conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Serviços Públicos revitalizou 23 praças, implantou lâmpadas Led e modernizou as frotas de ônibus e coleta de lixo.

Publicado


30/12/2020    13

Várzea Grande conta hoje com 23 praças, entre espaços de lazer, esportivos e de ginástica ao ar livre. Todos construídos ou reformados na Gestão Lucimar Campos. O projeto de reurbanização da cidade desenvolvido pela secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana contemplou também a renovação da frota de ônibus com 40 novos veículos e 100 novas linhas operantes, modernização das luminárias das praças e avenidas de toda a cidade, sinalização viária, modernização da frota de coleta de lixo, entre outros. 

“Nossa secretaria é a responsável pela manutenção de todos os serviços públicos da cidade com a coleta de lixo, limpeza das ruas, bocas de lobo e córregos, sinalização viária, iluminação, entre outros. Por isso, nenhuma rua ou bairro da cidade deixou de ser atendido pelas nossas equipes. Atualmente, o município oferece espaços de lazer novos e revitalizados, possui uma melhor mobilidade urbana e consequente qualidade de vida. As praças novas e revitalizadas possuem em sua maioria espaços infantis, academia de saúde e musculação, bancos modulares, pavimentação, arborização, rampas de acessibilidade, palco de apresentações culturais, paisagismo e iluminação de led, que tornaram os locais mais seguros e agradáveis para a população”, avalia o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes. 

O ordenamento dos espaços públicos, sobre tudo de lazer, foi o carro chefe da secretaria. “A construção das praças, Espaços Fit VG e áreas para a prática de esporte, caminhadas, quadras poliesportivas, realização de feiras e eventos da comunidade, são investimentos em cidadania, pois são espaços públicos vitais para a revitalização do meio urbano de Várzea Grande símbolos da urbanidade com memórias e identidades locais”, enfatiza o secretário. 

Breno Gomes lembra que abertura de novas linhas de ônibus, a renovação da frota de coletivos urbanos e a manutenção da sinalização viária e iluminação pública completam o projeto de modernização viária da cidade. “A mobilidade urbana passa pelos quesitos de deixar fluir melhor o trânsito com uma correta sinalização; sinalização e iluminação das ruas e espaços públicos com eficiência e economia; novas linhas de ônibus para atender principalmente os bairros mais distantes da região central; e, segurança no transporte público com veículos e pontos de ônibus novos”, cita. 

Leia mais:  Várzea Grande inicia vacinação contra Covid 19 em servidora com 27 anos de serviços prestados

O secretário também elenca que de 2015 a 2020 foram implantadas mais de 2 mil placas de sinalização, 85 novas faixas de pedestres, implantados semáforos inteligentes em toda a cidade, além da manutenção da sinalização viária de todo o município com 20km na área central readequados. 

“Modernizamos a iluminação de todas as praças e avenidas de Várzea Grande, estendemos a rede de iluminação em 1.600 metros de ruas que não possuíam, implantamos 400 novos postes com luminárias completas, colocamos 200 novos braços, substituímos mais de 1.500 luminárias de led e realizamos a manutenção de mais de 62 mil pontos de iluminação publica”, enumerou Breno Gomes. 

Os números citados pelo gestor integraram o programa de Expansão da Iluminação Pública na cidade que consistiu na expansão da rede, reforço, manutenção e substituição de lâmpadas, implantação e troca de postes. O principal modelo utilizado neste projeto foram as lâmpadas de Led, que possibilitam uma economia de até 48% em energia.  

Entre as principais avenidas beneficiadas a Couto Magalhães, a Alzira Santana, Zeide Sacre (Avenida Mil), e, a Avenida Mário Andreazza em seus dois sentidos. A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana também foi a responsável pela implantação da coleta seletiva no bairro Nova Canaã e realizou a coleta de ao menos 60 mil toneladas de lixo por ano. 

Confira as praças inauguradas: Praça do Parque do Lago, Praça do Mapim, Praça “Luiz Ricardo Oliveira Patrício – Lombriga” no Asa Bela, praça ”Elucimar Teodoro Borges” e o Espaço Fit 14 VG ambas no bairro Construmat, “Edmar Ribeiro da Silva” na Vila Sadia, “Armando Reslan Salem” no centro em frente à Todimo, “Luiz Fernando de Moraes Campos – O Cê que Sabe”, no Asa Bela, “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” no Santa Isabel, “Coronel Helton Vagner Martins” no Jardim Imperial, “Prefeita Sarita Baracat de Arruda no centro, “Maria Sebastiana de Campos” com monumento à Nossa Senhora do Carmo no centro, “General Couto Magalhães” no centro, Praça do complexo esportivo do Fiotão com espaço FIT no centro, “Nhana Santa”na rua Fenelon Muller região central, “Antonio Sotero de Almeida” no Parque do Lago, “Olívio Pintor” no Jardim Glória, “Aurea Brás” no Cristo Rei, complexo esportivo “Ari Leite de Campos” no São Mateus com quadra poliesportiva, praça e espaço fit; Espaço FIT 1 VG e pista de caminhada no residencial Alice Gonçalves de Campos, Espaço FIT 2 VG, no Cristo Rei ao lado da biblioteca e do CMEI São Domingos Sávio, Espaço FIT 4 VG e complexo esportivo “Artur Bento Veronez” no Jardim dos Estados, a Avenida Zeid Esportiva e a Via 31 Esportiva. 

Leia mais:  Kalil baixa decreto, restringe aglomerações e endurece na fiscalização

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Kalil baixa decreto, restringe aglomerações e endurece na fiscalização

Publicado


Legenda:

A Prefeitura de Várzea Grande atualizou as medidas de combate e prevenção à pandemia da Covid-19, bem como as medidas restritivas para as atividades econômicas no município, tendo em vista o aumento de casos confirmados de pessoas contaminadas e que coloca Várzea Grande em classificação de situação de emergência pelos próximos 30 dias.

Além disso, passou a ter assento no Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus – COVID 19, o Conselho Municipal de Saúde, na pessoa do seu presidente, Marcos de Castro Quaresma.   

De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, que esteve reunido com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus “as medidas de prevenção publicadas no novo decreto precisam ser tomadas. É um ato responsável e que atende todas as recomendações feitas até o momento pelas autoridades mundiais em saúde”, comentou o chefe do Executivo Municipal, assegurando que não titubeará em adotar medidas que salvaguardem as vidas humanas.

“Como estamos com um número reduzidíssimo de vacinas diante de uma necessidade de 600 mil doses, temos que equilibrar as coisas neste momento e o mais importante é usar as medidas de segurança como distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e água e sabão para preservarmos o nosso meio de vida”, disse Kalil Baracat. 

O decreto municipal nº 06/2021, assinado pelo prefeito Kalil Baracat e definido em reunião com o Comitê de Enfrentamento Municipal circulou online na data desta terça-feira, 19 e foi publicado nesta quarta-feira, 20 de janeiro, e proíbe por 45 dias, a realização de eventos sociais, eventos corporativos, festas, shows, atividades em casas noturnas, confraternizações, atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos com mais de 100 pessoas, em espaços privados ou públicos, inclusive em logradouros públicos. 

Leia mais:  Kalil baixa decreto, restringe aglomerações e endurece na fiscalização

Funcionarão com sua capacidade máxima em 50% de atendimento ao público: os shopping centers com horário das 10h às 22h; os cinemas e teatros; Serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadista, inclusive a utilização de provadores de roupa, com horário de atendimento ao público das 08h às 18h; Os supermercados, mercados, mercearias e feiras, varejistas e atacadistas, das 06h às 21h, vedado, expressamente, consumo no local. As padarias, açougues e similares, das 06h às 19h. 

Conveniências localizadas em postos de combustível e distribuidoras de bebidas podem funcionar de segunda a domingo, das 06h às 22h na forma de delivery ou drive thru e está proibido qualquer tipo de consumo no local, além da presença de público. 

Também estão restritos a 50% da capacidade máxima de lotação, o funcionamento de restaurantes e pizzarias com horário de atendimento das 11h às 23h, e, após esse horário, somente pelo sistema de delivery ou drive thru. Lanchonetes, cafeterias, bares e congêneres podem funcionar das 06h às 23h com a restrição de 50% da capacidade de público. 

As atividades de prestação de serviço de representação judicial e extrajudicial, assessorias e consultorias, poderão manter suas atividades, sem restrição de horário de atendimento. As atividades de cunho religioso poderão manter seu exercício religioso, com a lotação máxima de 75% da capacidade total do local. 

A utilização de quadras poliesportivas, ginásios de esporte e miniestádios e academias está restrito ao limite de público de no máximo 30% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m entre as pessoas, além do uso de máscaras faciais e sem publico em arquibancadas. Já a utilização de parques públicos, praças, academias ao ar livre e equipamentos comunitários em geral, podem ser utilizados pela população desde que respeitada as medidas de segurança. A fiscalização será realizada pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e órgãos de fiscalização do Município, com aplicação de multa àqueles que adentrarem nos parques sem o uso de máscara de proteção facial, ainda que artesanal, e sem a observação do distanciamento mínimo de 1,5 metros de distância entre uma pessoa e outra. 

Leia mais:  Governo do Estado e Várzea Grande unem esforços para gerar emprego e moradia

No último encontro com o governador Mauro Mendes, o prefeito Kalil Baracat, requisitou o apoio das forças policiais de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros e Vigilância em Saúde para auxiliar na fiscalização e cumprimento das regras na segunda maior cidade de Mato Grosso.

Os eventos realizados no formato “drive in”, terão a capacidade máxima de até 250 carros por evento. A realização de jogos e treinamento de futebol profissional, não terão a presença do público. Fica permitida a realização de velórios, exceto em caso de morte suspeita por Covid-19. 

Silvio Fidélis, presidente do Comitê, destaca que está permitida a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino privadas do município de Várzea Grande, no que se refere à educação infantil, observada 50% da capacidade máxima das salas de aula e respeitado o limite de até 15 alunos por turma, mantendo a mesma regra do decreto anterior.

No ensino privado: fundamental, médio e superior, fica autorizada a retomada, a partir de 01 de fevereiro, de forma remota, sendo que o ensino híbrido deverá ser implantado a partir de 01 de março no ensino superior e demais modalidades a partir de 5 de abril.

Já no ensino público, ficam mantidas as mesmas regras acima descritas, respeitado o prazo de 1º de março para o ensino remoto e de 5 de abril para o híbrido. 

“Estão suspensas às férias e licenças prêmios concedidas aos servidores públicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e o funcionamento dos órgãos da prefeitura de Várzea Grande permanecem em horário normal, com a possibilidade de revezamento e teletrabalho, já os serviços essenciais não sofrem alterações neste momento”, completa o presidente do Comitê.

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande inicia vacinação contra Covid 19 em servidora com 27 anos de serviços prestados

Publicado


Legenda:

 Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, a aplicação da CORONAVAC para combater a COVID 19, na segunda maior cidade de Mato Grosso, após receber na tarde desta terça-feira, (19), o primeiro lote de vacina do Governo do Estado via Secretaria de Estado de Saúde.                       

O planejamento estratégico contempla neste primeiro momento os servidores da área de saúde, não desprezando nenhuma das atividades que diariamente tem contato com pacientes suspeitos da COVID 19.

O prefeito Kalil Baracat, reforçou na última segunda-feira (18) ao governador Mauro Mendes a necessidade de novas remessas da vacina, bem como reafirmou a disposição junto ao Instituto Butantan de aquisição, caso possível, já que o Governo Federal requisitou toda a produção do referido instituto, de mais doses para fazer frente a necessidade da população local, levando-se em conta a estimativa de cerca de 600 mil doses para atender os quase 300 mil habitantes de Várzea Grande.                       

A vacinação dos primeiros servidores da área de saúde acontece a partir das 8:30,  no Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, neste dia 20 de janeiro de 2020.

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo do Estado e Várzea Grande unem esforços para gerar emprego e moradia
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana