conecte-se conosco


MATO GROSSO

Governo realiza Oficina para implantar ações de sustentabilidade nos órgãos públicos

Publicado


O governo do Estado realiza 2ª Oficina A3P voltada para a implementação de ações de sustentabilidade nos órgãos públicos. Apesar da capacitação ser voltada para servidores públicos as palestras que serão apresentadas nas oficinais estarão disponíveis no YouTube para o público em geral no canal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A palestra de abertura será realizada ao nesta terça-feira (16.11) às 08h e terá como convidados a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, e o biólogo e Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Augusto Vitali.  As outras palestras serão disponibilizadas à medida que forem sendo apresentadas na oficina, seguindo a programação.

O objetivo da oficina é capacitar servidores das instituições, membros da comissão interna, para compreensão da sustentabilidade e elaboração do Plano de Trabalho das Ações Estruturantes e Integradas para cada eixo temático do Programa A3P do Governo do Estado de Mato Grosso para biênio 2021/2022.  

Algumas etapas da oficina serão online e outras presencial. Ao fim da capacitação será dado posse a equipe gestora.

Os servidores podem se inscrever por meio do link

Palestras:

 – Uso racional dos recursos naturais e bens públicos – Rafael Girão -Gestor Ambiental, diretor da ONG Instituto Agir Ambiental

– Gestão adequada dos resíduos gerados – Patrícia Fazano – advogada especialista em gestão ambiental

– Qualidade de vida no ambiente de trabalho – Sandra Silvério – Psicóloga e Analista administrativa de meio ambiente

– sensibilização e capacitação dos servidores – Giselly Gomes – Seduc/MT

– compras públicas sustentáveis – Denize Cavalcanti – especialista em direito público

Leia mais:  Com simulação de conflitos reais, agentes se capacitam para operar no Sistema Socioeducativo

– Construções sustentáveis – Eduardo Chiletto – arquiteto e urbanista

Sobre o programa

O programa A3P consiste em inserir a responsabilidade socioeconômica e ambiental no cotidiano dos servidores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do local de trabalho das instituições estaduais. Após o Estado ter aderido à proposta da A3P, em outubro de 2015, mediante assinatura do termo de cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Sema ficou responsável pela sensibilização, monitoramento e avaliação dos trabalhos realizados pelas comissões criadas em cada secretaria.

O governo do Estado já instituiu em 14 órgãos, por meio de Portaria, as Comissões Internas com vistas à melhoria contínua do processo de gestão, compatibilizando as práticas administrativas à política de prevenção de impactos ambientais e de uso racional dos recursos naturais, conforme preceitua os princípios constitucionais que versam sobre a necessidade de responsabilidade ambiental compartilhada, como tarefa de todos os segmentos da sociedade, do setor produtivo e do Poder Público.

Em março deste ano, por meio do Decreto nº 398/2020, o governo do Estado instituiu a Comissão Gestora Central que tem dentre as atribuições, elaborar o plano de ação dos eixos temáticos do Programa A3P no Estado o que motivou a realização da oficina.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Domingo (29): Mato Grosso registra 158.417 casos e 4.134 óbitos por Covid-19

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (29.11), 158.417 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.134 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 103 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 158.417 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 2.488 estão em isolamento domiciliar e 151.346 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 127 internações em UTIs públicas e 131 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 31,51% para UTIs adulto e em 15% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (34.950), Rondonópolis (11.707), Várzea Grande (11.231), Sinop (8.295), Sorriso (6.759), Lucas do Rio Verde (6.173), Tangará da Serra (6.102), Primavera do Leste (5.269), Cáceres (3.623) e Nova Mutum (3.361).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 123.762 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 152 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último sábado (28), o Governo Federal confirmou o total de 6.290.272 casos da Covid-19 no Brasil e 172.561 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 6.238.350 casos da Covid-19 no Brasil e 171.974 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (29). 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde. 

Leia mais:  Arena da Educação realiza campanha de arrecadação de livros

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso vence competição de natação

Publicado


A equipe de atletas militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT) venceu a prova de natação da Maratona Aquática de nado livre organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), neste sábado (28.11), em Cuiabá. 

Nesta edição, a equipe Tubarões de Fogo levou 33 atletas que foram inscritos na competição. Os militares do CBM-MT disputaram a prova que contou com participação de atletas de outras duas instituições: equipes do Raia Rápida representante do Sesc Mato Grosso e o time Motivação da Polícia Militar.

O evento esportivo aconteceu durante quatro sábados consecutivos. Em cada dia, as equipes tiveram 50 minutos para nadar o máximo de quilômetros em menor tempo possível. Ao final da competição, a soma da contagem geral de metros nadados mostrou que o primeiro lugar no pódio foi da equipe do CBMT-MT que nadou 63.575m.

O segundo lugar ficou com o time da PM que nadou 60.325m. Já o terceiro lugar da classificação ficou com o time do Sesc que nadou 41.450m. 

A solenidade de premiação foi realizada na arquibancada do polo aquático do Sesc-MT. Os campeões do primeiro lugar receberam medalhas e um grande troféu. 

Um dos objetivos do campeonato é promover a interação entre as pessoas por meio do esporte, incentivando a prática de atividades físicas que resulta em diversos benefícios, qualidade de vida pessoal e profissional.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo será cada vez mais rigoroso com os infratores ambientais, afirma Mauren Lazzaretti
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana