu que assim que as vacinas chegarem, conseguirá fazer a distribuição para todo o estado em 2 dias.

Logo após a reunião com a SES, a secretária Ozenira visitou a Vigilância Epidemiológica, acompanhada pela gerente da Vigilância, Flavia Guimarães e pela gerente de Imunização, Valéria de Oliveira. A gestora esteve na unidade para avaliar as demandas do local e prepará-lo para receber as vacinas. “Nós temos uma câmara fria que usamos para manter o estoque de vacinas de rotina e estamos em processo de locação de outra para abrigar as vacinas contra o coronavírus, que receberemos em breve. Chamei o nosso diretor de Obras, que juntamente com a equipe técnica da Vigilância escolheu o melhor local para abrigar esta nova câmara. Ele já está autorizado a fazer as adequações necessárias para tudo ficar pronto em tempo hábil”, disse a secretária.

Leia mais:  Stopa recebe cronograma da Águas Cuiabá e acentua cobrança pela melhoria no acabamento das obras

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Programa Mutirão da Limpeza leva ações de zeladoria para a comunidade do Tijucal

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O programa Mutirão da Limpeza irá atender neste sábado (16) o bairro Tijucal, localizado na região Sul de Cuiabá. Esta é a 2º edição da ação em 2021 e, conforme o cronograma da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, os trabalhos começarão pela 1ª etapa da comunidade e se estenderão para as demais. No total, 250 servidores atuarão, no período das 7h às 11h.

O Mutirão da Limpeza é um programa tradicional promovido pela Prefeitura de Cuiabá que, a cada fim de semana, é realizado em um bairro diferente. Por meio dele, são executados serviços de varrição das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação, manutenção na iluminação pública, tapa-buraco e eliminação dos pontos identificados de descarte irregular de lixo.

“É válido destacar que o Mutirão da Limpeza é uma atividade que serve como complemento do trabalho que é desenvolvido diariamente ao longo de toda a cidade. A Limpurb conta com mais de 400 servidores que, de segunda a sexta-feira, estão distribuídos pelos bairros, avenidas, praças e outros equipamentos públicos”, explica o diretor-geral da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Além disso, os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais inservíveis, de forma segura e dentro da lei. Essa atividade é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões e pneus sejam descartados em áreas impróprias e formem bolsões de lixo que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Como reforço aos serviços prestados à população, também foi colocado em prática o Mutirão da Iluminação Pública. Realizado todas as sextas-feiras, das 18h às 2h, as equipes percorrem as comunidades programadas executando a troca de lâmpadas e manutenção nos equipamentos. Para esta sexta-feira (15), os locais atendidos são: CPA I, CPA II, CPA III (setor 5), CPA IV (todos os setores).

Leia mais:  Secretária de Saúde alinha ações da campanha de vacinação com Estado e autoriza adequações para receber os imunizantes

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana