conecte-se conosco


CUIABÁ

Conheça um pouco mais da história do cuiabano ‘de tchapa e cruz’: Emanuel Pinheiro

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Eu nasci em Cuiabá no dia 12 de abril de 1965, na Rua Joaquim Murtinho com a Major Gama, no bairro do Porto, perto do Estádio Dutrinha, mas a minha família paterna é oriunda do tradicional distrito do Coxipó da Ponte. Graças a Deus, sou cuiabano ‘de tchapa e cruz’. Sou casado com a Márcia Khun Pinheiro e, juntos, somos pais do Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, e do Elvis.

Cresci em uma família abençoada, estruturada, com uma base cristã muito firme e fortemente influenciada pela política. Quando eu nasci, meu pai, Emanuel Pinheiro da Silva Primo, já era deputado estadual.               

Da minha infância, tenho doces lembranças da nossa pequena e aconchegante chácara, ali na Chácara dos Pinheiros, na beira do Rio Coxipó, onde meus irmãos, meus primos e eu tomávamos banho, brincávamos de ver os lambaris mordiscando nossos pés.

Também me lembro da casa sempre cheia de gente humilde, gente do povo, pois meu pai era um político muito popular e com um trabalho todo voltado para ajudar os mais carentes. Eu o perdi aos 9 anos de idade, quando morava em Brasília, pelo fato dele ser, na época, deputado federal. Minha mãe então se tornou pai e mãe, criou e educou os cinco filhos sozinha em um lar de muito amor e união.

Vivi na capital federal até concluir a faculdade de Direito, mas nunca, nunca, me esqueci de Cuiabá. Eu vinha para cá sempre nas férias e, desde que meu pai faleceu, eu fiz um juramento para minha mãe de estudar, me preparar e voltar para minha cidade para retomar o legado deixado pelo meu pai. Me preparei a minha vida inteira para isso.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde divulga o 2º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

Após concluir os estudos, voltei para minha querida terra e, aos 23 anos de idade, em 1988, fui eleito vereador de Cuiabá. Fui reeleito para o mesmo cargo em 1992. Em 1994 e 1998 venci as eleições para deputado estadual. Em 2000, candidatei-me ao cargo de prefeito da capital mato-grossense, mas a população decidiu que o momento certo para assumir tal responsabilidade seria em 2016, quando fui eleito para liderar a Cuiabá dos 300 anos e, muito mais do que isso, liderar a nossa gente em seu maior desafio: a guerra contra a pandemia da Covid-19.

Nesse intervalo entre 2000 e 2016, trabalhei como professor de Direito Constitucional, exerci o cargo de secretário de Trânsito e Transportes Urbanos da capital e fui eleito mais duas vezes para deputado estadual. Toda essa experiência de vida e política me lapidou e me fortaleceu para, com todas as minhas garras, com todo o meu conhecimento, com todo o meu amor, com toda a minha determinação, dar o melhor de mim como prefeito da terra em que eu nasci.

Hoje o meu sonho é continuar melhorando a vida da nossa gente, priorizando os mais carentes e preparando Cuiabá para o amanhã, preparando Cuiabá para o futuro e, diante da maior crise sanitária da História, preparando Cuiabá para o pós-pandemia.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura divulga edital convocando 130 aprovados em concurso público da Educação

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta quinta-feira (21), o edital de convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Secretaria de Educação realizado em 2019. Nesse edital serão convocados 130 Técnicos em Manutenção e Infraestrutura-Auxiliares de Serviços Gerais (TMIE-ASG), que em 2020 tiveram o procedimento de convocação e posse suspensos em razão das restrições impostas pela pandemia provocada pelo coronavírus.

O prazo para apresentação de documentos e realização de exames admissionais serão retomados, sem prejuízo para os candidatos aprovados que estão sendo convocados.

A Secretaria Municipal de Educação informou ainda que na sexta-feira (22) serão chamados mais 324 candidatos aprovados para os cargos de Professor Pedagogo e Professor de Língua Inglesa.

A orientação da Secretaria Municipal de Educação aos candidatos aprovados é para que fiquem atentos às publicações dos editais,  onde constam todas informações relacionadas a prazos e documentações.

Os candidatos aprovados que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria Técnica de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3645 6577.

Serviço:

Calendário de Publicação dos Editais de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Educação – 2019

Dia 21/01 – TMIE-ASG

Dia 22/01 – Professores Pedagogos e Professores de Língua Inglesa

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Primeira fase da vacinação contra Covid-19 funcionará apenas no Centro de Eventos do Pantanal
Continue lendo

CUIABÁ

Primeiros sete profissionais da saúde cuiabanos são vacinados contra a Covid-19

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Após quase um ano de pandemia da Covid-19 em Cuiabá, foram vacinadas, na manhã desta quarta-feira (20), as primeiras sete pessoas na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, trazendo esperança de superação deste momento difícil pelo qual passa toda a humanidade. 

Receberam a primeira dose da CoronaVac os trabalhadores da saúde: João Acassio de Moraes, 47 anos, maqueiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital São Benedito; Cervantes Caporossi, médico do Hospital Santa Rosa, com 42 anos de experiência em UTI e centro cirúrgico; José Augusto Curvo (Tampinha), 71 anos, médico há 47 anos; Maíra Sandes, médica plantonista do Hospital São Benedito; Dercilio de Souza Ferreira, 49 anos, enfermeiro do Hospital Referência à Covid-19, atuando há 26 anos em pronto atendimento, emergência e UTI; Jakelyne Thayane de Arruda Soares, 28 anos, assistente social no Hospital São Benedito, onde atua com a Visita Virtual aos pacientes internados com Covid-19 e Thuany Meira Girando, 29 anos, enfermeira e coordenadora de enfermagem da UTI do Hospital São Benedito. 

Durante o evento de início da campanha de vacinação, o prefeito Emanuel Pinheiro exaltou a abnegação desses profissionais, que se dedicam a salvar vidas. “Homenageio os servidores públicos da Capital em nome dos valorosos guerreiros e guerreiras profissionais da saúde da Capital do estado de Mato Grosso. Quero parabenizar por todo esse comprometimento e por todo esse amor de servir ao público e de se dedicar, num momento tão difícil da humanidade, para que Cuiabá saia à frente e continue sendo uma capital referência no enfrentamento do combate a covid-19”, discursou.

Leia mais:  Águas Cuiabá apresenta relatório de investimento e Stopa volta a cobrar melhoria no serviço

Emanuel destacou ainda que este dia marca o mais importante, simbólico e emblemático momento da campanha” e agradeceu o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Em nome da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, da coordenadora do plano municipal de vacinação, Valéria de Oliveira e da supervisora deste plano, Flávia Guimarães, quero parabenizar o trabalho fora de série, diuturno, detalhado, responsável, aplicado e precavido na saúde e na vida de todos os cuiabanos e cuiabanos dessa minha equipe que eu tenho orgulho de liderar como prefeito da capital do Estado de mato Grosso”, enfatizou. 

O prefeito informou que, por enquanto, por conta do reduzido número de doses enviadas, serão vacinados apenas trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. Ao longo desta quarta-feira (20), cerca de 100 trabalhadores da linha de frente da covid-19, que atuam em hospitais públicos e privados, serão vacinados. 

Primeiro a ser vacinado em Cuiabá, o maqueiro João Acassio comemorou o fato de ter sido vacinado e relembrou o momento de horror que viveu ao longo de meses socorrendo pacientes com Covid-19. “É desesperador porque você vê as pessoas buscando o ar e já inseguras, falando que estão com medo de não voltar para casa em função de terem contraído a doença. É muito desesperador, a gente viveu um ano de grande aflição em 2020”. 

O trabalhador da saúde ainda orientou à população que procure se vacinar, quando chegar seu momento na lista de grupos prioritários. “Sei que por ser algo novo, algumas pessoas estão preocupadas e ficam um pouco inseguras na questão de receber essas doses. Mas o que posso dizer como profissional da área da saúde, é que elas precisam sim se imunizar, que possam rever a maneira de se comportar diante de um vírus tão perigoso como esse. Não esperem que essa tragédia chegue às casas delas, nas famílias delas”, alertou. 

Leia mais:  Sine Municipal oferece 100 vagas para técnico em enfermagem; total de vagas chega a 242

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana