conecte-se conosco


CUIABÁ

Com metade dos leitos de UTI Covid ocupados, secretária de Saúde pede que população fique alerta e se previna

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Na manhã desta sexta-feira (8), metade dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 disponibilizados pela Prefeitura de Cuiabá estavam ocupados. No Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro), a taxa de ocupação era de 55% na ala adulta e de 33,3% na ala infantil. Já no Hospital São Benedito, a taxa de ocupação registrada era de 45%. Conforme boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, na noite de quinta-feira (7), 44,5% dos pacientes internados nesses leitos de UTI são oriundos de outros municípios de Mato Grosso e até de outros estados.

Atualmente, a rede municipal de saúde de Cuiabá conta com 135 leitos exclusivos para Covid-19, o que representa 1/3 do total de 418 leitos de UTI para Covid-19 pactuados na rede pública de Mato Grosso. Desses 135 leitos, 95 estão no Hospital Referência, sendo 80 adultos e 15 pediátricos e 40 no Hospital São Benedito. 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, “esses números assustam bastante, mas, mesmo próximo ao Natal, nossas equipes já tinham feito a previsão de aumento dos casos e de internações, com base em estatísticas e acompanhamento dos dados. Vamos ter ainda outra subida grande em função das festas de ano novo”, afirma. A secretária ressalta que a população é a principal responsável por conter o avanço do novo coronavírus. “O sistema Único de Saúde tem as suas limitações, nós temos a quantidade de leitos, a quantidade de profissionais, nós temos tudo limitado. A população precisa entender que nós temos que tomar cuidado, nós temos que evitar aglomeração porque isso é resultado das aglomerações”, avalia.

Leia mais:  Primeira fase da vacinação contra Covid-19 funcionará apenas no Centro de Eventos do Pantanal

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá disponibiliza à população atendimento médico para casos leves de síndrome gripal em todas as unidades básicas de saúde distribuídas pelos bairros e comunidades rurais da cidade, sendo que em 21 unidades polo há realização de testes rápidos e exames do tipo RT-PCR, além da distribuição do kit Covid-19, com medicamentos para tratamento precoce da doença, em 15 unidades e nas UPAs e policlínicas. Ambos os procedimentos (exames e entrega do kit Covid) são feitos mediante prescrição médica. 

Na atenção secundária, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e policlínicas também realizam o atendimento dos pacientes com sintomas moderados da Covid-19 e a rede conta com a UPA Verdão como unidade referência, com leitos de retaguarda.

Apesar de todo o sistema de saúde estar preparado, a secretária Ozenira Félix reforça o pedido para que todos os cuiabanos façam a sua parte na luta contra a pandemia, que ainda não acabou. “Por mais que a gente prepare a rede, nós temos uma limitação. Temos metade dos leitos ocupados e também estamos com as unidades de saúde com muitas pessoas procurando. O que a gente pede à população é que, se são sintomas leves, você vá a nossa unidade básica de saúde e lá você será orientado a fazer o isolamento em casa ou fazer exames, se necessário. Mas que as pessoas se atenham ao cuidado! Tenham cuidado, tem que fazer o isolamento, se possível. Todo mundo tem que trabalhar, tem que sair, mas tem que ir tomando todos os cuidados”, apela.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura divulga edital convocando 130 aprovados em concurso público da Educação

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta quinta-feira (21), o edital de convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Secretaria de Educação realizado em 2019. Nesse edital serão convocados 130 Técnicos em Manutenção e Infraestrutura-Auxiliares de Serviços Gerais (TMIE-ASG), que em 2020 tiveram o procedimento de convocação e posse suspensos em razão das restrições impostas pela pandemia provocada pelo coronavírus.

O prazo para apresentação de documentos e realização de exames admissionais serão retomados, sem prejuízo para os candidatos aprovados que estão sendo convocados.

A Secretaria Municipal de Educação informou ainda que na sexta-feira (22) serão chamados mais 324 candidatos aprovados para os cargos de Professor Pedagogo e Professor de Língua Inglesa.

A orientação da Secretaria Municipal de Educação aos candidatos aprovados é para que fiquem atentos às publicações dos editais,  onde constam todas informações relacionadas a prazos e documentações.

Os candidatos aprovados que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria Técnica de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3645 6577.

Serviço:

Calendário de Publicação dos Editais de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Educação – 2019

Dia 21/01 – TMIE-ASG

Dia 22/01 – Professores Pedagogos e Professores de Língua Inglesa

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Águas Cuiabá apresenta relatório de investimento e Stopa volta a cobrar melhoria no serviço
Continue lendo

CUIABÁ

Primeiros sete profissionais da saúde cuiabanos são vacinados contra a Covid-19

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Após quase um ano de pandemia da Covid-19 em Cuiabá, foram vacinadas, na manhã desta quarta-feira (20), as primeiras sete pessoas na campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, trazendo esperança de superação deste momento difícil pelo qual passa toda a humanidade. 

Receberam a primeira dose da CoronaVac os trabalhadores da saúde: João Acassio de Moraes, 47 anos, maqueiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital São Benedito; Cervantes Caporossi, médico do Hospital Santa Rosa, com 42 anos de experiência em UTI e centro cirúrgico; José Augusto Curvo (Tampinha), 71 anos, médico há 47 anos; Maíra Sandes, médica plantonista do Hospital São Benedito; Dercilio de Souza Ferreira, 49 anos, enfermeiro do Hospital Referência à Covid-19, atuando há 26 anos em pronto atendimento, emergência e UTI; Jakelyne Thayane de Arruda Soares, 28 anos, assistente social no Hospital São Benedito, onde atua com a Visita Virtual aos pacientes internados com Covid-19 e Thuany Meira Girando, 29 anos, enfermeira e coordenadora de enfermagem da UTI do Hospital São Benedito. 

Durante o evento de início da campanha de vacinação, o prefeito Emanuel Pinheiro exaltou a abnegação desses profissionais, que se dedicam a salvar vidas. “Homenageio os servidores públicos da Capital em nome dos valorosos guerreiros e guerreiras profissionais da saúde da Capital do estado de Mato Grosso. Quero parabenizar por todo esse comprometimento e por todo esse amor de servir ao público e de se dedicar, num momento tão difícil da humanidade, para que Cuiabá saia à frente e continue sendo uma capital referência no enfrentamento do combate a covid-19”, discursou.

Leia mais:  Ordem Pública continua fiscalizando denúncias, mas pede consciência à população

Emanuel destacou ainda que este dia marca o mais importante, simbólico e emblemático momento da campanha” e agradeceu o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Em nome da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, da coordenadora do plano municipal de vacinação, Valéria de Oliveira e da supervisora deste plano, Flávia Guimarães, quero parabenizar o trabalho fora de série, diuturno, detalhado, responsável, aplicado e precavido na saúde e na vida de todos os cuiabanos e cuiabanos dessa minha equipe que eu tenho orgulho de liderar como prefeito da capital do Estado de mato Grosso”, enfatizou. 

O prefeito informou que, por enquanto, por conta do reduzido número de doses enviadas, serão vacinados apenas trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. Ao longo desta quarta-feira (20), cerca de 100 trabalhadores da linha de frente da covid-19, que atuam em hospitais públicos e privados, serão vacinados. 

Primeiro a ser vacinado em Cuiabá, o maqueiro João Acassio comemorou o fato de ter sido vacinado e relembrou o momento de horror que viveu ao longo de meses socorrendo pacientes com Covid-19. “É desesperador porque você vê as pessoas buscando o ar e já inseguras, falando que estão com medo de não voltar para casa em função de terem contraído a doença. É muito desesperador, a gente viveu um ano de grande aflição em 2020”. 

O trabalhador da saúde ainda orientou à população que procure se vacinar, quando chegar seu momento na lista de grupos prioritários. “Sei que por ser algo novo, algumas pessoas estão preocupadas e ficam um pouco inseguras na questão de receber essas doses. Mas o que posso dizer como profissional da área da saúde, é que elas precisam sim se imunizar, que possam rever a maneira de se comportar diante de um vírus tão perigoso como esse. Não esperem que essa tragédia chegue às casas delas, nas famílias delas”, alertou. 

Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20)

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana