conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Centro de Educação Infantil de Várzea Grande é finalista da etapa estadual do Premio de Gestão Escolar 2020

Publicado


10/11/2020    3

O Centro Municipal de Educação Infantl – CMEI Miguelina de Campos e Silva – Dona Quita, do bairro Vila São João está classificado como finalista da fase estadual do Premio de Gestão Escolar de 2020. A escola de Várzea Grande foi classificada em 2º lugar, juntamente com as escolas EMEB Celina Fialho Bezerra de Cuiabá (1º lugar) e EE Ulisses Guimarães de Campo Verde(3º lugar).

Este ano, o município de Várzea Grande está participando do PGE com 31 unidades de ensino inscritas entre Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEB).

Instituído desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias entre as unidades escolares. Nesta edição de 2020, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) quer dar visibilidade às formas criativas e inovadoras com que as escolas estão lidando com o afastamento social.

A diretora do CMEI Miguelina, Nazareth Batista de Oliveira Amaral, conta que a pandemia do Covid-19 trouxe vários desafios para as escolas. Pensando na criança pequena de 2 e 3 anos como sujeito em construção, dotado dos seus direitos de aprendizagem e protagonista do próprio conhecimento, após reuniões, através de videoconferência, entre equipe gestora, professores e auxiliares, foram pensadas diversas estratégias e instrumentos de aprendizagem de modo a adaptar o planejamento semestral, sem deixar de contemplar a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.

A unidade buscou assegurar o aprendizado das crianças fortalecendo o vínculo afetivo entre escola/criança/família, através de atividades que despertassem o interesse e garantissem o aprendizado, apesar do distanciamento social, a equipe gestora orientou os pais e professores sobre a importância da continuidade e da responsabilidade com o aprendizado das crianças. “Por se tratar de uma modalidade pouco utilizada, principalmente nas unidades de Educação Infantil, em poucos dias, aprendendo cada dia um pouco mais, utilizamos as tecnologias disponíveis, criando grupos de pais, professores e equipe gestora para facilitar a comunicação e propor as atividades. Foram gravadas videoaulas pelo celular onde as professoras dirigiam sua fala e orientações diretamente às crianças, com imagens editadas com movimentos e paisagens ou outros recursos de estímulo audiovisual” explicou.

Leia mais:  Assistência Social lança em parceria com o Banco do Brasil o programa Desenvolvimento Sócioterritorial no São Benedito II

E para aqueles que não dispunham das tecnologias digitais, foram confeccionados com materiais alternativos, diversos instrumentos de aprendizagem como joguinhos de contagem, de coordenação motora, dentre outros. Todo o processo, de registros das aulas e evidências, foi acompanhado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande.

Para a secretária interina de Educação Benedita Ponce, a classificação da CMEI Miguelina entre as três escolas finalistas da fase estadual do Premio de Gestão escolar é o reconhecimento do trabalho de todos os profissionais da rede municipal de Várzea Grande, que excepcionalmente neste ano vem enfrentando grandes desafios para a manutenção da qualidade e avanços na área da educação pública por conta das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus.

“Neste momento nada mais importante que valorizar a gestão escolar que vem inovando na criação de novos formatos para a continuidade da aprendizagem de nossos estudantes, com aulas remotas, confecção de materiais pedagógicos para aqueles que não possuem acesso digital, enfim, a escola mudou, se renovou e se adaptou no processo de ensino aprendizagem, em tempo de pandemia, e o resultado demonstra mais uma vez que Várzea Grande continua ofertando ensino de qualidade ”,disse Benedita .

A secretária reforçou que o Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento ao esforço e dedicação da equipe escolar na promoção dos processos e planos de ação que possibilitam as melhorias nas políticas públicas inovadoras dos projetos e avaliações, contribuindo para elevar a qualidade de ensino e a gestão da unidade escolar. A Cerimônia de Premiação com o anúncio da escola “Referência Brasil” está prevista para o dia 10 de dezembro.

As Escolas de Várzea Grande que participam do Prêmio Gestão Escolar 2020 são: Cmei Ana Isabel Moreira, Cmei Isabel Pinto De Campos, Cmei Izabel Antunes De Campos, Cmei Manoel Rosa De Figueiredo, Cmei Miguelina De Campos E Silva – Dona Quita, Cmei Nair Sacre, Cmei Nossa Senhora Da Guia, Cmei Profª Jayr Luiza De Campos Untar – Dona Pequenina, Cmei Professora Eleuza Maria Souza Santos, Cmei Senador Jonas Pinheiro, Cmei Wilson Sodre Farias, Emeb Abdala José De Almeida, Emeb Ana Rosa Da Silva, Emeb Antonio Joaquim De Arruda, Emeb Apolônio Frutuoso Da Silva, Emeb Aristides Pompeo De Campos, Emeb Benedita Bernardina Curvo, Emeb Bianka Lorena Da Rocha Capilé, Emeb Deputado Ary Leite De Campos, Emeb Dr. Gabriel Müller, Emeb Eunice César De Mello, Emeb Faustino Antonio Da Silva, Emeb Gonçalo Domingos De Campos – Caic, Emeb Honorato Pedroso De Barros, Emeb Júlio Correa, Emeb Luis Reveles Pereira, Emeb Profª Maria Joana Da Silva Almeida, Emeb Profª Rita Auxiliadora Campos Cunha, Emeb Tenente Abílio Da Silva Morais, Emeb Ten. Waldemiro Delgado Bertulio e Emeb Vereador Zeno De Oliveira.

Leia mais:  Lucimar e Kalil anunciam salário de novembro e diferença para professores

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

V seminário da Rede de Territórios Educativos acontece no canal do Youtube

Publicado


25/11/2020    25

Com o tema “Desafios e oportunidades da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande – RTE/VG, em 2020”, a prefeitura da cidade e parceiros realizam neste 25, 26 e 27 de novembro o V Seminário do projeto. Com foco na educação integral de crianças e adolescentes do município o encontro será transmitido pelo canal do Youtube da RTE-VG das 8h30 às 10h30. 

O projeto estimula a atuação em rede, pelas organizações do terceiro setor local, e articula com as secretarias de educação, defesa, saúde e assistência social de Várzea Grande o mapeamento das principais políticas públicas relacionadas ao tema. A Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande (RTE-VG) é desenvolvido desde 2015 pelos parceiros ITAÚ Social, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura Municipal de Várzea Grande.  

“Atualmente, a Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande, que começou como um projeto piloto apoiado pela Fundação Itaú, já é referência para outras cidades brasileiras como São Luiz no Maranhão, Aquiraz no Ceará, além das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. E, durante este seminário vamos reunir os atores sociais que integram a Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande e discutir as boas práticas e ações articuladas para o fortalecimento das relações de parceria com foco na educação integral de crianças e adolescentes do município, além de refletir sobre os desafios e as oportunidades que enfrentamos e ainda temos pela frente”, explicou a secretária de Assistência Social, Flávia Omar. 

Entre os principais assuntos que serão discutidos durante os três dias estão: a atuação do Terceiro Setor durante a pandemia, a violação dos direitos da criança e adolescentes, a violência doméstica contra crianças e adolescentes, entre outros. 

Leia mais:  Lucimar e futura primeira dama também vão atuar em conjunto pelo social

“É importante lembrar que como o evento é virtual mais pessoas poderão participar, assistir as palestras e conhecer as boas práticas implementadas em nosso município, a exemplo das atividades do Caderno II e da parceria com a organização Cenprhe Canopus”, cita a secretária de Assistência Social. 

O V Seminário “Desafios e oportunidades da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande – RTE/VG, em 2020”, será transmitido pelo canal do Youtube da RTE-VG nesta quarta, quinta e sexta-feira, sempre das 8h30 às 10h30, através do link:  https://www.youtube.com/channel/UCs07IaB_hQ8K2L_VmEsynsQ  

Confira a programação completa:  

Quarta-feira (25/11) 

08h15 – Abertura da sala   

08h30 – Atividade de conscientização dia Internacional da Não Violência contra 

08h38 – Formação do dispositivo virtual  

08h55 – Vídeo Memorial  

09hs – Atuação do Terceiro Setor durante a pandemia – Camila Feldberg 

Gerente de Fomento (ITAÚ Social) – Mediador: Wanderson Magalhães: Assessor Técnico da Superintendência de Cultura de VG 

09h30min – pausa para o café (voltamos em 5 min)  

09h35 – Exposição de Boas Práticas em VG – Maria Tereza Urbano – CENPRHE CANOPUS  

09h45 – Considerações  

10h05 – A REDE em ação. 

10h15 – Avaliação  

10h27 – Vídeo Apresentação Cultural 2min 

10h30 – Encerramento 

Quinta-feira (26/11) 

08h15   – Abertura da sala  

08h30 – Abertura do evento leitura da programação do dia  

08h30min – Abertura. Inêz e Frauly (Secretária Municipal Defesa Social)  

08h55min – Vídeo memória 2min 

08H58min –Psicóloga Eloise Rodrigues.  

Mediadora – Taynara Morais Humbelino – Assistente Social 

Tema: Violação dos direitos da Criança e Adolescentes (Convivência Familiar e Comunitária) – Violência doméstica contra Crianças e Adolescentes 

09hs – Palestra 1º parte  20min 

09h20min – pausa para o café (voltamos em 5 min) 5min  

09h25min – 2ª parte da palestra (Eloise Rodrigues.) 20min 

Leia mais:  V seminário da Rede de Territórios Educativos acontece no canal do Youtube

09h45min – Considerações 15min 

10h00 – Boas Práticas NATIVO  

10h10min – Avaliação  

Apresentação artística Canto que  

10h30 – Encerramento 

Sexta-feira (27/11) 

08h15   – Abertura da sala  

08h30min – Leitura da programação do dia. Abertura do evento com uma dinâmica; 

08h55min – Vídeo memória 2min 

08h58min – Convida a palestrante do dia – Profª. ME. Eva Paulo Vieira Santos 

– Mediadora: Rose Fialho 

Tema: “Os prós e contras do Ensino Remoto em VG”   

09hs – palestra – 1º parte – Inicio  20 min 

09h20min – Pausa para o café (voltamos em 5 min)  

09h25min – 2ª parte Painel (Profª. ME. Eva Paulo Vieira Santos) 

09h45min – Considerações 

10h00 – Boas práticas das organizações da rede: ACAMIS – AMFMA – CENPHRE – Semente Brasil – Educação. 

Cerimonial Ana Carolina SMAS  

10h10min – Avaliação  

10h20 – Apresentação artística Caderno II verificar o tempo 

10h30 – Encerramento 

Por: Rafael Maxiniano – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Lucimar e Kalil anunciam salário de novembro e diferença para professores

Publicado


24/11/2020    5

Os servidores públicos municipais de Várzea Grande recebem nesta sexta-feira, 27, os salários referentes ao mês trabalhado de novembro enquanto os professores da Educação Pública Municipal recebem amanhã, 25, a diferença da correção do piso federal. No total serão investidos cerca de R$ 37,5 milhões aproximadamente, entre salários e o retroativo nos salários dos professores da segunda maior cidade de Mato Grosso entre março até novembro.

O anúncio foi feito pela prefeita Lucimar Sacre de Campos que estava acompanhada pelo prefeito eleito, Kalil Baracat e pela futura primeira-dama, a promotora de Justiça, Januária Dorilêo, que visitaram as instituições públicas municipais da Secretaria de Promoção Social e as políticas sociais de inclusão das pessoas consideradas em vulnerabilidade social ou que estão sendo profissionalizadas.

As três folhas de pagamento que ainda restam ser quitadas em Várzea Grande somam juntamente com a diferença salarial dos professores algo em torno de R$ 105 milhões que vão circular neste final de ano na economia da cidade.

Lucimar Sacre de Campos reafirmou o compromisso com os servidores públicos municipais e garantiu o pagamento das três folhas que ainda restam neste ano de 2020, referentes aos salários de novembro e dezembro e do 13 salário para todo o funcionalismo, além de ajudar o comércio e a indústria para se planejarem neste final de ano e preverem uma atuação calcada em possível incremento de vendas.

“Lembro que no início do ano, como sempre, remetemos à apreciação dos vereadores a correção do piso nacional dos professores, e entre desentendimentos quanto ao alcance da proposta, somente em outubro foi aprovada a proposta e agora estamos pagando o retroativo de março até novembro e inserindo o valor corrigido nos salários que ainda restam sem pagos neste ano”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Leia mais:  Assistência Social lança em parceria com o Banco do Brasil o programa Desenvolvimento Sócioterritorial no São Benedito II

Ela frisou que mesmo com queda temporária na arrecadação de impostos por causa da pandemia ao longo deste ano, a receita voltou a se recuperar e não atrapalhou o cumprimento do Calendário Salarial que está sendo cumprido rigorosamente e em alguns meses até mesmo antecipado, em uma clara demonstração do nosso compromisso com o funcionalismo público municipal.

A prefeita disse também que as obras e ações municipais serão mantidas até que o novo prefeito e seu staff assumam a gestão e adotem as medidas que considerarem necessárias, “É claro e óbvio que existem medidas a serem tomadas, pois a administração pública é dinâmica e exige uma série de inovações a cada momento, a cada dificuldade a ser vencida, mas a futura gestão sob o comando de Kalil Baracat e José Hazama terá plenas condições de fazer o enfrentamento dos problemas e buscar as soluções necessárias para vencer os obstáculos”, ponderou Lucimar Campos.

Já para o prefeito eleito, Kalil Baracat é um privilégio assumir uma administração municipal, através da vontade popular e das mãos de uma gestora pública que transformou todos os conceitos de administração pública. “Lucimar Sacre de Campos está sendo uma prefeita além do seu tempo e todos os esforços empreendidos irão permitir que nossa gestão a partir de 2021 possa avançar, melhorar ainda mais a qualidade de vida da população e continuar transformando Várzea Grande, colocando a mesma como cidade acolhedora e terra de oportunidades. Várzea Grande será daqui para melhor graças ao empenho, dedicação, transparência e eficiência da prefeita Lucimar Sacre de Campos que juntamente com o senador Jayme Campos vai continuar nos ajudando e aperfeiçoando todas as políticas públicas”, disse o prefeito eleito, Kalil Baracat.  

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Leia mais:  Lucimar e futura primeira dama também vão atuar em conjunto pelo social

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana