conecte-se conosco


CUIABÁ

Com vasto currículo, geógrafo se prepara para auxiliar na construção de uma Cuiabá mais moderna

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

José Roberto Stopa nasceu em Fernandópolis, interior de São Paulo, em 06 de outubro de 1964. É casado com Maria Alice há 15 anos, com quem tem três filhos: Isadora, Rafael e Naiara. Formado em Geografia e especialista em Metodologia do Ensino Superior.

Veio para Cuiabá em 1983, onde começou sua carreira dando aulas e atuando como diretor em escolas públicas. Foi assessor do ex-prefeito Coronel José Meireles. Durante 8 meses, foi vereador de Cuiabá. Também foi superintendente do Arquivo Público do Estado, secretário municipal de Meio Ambiente, secretário-adjunto de Educação de Cuiabá e secretário de Serviços Urbanos em duas gestões na capital.

Sempre foi filiado ao Partido Verde e foi o primeiro vereador pela legenda em Cuiabá.

Considera suas principais obras por Cuiabá o programa cata-treco, por dar a destinação correta a bens inservíveis que iriam para nos bolsões de lixo ou no rio. Também a construção do Parque da Nascente, por dar um espaço de lazer à população e, ao mesmo tempo, preservar a nascente que estava degradada. Além disso, destaca a luta pela despoluição do lagoa do Paiaguás, onde era despejado esgoto de diversos órgãos públicos do Centro Político Administrativo.

“Acho que o maior legado que fica pra Cuiabá é o programa cata-treco, que é aquele em que a gente pega tudo o que é inservível dos bairros, da frente das casas das pessoas. E eu acho que tem um simbolismo muito grande pra mim o Parque da Nascente, ali na Morada do Ouro, porque lá ao mesmo tempo nós fizemos uma praça muito bonita, um mini parque muito bonito. Nós conseguimos recuperar uma nascente, até então, completamente morta, completamente devastada. Uma nascente perene, em que a água jorra os 12 meses do ano e era uma nascente onde nós tiramos e lá mais de 100 caminhões de lixo. Essa é a importância pra gente ver o que a gente faz as vezes com os nossos recursos naturais como a água, que pra mim é o recurso natural mais importante da humanidade”, afirma Stopa.

Leia mais:  Secretária de Saúde alinha ações da campanha de vacinação com Estado e autoriza adequações para receber os imunizantes

Despoluição do Lago Paiaguás, no Parque das Águas

“Foi uma situação onde nós entregamos o Parque das Águas extremamente bonito e diferente, onde recebíamos turistas de Mato Grosso e até do Brasil e de fora do país e, infelizmente, por mais que nós notificávamos o governo do Estado na época, a gente não conseguia resolver o problema do esgoto. Foi uma briga de dois anos aproximadamente até que depois de denunciar no Ministério Público ligar para o promotor e o promotor me dizia: Mas eu já notifiquei o governo, o governo fala que vai assinar, vai assinar…E não resolve nada. Até que um dia, num ato até de falta de paciência, mas um ato necessário, que eu não me arrependo – que fique claro -, nós fomos lá e entupimos os dois canais de vazão de esgoto. E eu me lembro, era no dia 1º de maio, no outro dia, o esgoto escorrendo do lado do Palácio do Governador. A partir daí o próprio governo do Estado propôs acordo com o Ministério Público e nós assinamos um TAC. E hoje o Parque das Águas vive graças a essa ação”.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeito apresenta Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19

Publicado


Reprodução

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro apresentará à população, nesta segunda-feira (18), às 15h, o Plano Municipal de Imunização, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. 

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz. 

Na coletiva, o prefeito abordará detalhes da logística de execução do plano de vacinação, como grupos prioritários, locais de aplicação, procedimentos necessários por parte dos vacinados, entre outros.

Serviço

O quê: Apresentação do Plano Municipal de Imunização Contra a Covid-19

Quando: Segunda-feira (18), às 15h

Onde: Auditório da Secretaria Municipal de Educação – Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretaria de Turismo revitaliza equipamentos públicos e foca em reapresentar Cuiabá aos cuiabanos
Continue lendo

CUIABÁ

Secretaria de Turismo revitaliza equipamentos públicos e foca em reapresentar Cuiabá aos cuiabanos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Quando falamos em férias, em fazer uma viagem de turismo, conhecer algum lugar, na maioria das vezes pensamos em sair de onde estamos, em conhecer novas paisagens. A Secretaria Municipal de Turismo quer mostrar aos cuiabanos que há sempre o que se descobrir em Cuiabá e que é possível ser turista em sua própria cidade.

Para isso, a Pasta trabalha na revitalização de museus, criação de feiras, aplicativos que funcionem como guias pela cidade e novas rotas de visitação, como por exemplo, um passeio de barco da Orla do Porto até a comunidade São Gonçalo Beira Rio para um almoço.

“Trabalhar com turismo é trabalhar com sonhos. Os serviços não vendem só produtos. Vendem expectativas, vendem experiência e por isso temos que pensar na renovação constante, ter sempre uma nova perspectiva. Estamos trabalhando em ações que possamos aproveitar o que já temos, de equipamentos públicos e também o que o povo cuiabano tem de melhor para oferecer, a nossa cultura é muito rica, temos muito a explorar e estamos colocando as ideias no papel para num futuro breve as colocarmos em prática”, declarou a secretária de Turismo, Iracilda Campos.

Diante do cenário de pandemia da COVID-19, a Secretaria de Turismo trabalha para fomentar o setor, seguindo todas as recomendações de biossegurança, pensando sempre na saúde pública em primeiro lugar.

Uma das ideias da Pasta, é criar um aplicativo de celular que apresente o mapeamento dos pontos turísticos da cidade, por exemplo, com informações atualizadas de cada museu, igreja, as história de monumentos símbolos da cultura local, como de Maria Taquara. A ideia é abrir o leque de opções de entretenimento que a cidade pode oferecer, com a rapidez que só a tecnologia pode proporcionar.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeito apresenta Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19

Revitalizar os pontos de atendimento físico ao turista é outra ação importante que a Pasta se debruça para atender. A ideia é reformar o Centro de Atendimento ao Turista da Praça Rashid Jaudy, no centro da Capital, reabrir o CAT no aeroporto de Várzea Grande, em parceria com o município vizinho e fomentar ainda mais a participação em eventos do CAT Móvel, que já existe.

A revitalização do Museu do Rio e da Caixa D’água também estão em andamento. O objetivo, é preparar esses locais para receber feiras e eventos, no pós pandemia, com participação de entidades culturais.

Estes são projetos a serem discutidos juntamente com as entidades e associações locais do setor de turístico para a nova gestão Emanuel Pinheiro, com metas de execução de curto, médio e longo prazo, utilizando os equipamentos públicos existentes, diminuindo assim os custos orçamentários.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana