conecte-se conosco


CUIABÁ

Centros odontológicos seguem atendendo apenas urgência e emergência durante a pandemia

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Foi publicada na Gazeta Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (5), a Portaria nº 106/2020/SMS, que determina que os atendimentos odontológicos continuarão limitados às urgências e emergências nas Clínicas Odontológicas, Centros de Especialidades Odontológicas e nas Unidades de Saúde da Família, até o dia 17 de janeiro, podendo haver prorrogação. A portaria é assinada pela secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix. 

Conforme o documento, os plantões odontológicos nas UPA’s Sul (Pascoal Ramos), Norte (Morada do Ouro), Centro Odontológico do Coxipó e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Verdão manterão o atendimento normal de urgência e emergência. Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Renei Lara da Silva, explica que “por conta da proliferação do coronavírus, a gente não está fazendo tratamentos eletivos e sim atendimentos de urgência, além das biópsias que entram como urgência odontológica”.  

A medida se faz necessária para preservar a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos profissionais de saúde bucal e da sociedade em geral, diante do agressivo potencial de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e levando em conta a especificidade do atendimento odontológico, que representa alto fator de risco de contaminação pelo novo coronavírus, por meio do contágio cruzado. 

Apesar de serviços eletivos estarem suspensos temporariamente, os profissionais de saúde bucal estão empenhados em outras atividades junto à população e às equipes multidisciplinares, atuando na linha de frente da pandemia de Covid-19. O diretor técnico de Gestão na Saúde Bucal, Weverton Rayder, ressalta que “neste momento de pandemia, o cirurgião dentista vem ajudar também na orientação quanto aos cuidados que se deve tomar frente à Covid-19. Nós estamos trabalhando duro nessa questão de orientação juntos aos pacientes, por exemplo, orientando a não dividir nem o creme dental com os familiares. A equipe de saúde bucal não vai medir esforços para dar um atendimento seguro, de qualidade tanto para o profissional que está atendendo quanto para os usuários”, afirma.

Leia mais:  Secretária afirma que Plano de Imunização está pronto e será avaliado pelo prefeito

Conforme a Nota Técnica nº 9/2020, do Ministério da Saúde, os procedimentos odontológicos “devem se restringir às emergências (que representam risco de morte e estão restritos à assistência em ambiente hospitalar) e às urgências”. O documento também preconiza a suspensão dos procedimentos eletivos dentre outras medidas a serem adotadas para prevenir a disseminação da Covid-19. “A suspensão temporária de procedimentos eletivos e funcionamento dos serviços apenas para casos de emergência/urgência é uma estratégia que pode ser adotada em situações de pandemia para diminuir a circulação de pessoas e reduzir a execução dos procedimentos relacionados a um maior risco de transmissão”, diz trecho da nota.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Secretária de Saúde alinha ações da campanha de vacinação com Estado e autoriza adequações para receber os imunizantes

Publicado


Roberta Penha

Clique para ampliar

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Felix reuniu-se na manhã desta sexta-feira (15) com o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo para alinhar a logística da campanha de vacinação contra o coronavírus, que começará tão logo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere o uso dos imunizantes no Brasil.

Entre os assuntos discutidos estavam a questão de como será vacinação de profissionais de saúde do Estado e do Município, transporte dos imunobiológicos e logística de distribuição, capacidade de armazenamento, segurança dos locais, entre outros.

“Conseguimos alinhar alguns pontos importantes para que possamos realizar uma campanha tranquila. Ainda precisamos preencher algumas lacunas, o que só será possível quando o Estado receber as doses”, disse a secretária. O secretário Gilberto disse que ainda não recebeu um documento oficial do Governo Federal com o número de doses que Mato Grosso receberá, mas garantiu que assim que as vacinas chegarem, conseguirá fazer a distribuição para todo o estado em 2 dias.

Logo após a reunião com a SES, a secretária Ozenira visitou a Vigilância Epidemiológica, acompanhada pela gerente da Vigilância, Flavia Guimarães e pela gerente de Imunização, Valéria de Oliveira. A gestora esteve na unidade para avaliar as demandas do local e prepará-lo para receber as vacinas. “Nós temos uma câmara fria que usamos para manter o estoque de vacinas de rotina e estamos em processo de locação de outra para abrigar as vacinas contra o coronavírus, que receberemos em breve. Chamei o nosso diretor de Obras, que juntamente com a equipe técnica da Vigilância escolheu o melhor local para abrigar esta nova câmara. Ele já está autorizado a fazer as adequações necessárias para tudo ficar pronto em tempo hábil”, disse a secretária.

Leia mais:  Secretária de Saúde alinha ações da campanha de vacinação com Estado e autoriza adequações para receber os imunizantes

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Programa Mutirão da Limpeza leva ações de zeladoria para a comunidade do Tijucal

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O programa Mutirão da Limpeza irá atender neste sábado (16) o bairro Tijucal, localizado na região Sul de Cuiabá. Esta é a 2º edição da ação em 2021 e, conforme o cronograma da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, os trabalhos começarão pela 1ª etapa da comunidade e se estenderão para as demais. No total, 250 servidores atuarão, no período das 7h às 11h.

O Mutirão da Limpeza é um programa tradicional promovido pela Prefeitura de Cuiabá que, a cada fim de semana, é realizado em um bairro diferente. Por meio dele, são executados serviços de varrição das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação, manutenção na iluminação pública, tapa-buraco e eliminação dos pontos identificados de descarte irregular de lixo.

“É válido destacar que o Mutirão da Limpeza é uma atividade que serve como complemento do trabalho que é desenvolvido diariamente ao longo de toda a cidade. A Limpurb conta com mais de 400 servidores que, de segunda a sexta-feira, estão distribuídos pelos bairros, avenidas, praças e outros equipamentos públicos”, explica o diretor-geral da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Além disso, os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais inservíveis, de forma segura e dentro da lei. Essa atividade é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões e pneus sejam descartados em áreas impróprias e formem bolsões de lixo que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Como reforço aos serviços prestados à população, também foi colocado em prática o Mutirão da Iluminação Pública. Realizado todas as sextas-feiras, das 18h às 2h, as equipes percorrem as comunidades programadas executando a troca de lâmpadas e manutenção nos equipamentos. Para esta sexta-feira (15), os locais atendidos são: CPA I, CPA II, CPA III (setor 5), CPA IV (todos os setores).

Leia mais:  Natal Sem Fome destina mais entregas de cestas e total passa de 4 mil

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana