conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande recebeu o maior programa de pavimentação asfáltica de sua história

Publicado


30/12/2020    13

Várzea Grande encerra o ano de 2020, com 251 quilômetros de novas ruas e avenidas pavimentadas, outros 267 quilômetros de recapeamentos e 164 bairros beneficiados. Ou seja, ao menos 70% das vias públicas da cidade foram renovadas, fruto de seis anos de investimentos do maior programa de pavimentação asfáltica já vivido pela cidade. As aplicações de recurso somaram R$ 178 milhões, oriundos de financiamentos junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de contrapartida do Tesouro Municipal.

Os investimentos na infraestrutura da cidade também ocorreram com a construção de mais de 167 obras de grande vulto na ordem de R$ 500 milhões entre recursos públicos municipais, estaduais e federais nas áreas de saúde, de esporte e lazer, e, educacional. A exemplo, das Unidades de Pronto Atendimento no Grande Cristo Rei e Ipase, Unidades Básica de Saúde novas, Pronto-Socorro repaginado e totalmente equipado; o Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos – Fiotão; o Estádio de Várzea Grande, Dito Souza, as novas Vias Zeid e 31 Esportivas além de inúmeras praças públicas reformadas; obras de abastecimento de água, novos Centros Municipais de Educação Infantil e as escolas municipais totalmente reformadas.

Consideradas entre as maiores obras de intervenção rodoviária municipal e de desenvolvimento econômico dos últimos anos estão: a duplicação de 10 quilômetros da Avenida Senador Filinto Muller, a Avenida Zeid Esportiva, a revitalização do Parque Ambiental Bernardo Berneck e da Orla de Várzea Grande.

“Sabemos que os elementos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade são os investimentos em infraestrutura e nesse contexto o setor público se mostra como um dos fomentadores dessa importante variável. Com tudo que realizamos nestes seis anos temos hoje uma cidade com os bairros mais integrados, com novas ruas e avenidas que valorizaram os imóveis, oferecem mais qualidade de vida aos cidadãos, escolas novas, todas as regiões da cidade cobertas por Unidades de Saúde novas, áreas de lazer e esporte; é um cenário que favorece o crescimento econômico de Várzea Grande”, resumiu a prefeita de Várzea Grande Lucimar Sacre de Campos.

Leia mais:  Várzea Grande inicia vacinação contra Covid 19 em servidora com 27 anos de serviços prestados

A gestora também avalia que a previsão era para 200 km de novas ruas e avenidas pavimentadas além de 100 km em recapeamento. “Conseguimos ao longo da gestão ampliar esses números sem aumentar os recursos investidos. Alcançamos mais 51 km de pavimentação nova e 167 km de recapeamento. Isso sem falar nas operações de manutenção com operações tapa buraco, patrolamento, implantação de meio fio e recuperações de bocas de lobo”, citou a gestora.

A economia nas licitações também favoreceu que novos bairros fossem beneficiados. Ao todo, 67 bairros receberam novas pavimentações de ruas e avenidas drenagem, além da construção de galerias pluviais, colocação de meio fio, guias e sarjetas. Cinquenta e cinco bairros tiveram ruas recapeadas, 25 bairros receberam a operação tapa-buraco e 09 bairros tiveram a colocação de meio-fio.

Para o secretário de Infraestrutura, Viação e Obras do município, Luis Celso de Moraes, a pavimentação leva além de reorganização da cidade, a possibilidade de novas rotas de ônibus, integração entre bairros e impulsionamento econômico da cidade. “A atual gestão trabalhou com zelo na aplicação dos recursos públicos, quando falamos em pavimentação estamos falando de levar infraestrutura à cidade, qualidade de vida, dignidade aos cidadãos que pagam seus impostos e também a realização de sonhos para muitos moradores”.

Os moradores dos bairros beneficiados confirmam a melhoria da qualidade de vida e valorização imobiliária. A exemplo da dona de casa Rose Maria de Jesus, moradora a 10 anos do bairro Itororó, afirma que a nova pavimentação representa saúde e dignidade. “Esse asfalto representa valorização dos imóveis e dignidade para todos aqui do bairro. Agora tem até meio fio, falta eu fazer a calçada. Também representa saúde para nós. Tenho um filho com problema respiratório que se agravava com a poeira e sofria muito. Agora só alegria”.

Leia mais:  Kalil baixa decreto, restringe aglomerações e endurece na fiscalização

Para a aposentada Maria de Lourdes Godoy asfalto novo representa o fim do pó e da lama. “Convivíamos com muito pó e lama. Às vezes os filhos nem queriam vir visitar a gente para não estragar o carro e também porque não dava para passar aqui na rua. Agora com o asfalto, já acabou o pó, a lama, é só felicidade. Melhorou muito nossa vida, vai até valorizar minha casa”, comemora.

Eliane Jane de Moraes declarou que esperou 27 anos para ver o asfalto chegar em frente a sua residência e agora terá maior qualidade de vida. “Estou muito feliz, nem sei quantificar o quanto, minha casa vai ficar mais limpa, pois não teremos mais pó. Asfalto é tudo de bom”.

O mecânico Lélis Dias de Oliveira afirmou que “asfalto significa muito para todo mundo, a cidade fica mais bonita e até os acidentes diminuem, por acabarem os buracos. Ficou muito bom a prefeita está de parabéns”.

Os bairros atendidos com novas pavimentações foram: Vila Artur 1ª Etapa, Vila São João, Frutal de Minas, Parque Nova Era, Jardim Paula I e II, Jardim União, Cristo Rei, Hélio Ponce, Joaquim Curvo, Nova Era, Asa Branca, Santa Isabel, Alameda, Vila Vitória, 23 de Setembro, São Mateus, Souza Lima, Vila Arthur, Ponte Nova, Mapim I, II e III, São Simão, Ouro Verde, Ipase, Pirinéu, Estrela Dalva, Nova Fronteira, Portal da Amazônia, Parque Atlântico, Centro e Centro Sul, Cidade de Deus, Jardim Esmeralda, Costa Verde, Eldourado, Jardim Glória I e II, Avenida Pantaneira, rua Dr. Joaquim Tanajura, duplicação da Avenida Filinto Muller, Parque Mangabeiras, Rua China, Maringá, Princesa do Sol, Manancial, Bomsucesso, Jardim Alá I, Jardim União, Colinas Verdejantes, Jardim dos Estados, Jardim Potiguar, Construmat, Ouro Branco, Ikaraí, Jardim Itororó, Capela do Piçarrão, São Mateus, Parque Sabiá, Costa Verde, Santa Maria, Marajoara II, Manga, Embaúval, Planalto Ipiranga e Vitória Régia.

Leia mais:  Várzea Grande inicia a vacinação contra a Covid e vai dar transparência aos atendidos

Bairros atendidos que receberam recapeamento: Jardim dos Estados, Vitória Regia, Figueirinha I, II e III, Água Limpa, 13 de Setembro, Ipase, Ponte Nova, Dom Orlando Chaves, Alameda, Joaquim Curvo, Jaime Campos, Cristo Rei, Cohab Jaime Campos, Cohab Cristo Rei, Jardim Glória I e II, Parque do Lago, Jardim Maringá I, II e III, Jardim Primavera, 15 de Maio, Nova Várzea Grande, Limpo Grande, estrada da Praia Grande, Distrito Industrial, Aeroporto, Centro, Embaúval, Manga I, II, Jardim Paula I e II, Avenida Dr. Paraná, Jardim dos Estados, Noize Curvo, 08 de Março, Jardim Alá, Solares do Tarumã, Helio Ponce, Alameda Júlio Muller, Construmat, Santa Clara, Paulo Leite, Souza Lima, Pai André, Ikaraí, São Jorge, Santa Maria, 07 de Maio, São Matheus, Mapim, 23 de Setembro e Manga.

Os bairros atendidos com manutenção de pavimentação (tapa-buraco) foram: Centro, Cristo Rei, Rincão, Jardim Glória I, Embaúval, João Baracat, Jardim Aeroporto, Alameda, Avenida Ulisses Pompeu, Residencial Carlos Gomes, Cabo Michel, Jardim dos Estado, Mapim, Filinto Muller, Jardim Imperador, São Mateus, Manga, Construmat, Nova Várzea Grande, Jardim Glória II, Ouro Verde, Parque do Lago, Ikarai, Novo Horizonte e Jardim das Flores.

Bairros com colocação de meio fio: Costa Verde, Centro Sul, Ouro Verde, Avenida 31 de Março, Cristo Rei, São Mateus, Maringá I, II e III.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Sociedade civil organizada é convidada a participar do Conselho da Cidade

Publicado


Legenda:

Entidades representantes da sociedade civil organizada com atuação no município de Várzea Grande podem se inscrever para integrar o Conselho da Cidade, o Concidade, e assim contribuir com o desenvolvimento urbano e social do município. O edital de convocação para o preenchimento de 13 vagas da categoria foi publicado nesta quinta-feira, 21 de janeiro, no Diário Oficial dos Municípios. 

A inscrição deve ser realizada na Secretaria Municipal de Planejamento, em horário comercial das 8h às 12h e das 14h às 18h entre os dias 21 e 29 de janeiro. A audiência pública que escolherá os representantes será realizada no dia 09 de fevereiro, às 8h, no ginásio “Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos – Fiotão”. 

Estão convocadas a participar do processo de escolha entidades oriundas dos segmentos: classe trabalhadora, movimentos sociais, classe empresarial, classe de profissionais acadêmicos, de pesquisa e de conselhos de classe, além de Organizações Não Governamentais (ONGs).  

De acordo com o edital é impreterível que as entidades tenham atuação fim na área de desenvolvimento urbano e social. Das 13 entidades representativas da sociedade civil organizada 05 membros devem ser oriundos dos movimentos sociais; 02 da classe trabalhadora; 02 da classe empresarial, 03 das classes de profissionais acadêmicos, de pesquisa e de conselhos de classe; e, um das organizações não governamentais.  

O secretário de Planejamento e presidente do Conselho, João Carlos Cardoso, informou que cada entidade poderá se inscrever para um único segmento representativo da sociedade civil organizada. 

“No ato da inscrição é necessário apresentar o requerimento de inscrição da entidade, o estatuto da entidade alem de: ato constitutivo, inscrição no cadastro nacional de pessoa jurídica, ata de eleição vigente, posse de diretoria, documentos pessoais dos membros da diretoria, além do nome do conselheiro titular e suplente que serão representantes da entidade junto ao Concidade”, enfatizou lembrando que todos os detalhes do processo está disponível na Resolução 01/2012/Concidade, publicada nesta quinta-feira. 

Leia mais:  Capacitação será ofertada a produtores rurais de Várzea Grande

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Capacitação será ofertada a produtores rurais de Várzea Grande

Publicado


Legenda:

Pequenos produtores rurais de Várzea Grande terão a oportunidade de ampliar sua produção e competir no mercado comercial, a partir da capacitação e profissionalização. A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). De janeiro a junho deste ano, ao menos 300 produtores rurais do município serão contemplados com 17 cursos de capacitação.   

“O Senar-MT atua muito fortemente junto à agricultura familiar e a parceria com a Prefeitura vai proporcionar uma melhor qualificação dos produtores rurais da nossa cidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos.

Segundo o gestor, a parceria vai beneficiar diretamente os produtores através de oficinas com conhecimentos e estratégias para a maximização produtiva e minimização de seus custos, melhoria da gestão empresarial, aumentando seu faturamento e o número de mercados acessados através de capacitações empresariais.

“Várzea Grande já possui produções importantes vindas da agricultura familiar que tem papel fundamental para o abastecimento e movimentação da economia local como é caso da região do Limpo Grande que produz maxixe, pimentão, folhas e uma cooperativa que produz derivados de leite como mussarela, queijo, iogurte e compra boa parte da produção de leite dos pequenos produtores da baixada cuiabana. Nesse contexto, essa parceria com o Senar-MT, será muito importante para a agricultura familiar e vem somar, pois temos essa carência de capacitação, treinamento e acompanhamento dos nossos agricultores. Queremos proporcionar o crescimento da agricultura na cidade”, disse o secretário Célio Santos.  

O primeiro curso será de produção caseira de conservas vegetais e hortaliças no período de 25 a 27 de janeiro, e o segundo será de produção de derivados do leite – requeijões, doces, iogurte e manteiga, de 25 a 29 de janeiro. Em fevereiro os cursos serão de relacionamento interpessoal, de 01 a 03; manutenção de tratores agrícolas, de 08 a 12; e jardinagem de 22 a 26. Em março serão oferecidos os cursos de inclusão digital rural (intermediário), de 01 a 05; olericultura básica, de 01 a 05; primeiros socorros, de 15 a 17; e, atendimento ao cliente de 22 a 24.

Leia mais:  Sociedade civil organizada é convidada a participar do Conselho da Cidade

O calendário ainda prevê os cursos de “Negócio Certo Rural”, de 05/04 a 26/05; confecção de artesanato em ponto cruz, de 12 a 14/04; vacinação contra brucelose, de 19 a 20/04; artesanato com fibras sintéticas de 19 a 21/05; Mutirão Rural dia 19/05; produção de tomate, pimentão, pimenta, berinjela e jiló, de 24 a 28/05; avicultura básica (sistema caipira) de 14 a 18/06 e o Cine Senar, dia 19/06.

Conforme explica o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da pasta, Everton Jupirani Navarro, os cursos serão ministrados nas comunidades próximo dos produtores com toda estrutura necessária. “O Senar-MT irá disponibilizar toda estrutura para as capacitações como material didático, uniformes, e insumos, além dos professores, o município também contribui com o aprendizado e acompanhamento da implantação das técnicas aprendidas e a solução de dúvidas na prática. Também continuamos fazendo levantamento das necessidades desses produtores para novos cursos que serão disponibilizados durante o ano. E, todo amparo que esses pequenos produtores necessitarem antes, durante e depois dos cursos estaremos à disposição para atendê-los com acompanhamento permanente”, detalhou.   

Para o prefeito Kalil Baracat, a parceria com o Senar-MT é importante para melhorar a renda do produtor rural. “Nosso produtor melhor qualificado poderá expandir seus negócios, gerar empregos e ampliar a renda. O propósito do programa é capacitá-los para que possam atuar no mercado de maneira competitiva, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e econômico de nosso município”, avalia o chefe do Executivo Municipal.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana